Publicidade

Coletores solares EnSol

A empresa de energia solar norueguesa EnSol patenteou tecnologia de célula solar de finíssima espessura projetada para ser borrifada sobre superfícies de vidro. Um prédio comum, com grandes áreas de janelas, poderia trabalhar como coletor solar e diminuir muito sua necessidade energética diária.

Ao contrário de uma célula solar tradicional, baseada em silício, esta é composta de nanopartículas metálicas embutidas numa matriz em compósito transparente e opera num princípio totalmente diverso. A EnSol está desenvolvendo o produto em combinação com o Departamento de Física e Astronomia da Universidade inglesa de Leicester.

Chris Binns, catedrático de nanotecnologia na universidade, explica que “Um das vantagens é que uma película ultra-fina e transparente pode ser borrifada no vidro das janelas e fazer com que elas passem a trabalhar também como geradoras de energia. Obviamente, alguma luz tem de ser absorvida para gerar energia, dando um ligeiro ‘toque’ de cor às janelas. Por outro lado, o material estrutural do prédio, painéis laterais ou telhas, também pode ser revestido com um grau mais alto de absorção.

Publicidade

Neste momento, os pesquisadores associados estão desenvolvendo protótipos quadrados do material, de 16 cm² de área, e garantem que a nanopesquisa já feita pela Liecester coloca a instituição em posição única de produzir a película. O objetivo final é alcançar uma eficiência de pelo menos 20% e ter o produto pronto para comercialização em 2016. As esferas são pequeninas, de 1,8 mm de diâmetro, encravadas em janelas altamente transparentes.

A tecnologia desenvolvida pela EnSol lembra bastante as células Sphelar de silício solidificado, recentemente desenvolvida pelo nipônica Kyosemi: ambas são destinadas a painéis solares que trabalham também como janelas, mas as tecnologias são diferentes.


José Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de veículos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania. É editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de redação da revista Carga &
amp; Transporte.