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Foto: F 800 GS

Foto: F 800 GS

Apresentada durante o SalÆo de MilÆo, na It lia, a nova BMW F 800 GS chega ao Brasil ainda no primeiro semestre. Destaque para seu visual, no melhor do estilo off-road

Durante a £ltima edi‡Æo do SalÆo de MilÆo (Eicma 2007), realizado em outubro £ltimo, o p£blico pode conferir uma s‚rie de lan‡amentos de diferentes montadoras. No entanto, uma das que mais chamou a aten‡Æo foi a BMW, com nada menos que cinco novos modelos apresentados no maior evento motocicl¡stico do planeta. Um das novidades foi a F 800 GS, versÆo off-road da j  conhecida F 800 S. Com algumas modifica‡äes no visual e na parte cicl¡stica e mecƒnica, a F 800 GS deve chegar ao Brasil no final do primeiro semestre como uma nova aposta do fabricante alemÆo para o mercado on/off-road.

A F 800 GS segue basicamente os mesmos tra‡os da linha GS dos modelos BMW. O £nico diferencial est  em seu aspecto mais compacto se comparado com a big-trail R 1200 GS. Na dianteira, chama a aten‡Æo o grupo ¢tico formado por dois far¢is, marca quase que registrada dos modelos BMW. O painel tem boa visualiza‡Æo e conta com um pequeno mostrador digital a direita com as principais informa‡äes de funcionamento do conjunto, e a esquerda o veloc¡metro e o marcador das rota‡äes, ambos anal¢gicos e sobrepostos.

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Foto: F 800 GS

Foto: F 800 GS

O tanque, apesar das linhas compactas, ‚ amplo e tem capacidade para 16 litros de combust¡vel. Para os aventureiros de plantÆo, a boa not¡cia ‚ que na F 800 GS tamb‚m ‚ poss¡vel fixar nas laterais maletas r¡gidas feitas em alum¡nio da grife BMW, £teis para se guardar pequenos objetos como malas e capacetes.

Mecƒnica e cicl¡stica – Na parte mecƒnica o motor utilizado pela F 800 GS ‚ um bicil¡ndrico dispostos paralelamente, com 798 cmü, DOHC (Double Overhead Camshaft), capaz de desenvolver 85 cv a 7.500 rpm de potˆncia m xima e torque de 8,3 Kgf.m a 5.750 rpm. O cambio ‚ de seis marchas com a transmissÆo final feita por corrente. Apesar de a base mecƒnica ser praticamente a mesma da F 800 S, a BMW informa que o motor recebeu leves modifica‡äes em sua estrutura interna que a diferenciam do motor de sua co-irmÆ.
Se na mecƒnica a F 800 GS ‚ basicamente a mesma que os outras versäes da linha, na cicl¡stica ‚ praticamente outra moto. Em razÆo de seu apelo off-road, as modifica‡äes estiveram focadas no novo quadro tubular em a‡o e nas suspensäes refor‡adas. Com isso, na frente o conjunto est  equipado com um garfo telesc¢pico invertido com tubos de 45 mm de diƒmetro e suspensÆo com curso de 230 mm. A roda de 21 polegadas est  cal‡ada por pneus de piso misto, com medida 90/90-21. Na traseira, monoamortecedor progressivo com curso de 215 mm, rodas de 17 polegadas e pneus 150/70- R17. Para parar a F 800 GS, o piloto conta com freios de disco duplo de 300 mm de diƒmetro na dianteira e simples de 265 mm na traseira.

Entre os opcionais, ABS, manoplas aquecidas, computador de bordo, GPS e alarme. No Brasil, o modelo dever  estar dispon¡vel no final do primeiro semestre. O pre‡o por aqui ainda nÆo foi definido, mas levando-se como base o modelo F 800 S, a venda em SÆo Paulo, o valor deve ficar pr¢ximo dos R$ 55 mil.

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