Publicidade

Por Jan Messias

às ruínas do casarão do Coronel Feitosa, uma construção impressionante em Cococi, Parambu, Ceará

As ruínas do casarão do Coronel Feitosa, uma construção impressionante em Cococi, Parambu, Ceará

A mata da caatinga se estende até onde a vista alcança, sendo interrompida pelas serras escuras ao fundo. A paisagem é desoladora pelos tons cinza da vegetação seca. No meio desse mar, eis que se eleva uma construção, o segundo andar de um sobrado em ruínas mostrando traços dos dias de glória do lugar. Estamos em Cococi, a 414 km da capital Fortaleza, hoje uma cidade fantasma, abandonada desde a década de 60, mas que foi palco do início da colonização da região dos Inhamuns, no Ceará.

A história de Cococi

Publicidade
A rala vegetação do cerrado toma conta dos prédios abandonados

A rala vegetação da caatinga toma conta dos prédios abandonados

Idealizada pelo Major Feitosa, o lugar foi habitado por centenas de famílias desde o século XVIII. Entre 1954 e 1968 foi um Município. Os moradores foram embora depois que um decreto do então Governo Militar rebaixou o lugar a distrito. Agora as casas estão em ruínas que guardam histórias incríveis contadas pelos que ainda moram no Cococi, um lugar assustador e deserto. A história por si só já é extraordinária, avassaladora como a paisagem do sertão. O município existiu por poucos anos e sucumbiu à descoberta pelo poder federal das irregularidades que nem eram tão diferentes das que aconteciam em outras cidades interioranas, mas Cococi foi a eleita para receber a exemplar punição.

A estrada para a cidade fantasma

Seguindo para Cococi em comboio e respeitando a formação para ter mais segurança

Seguindo para Cococi em comboio e respeitando a formação para ter mais segurança

Publicidade

Para chegarmos ao nosso destino, após a cidade de Tauá (CE), foi preciso enfrentarmos cerca de 61 km de estrada, 18 km de asfalto e o restante por estradas de terra, areia, pedras soltas e muita, muita poeira. Mas em nenhum momento os amigos do Moto Grupo Calangos dos Inhamuns, motociclistas que fizeram parte desta aventura, pensaram em desistir.

Longo trecho em estrada de terra para Cococi

Longo trecho em estrada de terra para se chegar em Cococi

A vontade de conhecer Cococi vinha desde ter visto um documentário que mostrava o abandono do lugar. Aproveitei o convite de um amigo, membro do moto grupo, para acompanhar o batismo de um novo Calango, cerimônia feita na cidade fantasma.

Pegamos a estrada bem cedo, em um grupo com 10 motos, divididos em 2 pelotões para dar mais segurança e seguimos para a cidade. O trecho na estrada de terra foi o mais demorado e desafiador, já que, além das dificuldades da via tínhamos que ir parando para abrir as porteiras pelo caminho e passar por trechos de terrenos mais acidentados em uma estrada que não vê manutenção faz um bom tempo.

Publicidade

O casarão do Coronel Feitosa

Junto aos Calangos dos Inhamuns Motogrupo em frente ao casarão do Coronel Feitosa

Junto aos Calangos dos Inhamuns Moto Grupo em frente ao casarão do Coronel Feitosa;

Depois dos muitos quilômetros no sertão chegamos ao primeiro ponto de parada, o sobrado do Coronel Feitosa, uma construção imponente que se destaca mesmo de longe. A casa em ruínas ainda conserva muito da estrutura original, com um amplo pátio na parte interna e as ruínas do que era a senzala. Ao lado da casa, as ruínas de uma capelinha deixam a cena assustadora. Aproveitamos a parada no sobrado para reunir o grupo e descansar à sombra de uma árvore. Para chegar em Cococi ainda tinhamos mais dois quilômetros.

Grupo descansando para terminar de chegar em Cococi. Para essa foto eu estava no segundo andar so sobrado.

Grupo descansando para terminar de chegar em Cococi; foto tirada no segundo andar do sobrado

A cidade fantasma, cenário de uma história dramática

poeira

Para se chegar, muita poeira. Ao fundo a pequena capela abandonada

Chegando a Cococi o clima que se sente é de solidão. A única rua ainda demarcada é a central, onde as ruínas de um grande canteiro central onde as pessoas se reuniam. As engrenagens enferrujadas do que restou de uma bomba de água mostram o longo abandono. De um dos lados temos as ruínas dos prédios comerciais, onde, em alguns casos ainda se pode ser os letreiros, como no Hotel Novo Cococi.

O mato já invadiu tudo e é perigoso entrar, já que as estruturas estão muito abaladas. Do outro lado da rua temos ainda alguns sobrados abandonados e a Igreja de Cococi, restaurada, com um rico altar barroco, que recebe os fiéis durante a festa da padroeira, tradição ainda mantida e que reúne muita gente em dezembro.

Algumas ruínas da cidade fantasma

Algumas ruínas da cidade fantasma

Ruínas dos principais prédios comerciais da antiga Cococi

Ruínas dos principais prédios comerciais da antiga Cococi

Outro ponto de se visitar é o cemitério, próximo às ruínas, onde se pode ver os nomes que escreveram a história do lugar. O clima é estranho, um silêncio que incomoda, mas que vale a pena conhecer de perto para aprender sobre a poderosa passagem do tempo, transformando a glória em ruínas e a fama em esquecimento. Impossível voltar para casa sem refletir sobre o terrível destino de uma comunidade que um dia foi próspera e hoje está relegada ao esquecimento.

Momento de reflexão na Igreja de Cococi, com seu altar barroco restaurado

Momento de reflexão na Igreja de Cococi, com seu altar barroco recém restaurado

Uma

Uma das placas do cemitério e a fachada da Igreja de Cococi após recente reforma

Onde fica Cococi?

Localização de Cococi (CE)

Localização de Cococi (CE)

Agradecimento especial ao Moto Grupo Calangos dos Inhamuns que me permitiram o privilégio de viajar em sua companhia.