Coleta de pneus combate a dengue

Prefeitura recolhe 5.200 unidades por mês em 70 borracharias da cidade

São Carlos vem combatendo a dengue (a 230 km de São Paulo) em várias frentes de batalha. Uma delas tem à frente uma equipe que percorre todas as semanas 70 borracharias da cidade, recolhendo em média 5.200 pneus por mês. O material é destinado posteriormente à reciclagem.

O município já colhe os resultados positivos da iniciativa. Neste ano, São Carlos registrou apenas um caso “importado” de dengue. Em 2008, foram 28 registros, sendo 18 importados. A Prefeitura realiza ainda o projeto Mutirão Cidade Limpa, antes do início do Verão. Equipes da administração municipal fazem um “pente fino” em todos os bairros, eliminando os eventuais criadouros do mosquito da dengue.

A coleta especial de pneus é realizada ao longo de todo o ano e também atende eventuais denúncias de moradores sobre disposição inadequada do produto em terrenos baldios. O coordenador de Meio Ambiente do município, Paulo José Penalva Mancini, explica que os maiores geradores de pneus usados são responsáveis pela destinação do produto. O material é encaminhado para a indústria de cimento ou para uma empresa de reciclagem, que transforma o produto em pavimentação asfáltica. No ano passado, o município recolheu 250 toneladas de pneus.