Terreno liso desafiou os pilotos em Suzano (SP)

Com chuva e lama, Copa EFX Pacato de Enduro desafiou pilotos

Terreno liso desafiou os pilotos em Suzano (SP)

Terreno liso desafiou os pilotos em Suzano (SP)

O dia foi chuvoso, a prova bastante complicada, mas nada disso foi empecilho para que o mineiro Felipe Zanol mantivesse a invencibilidade na Copa EFX Pacato de Enduro, realizada ontem, domingo, em Suzano (SP). A cidade recebeu a terceira etapa da temporada e a mais difícil até aqui. A forte chuva fez com que a organização alterasse o percurso nas três voltas de 40 quilômetros cada uma, programadas anteriormente. Houve mais deslocamento e as especiais ficaram mais curtas para garantir a segurança dos 157 participantes.

As dificuldades por conta do clima deixaram a disputa ainda mais acirrada e por isso, a diferença entre Zanol e o segundo colocado, Nielsen Bueno foi pequena. Apenas 29s35 separaram os dois no final. Para Zanol, muito além de vencer a etapa, o resultado foi importante para ampliar a liderança à frente da categoria Elite. O terceiro colocado na classe foi o veterano Márcio Rogério do Nascimento, o Joanita, seguido por Rômulo Bottrel e Vinícius Calafati. Júlio César Zavatti, o Bissinho, outro piloto na briga pelo título, ficou de fora desta etapa.

Para passar por todo o percurso e cumprir os dois Enduros Testes e o Extreme Teste foi necessário não só habilidade, mas também paciência e cautela. Com a chuva, o piso ficou bastante escorregadio e cada erro poderia custar caro aos competidores. O segundo Enduro Teste foi um dos que sofreu alterações, sendo encurtado em cinco quilômetros. “Essa mudança fiz pela manhã quando sai às 5h para fazer o pré-ride. Vendo a situação do percurso e a chuva que não parava, já tomei a decisão logo de manhã antes da largada, me preocupando com a integridade dos pilotos e a segurança para eles”, explicou Fábio Simões, do Adrenatrilha Trail Club, organizador do campeonato.

Na categoria Enduro 1, a disputa foi tão acirrada quanto na classe principal. Fernando Teixeira de Carvalho foi o vencedor, com 27s23 de vantagem sobre o segundo colocado, Gustavo Pellin. Na Enduro 2, Rígor Ferreira já fez uma prova um pouco mais tranquila com 4min8s sobre Henry Horita. Nas demais, os vencedores foram Lucas Yoshio Ohara (Enduro 3), Cesar Peduti Filho (Enduro 4), Valdemir Rodrigues Leite (Enduro 5), Pelmio de carvalho Filho (Enduro 6), Jean Pierre Butazzi Júnior (Enduro 7) e Alex Cavedem (Enduro 8).

Entre os clubes e equipes, a briga também segue acirrada. Este fim de semana, quem levou a melhor entre os clubes foi o Bike Box, com 71 pontos. Nas equipes, os mineiros da Gas Gas Racing Team conquistaram o primeiro lugar ao somar 63 pontos.

A Copa EFX Pacato de Enduro (Enduro FIM Xperience) é organizada pelo Adrenatrilha Trail Club, com patrocínio da ASW Racing, Moto Field e Red Dragon, apoio da Prefeitura de Suzano, NT, Sacramento, Dust Off-road, Jet Fio, Estopa Joanita, Sig Visual e Tribos e Trilhas.com, além da divulgação do MotoX.com.br, Revista DNA Off-road, Revista Pró Moto, Revista Moto Verde, Motoraid, Trilha & Motor, Corrosivo Filmes e ESPN Brasil.