Publicidade

Nova edição contempla linguagens inéditas na Coleção, que comemora os 80 anos da pirelli no brasil

Colaboração de quatro consultores de diferentes regiões do país identifica percepções ainda ausentes na Coleção. Mostra com 80 imagens de 24 fotógrafos abre dia 12 de março no MASP e traz ainda área dedicada a obras do fotógrafo André François.

Uma das principais coleções de fotografia brasileira abre sua 17ª edição no MASP. Para esta montagem, a comissão da Coleção Pirelli/MASP de Fotografia selecionou 24 nomes de fotógrafos brasileiros – ou estrangeiros atuantes no país – que possuem representação e influência significativa para a fotografia brasileira. A escolha de 80 obras, em vez de 60, como nas edições anteriores, refere-se aos 80 anos de atuação da Pirelli no Brasil. A mostra fica aberta ao público de 12 de março a 3 de maio, no MASP.

Esta edição da Coleção se destaca pela abertura a novos olhares, com o objetivo de preencher lacunas das edições anteriores. Em 2008, a comissão organizadora contou com o auxílio de uma consultoria regional composta pela galerista Márcia Mello e pelos fotógrafos Orlando Azevedo, Pedro David e Tiago Santana. O papel deles foi o de sugerir artistas de diferentes regiões do país cuja contribuição não esteja contemplada na Coleção.

Publicidade

De acordo com a coordenadora do projeto, Anna Carboncini, a consultoria regional permitiu maior profundidade na pesquisa de um panorama da fotografia brasileira, abrangendo características históricas e estéticas específicas de determinadas áreas do país, longe dos centros habituais. “Esta participação enriqueceu a Coleção e permitiu uma investigação em profundidade”, afirma.

“Este ano é especial para a Pirelli, porque comemoramos 80 anos de presença industrial e um século de história no Brasil. Com o intuito de prestar uma homenagem ao país que proporcionou à companhia crescer e se consolidar neste mercado, optamos por incluir mais 20 obras e chegar às 80 fotografias”, comenta Mario Batista, diretor de assuntos corporativos da Pirelli.

A 17ª Coleção Pirelli/MASP conta ainda com uma área especial dedicada ao trabalho do fotógrafo André François, com 18 obras. François percorreu hospitais do país à procura de uma medicina humanizada, acreditando no poder transformador da fotografia. Mesmo com foco em um ambiente difícil e com situações tristes, o artista retrata a ternura e os sentimentos de afeto entre as pessoas.

A Coleção
O objetivo principal da Coleção Pirelli/Masp de Fotografia é formar um panorama da fotografia contemporânea brasileira a partir dos anos 50, portanto, cada edição é pensada de forma a contemplar os trabalhos mais significativos nesse grande mosaico que é a linguagem fotográfica e a sua evolução nos mais diferentes campos. O acervo da Coleção conta com mais de mil obras de cerca de 300 fotógrafos representantes de todas as regiões do país. O conjunto tem a virtude de reunir nomes consagrados, investir em talentos emergentes e também dar destaque a grandes artistas não conhecidos do grande público. O resultado é uma coleção com diversidade temática, técnica e estética.

Publicidade

A chegada à 17ª edição confirma a validade do modelo de atuação: um conselho independente, formado por nomes importantes da fotografia no Brasil – entre os quais Boris Kossoy, Thomaz Farkas e Rubens Fernandes -, seleciona anualmente um conjunto de obras que são doadas ao MASP.

Os selecionados para a 17ª Edição:
Artista Residência atual
Ricardo Labastier – Brasília – DF
Anderson Schneider – Brasília – DF
Miguel Aún – Belo Horizonte – MG
José Faria – Belo Horizonte – MG
Rui Cesar Dos Santos – Nova Lima -MG
Rodrigo Zeferino – Ipatinga – MG
Barbara Wagner – Recife – PE
José Frota – Natal – RN
Voltaire Fraga – Salvador, (falecido) – SP
Zig Koch – Curitiba – PR
Helmuth Wagner – Curitiba, (falecido) – PR
Rogerio Ghomes – Londrina – PR
Nani Gois – Piraquara – PR
Zé Paiva – Florianópolis – SC
Milan Alram – Rio de Janeiro – RJ
Ana Vitória Mussi – Rio de Janeiro – RJ
Fausto Chermont – São Paulo – SP
Jacques Dequeker – São Paulo – SP
André François – São Paulo – SP
Felipe Hellmeister – São Paulo – SP
Gui Paganini – São Paulo – SP
André Paoliello – São Paulo – SP
Vania Toledo – São Paulo – SP
Bob Wolfenson – São Paulo – SP

Coleção Pirelli/MASP de Fotografia – 17ª Edição
Vernissage, 11 de março. Abertura ao público, 12 de março. Até 3 de maio.
MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Av. Paulista, 1.578 – Cerqueira César – São Paulo – SP.
Horário: terça-feira a domingo e feriados, das 11h às 18h; quinta até 20h. A bilheteria fecha uma hora antes. Ingresso: R$ 15 (inteira) e R$ 7 (estudante), gratuito às terças-feiras e diariamente para menores de 10 anos e maiores de 60 anos. Informações: 11 3251 5644.