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Clever Car – protótipo de triciclo urbano inglês

O Clever Car nÆo ‚, como indica o nome, um carro inteligente.

Seu nome, na realidade, ‚ um acr“nimo de Compact Low Emission Vehicle for Urban Transport, ve¡culo compacto de baixa emissÆo para transporte urbano.

 o produto de trˆs anos de pesquisas e design por um cons¢rcio de nove associados europeus, incluindo nisso a montadora alemÆ BMW e a universidade inglesa de Bath – um intervalo de tempo em que foram investidos nada menos de trˆs milhäes de d¢lares neste triciclo de dois lugares, c om a seguran‡a de um microcarro, a manobrabilidade de uma moto e a adequa‡Æo ambiental de um motor a g s natural.

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Uma de suas principais caracter¡sticas ‚ o fato de possuir tecnologia de inclina‡Æo nas curvas, desenvolvida pelo alunos de engenharia mecƒnica e seus instrutores na universidade. Os pesquisadores do Centro para TransmissÆo de For‡a e Controle de Movimenta‡Æo de Bath, Matt Barker e Bem Drew, trabalharam o conceito de inclina‡Æo que d  estabilidade nas curvas, controlando este ƒngulo automaticamente. O sistema ‚ hidr ulico ativo, eletronicamente controlado, mant‚m o carro ereto a baixas velocidades e mais ou menos inclinado de acordo com a velocidade e o ƒngulo de giro.

O motor ‚ um Rotax monocil¡ndrico de 218 cent¡metros c£bicos utilizado no scooter BMW C1 e sua velocidade m xima ‚ de 130 km/h.

Como o C1, o Clever ‚ carenado, tem estrutura em a‡o e possui um lugar para um carona atr s do piloto. Ele mede um metro de largura, meio metro a menos que um microcarro convencional de quatro rodas, e quase um metro a menos de comprimento do que um carro popular convencional. Se entrar em produ‡Æo, ser  mais barato do que um carro popular.

O Green – Outro engenheiro e professor na Universidade Bath, Andy Green, fez um carro concorrente ao t¡tulo de ve¡culo mais econ“mico do mundo, numa competi‡Æo francesa do ano passado. NÆo ganhou, mas anda mais conhecido do que j  era.

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Com 3,10 m de comprimento, 60 cm de largura e 30 kg de peso, o Team Green competiu contra 250 concorrentes vindos at‚ mesmo da Ar bia Saudita e do Brasil – e custou ao todo duas mil libras, algo como seis mil reais. Apesar de trabalhar sozinho, o trabalho de Green ‚ plenamente reconhecido: ele ‚ recordista inglˆs de economia, com 10.624 km por galÆo de combust¡vel, ou 2.336,952 km/litro

Andy agora quer chegar …s 8 mil milhas por galÆo, ou 2.832,042 km/litro. Trabalhando …s noites e nos fins de semana, seu novo carro utiliza um motor monocil¡ndrico de 35 cm3 com um sistema eletr“nico de gerenciamento e inje‡Æo. Com ele, Green vai competir na Eco-Maratona Shell deste ano.

Green teve muita dificuldade em arranjar patroc¡nio para seu projeto, “que ‚ um trabalho de amor. Acho que ‚ importante, porque nos faz lembrar que a eficiˆncia energ‚tica ‚ uma questÆo de peso.”

O piloto do Green do ano passado nÆo foi o professor, claro – e sim uma ex-aluna de engenharia mecƒnica, Frances Rogers, de 23 anos de idade, 1,49 m de altura e cerca de 40 kg de peso.

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Green diz que prefere mulheres nÆo apenas por serem mais leves, mas principalmente porque elas dirigem mais inteligentemente. Na competi‡Æo francesa, as regras exigem uma velocidade m‚dia de 30 km/h, e os pilotos tˆm acima de tudo de nem pensar em usar os freios.

Os patrocinadores do novo carro sÆo o Instituto de Engenheiros Mecƒnicos, a C12 Composites de Bromham (chassi) e Mouchel Parkman.

A Universidade de Bath ‚ uma das l¡deres inglesas de pesquisas e ensino. Em 16  reas, ‚ considerada uma das 10 melhores da Inglaterra.
Jos‚ Luis Vieira


Jos‚ Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de ve¡culos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania.  editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de reda‡Æo da revista Carga & Transporte.