Publicidade

Evento considerado um dos maiores do mundo no segmento off-road inclui 38 competidores de 14 pa¡ses, al‚m do Brasil

A 16¦ edi‡Æo do Rally Internacional dos Sertäes, que ser  realizada entre os dias 17 e 28 de junho com largada em Goiƒnia (GO) e chegada em Natal (RN), ter  grid de largada cheio. O evento considerado um dos maiores do mundo no segmento off-road conta com 168 ve¡culos inscritos: 93 motos, 57 carros, nove caminhäes e nove quadriciclos.

A prova bateu ainda recorde de estrangeiros, com 38 competidores vindos de 14 pa¡ses – em 2007, a disputa atraiu 27 pilotos e navegadores de fora do Brasil. Pilotos e navegadores do Chile, Portugal, Pol“nia, B‚lgica, Argentina, Catar, Su‚cia, Estados Unidos, µfrica do Sul, Alemanha, Espanha, Fran‡a, Uruguai e Austr lia irÆo passar pelas trilhas do Sertäes.

A grande participa‡Æo de estrangeiros se justifica pelo fato da competi‡Æo ter grande prest¡gio internacional. Al‚m de fazer parte do Campeonato Mundial de Rally Cross-Country para motos e quadriciclos desde 2005, o Sertäes -estr‚ia- nesta temporada como etapa da Copa do Mundo da modalidade para carros e caminhäes.

Publicidade

Competidores de v rias partes do mundo desbravarÆo os caminhos dos seis Estados que serÆo percorridos, com 4.732 quil“metros no total de trajeto – 2.567 deles de trechos cronometrados, ou seja, 54% da prova ser  de especiais.

Os brasileiros tamb‚m entrarÆo na competi‡Æo com for‡a total. Concorrentes de 17 Estados e stÆo inscritos. SÆo Paulo ‚ o Estado com mais participantes: 77 no total. Em seguida vem Minas Gerais, com 18, Rio de Janeiro, com 14, e Paran , com 13.

Destaques – Entre os caminhäes, al‚m do atual campeÆo Edu Piano, os pilotos Guido Salvini Neto e Andr‚ Azevedo estÆo confirmados. Maur¡cio Neves e Cl‚cio Maestrelli irÆo defender o t¡tulo dos carros, tendo pela frente advers rios como Reinaldo Varela / Marcos Macedo, Riamburgo Ximenes / Stanger Eler, Carlo de Gavardo / Sidinei Broering e Giniel de Villiers / Dirk von Zitzewitz – dupla oficial de f brica da alemÆ Volkswagen que foi vice-campeÆ mundial da modalidade no ano passado.

Na categoria motos, o atual campeÆo Jos‚ H‚lio pretende conquistar o seu quarto t¡tulo do Sertäes. Os destaques nacionais incluem ainda o experiente Dimas Matos. A equipe oficial da austr¡aca KTM ‚ f orte candidata, com pilotos como o francˆs Cyril Despres (campeÆo do Sertäes 2006, campeÆo mundial em 2004 e bicampeÆo do Dakar), o espanhol Marc Coma (tricampeÆo mundial e vencedor do Dakar 2006) e David Casteu (campeÆo do Dakar 2007), tamb‚m da Fran‡a. Nos quadriciclos, Robert Naji Nahas ‚ um dos favoritos e o atual campeÆo Maur¡cio -Öndio- est  inscrito, mas nÆo deve participar da disputa.

Publicidade

Sertäes Experience – O Sertäes Experience – Goi s, disputa criada este ano para os pilotos e navegadores que nunca participaram do Rally Internacional dos Sertäes, teve 12 adesäes, sendo nove motos e trˆs carros. A competi‡Æo ser  a porta de entrada para o Rally dos Sertäes, j  que passa pelas mesmas trilhas das trˆs primeiras etapas do evento.

Os aventureiros de primeira viagem estÆo distribu¡dos em sete Estados. Os paulistas e os goian os estÆo em maior n£mero com trˆs competidores inscritos para cada localidade. Bahia, Minas Gerais, Tocantins, Goi s e Rio de Janeiro, al‚m do Distrito Federal, tamb‚m aparecem na lista.

Programa‡Æo geral – 16¦ edi‡Æo do Rally Internacional dos Sertäes – PLP
14/06 – Abertura da Secretaria de Prova
15/06 – Secretaria de Prova e vistorias t‚cnicas
16/06 – Secretaria de Prova, vistorias t‚cnicas, coletiva de imprensa, briefing obrigat¢rios para equipes de apoio.
17/06 – Briefing obrigat¢rios para competidores, Parque de largada, largada promocional e pr¢logo noturno
18/06 – 1¦ etapa – Goiƒnia (GO)- Santa Helena/Rio Verde (GO)
19/06 – 2¦ etapa – Rio Verde (GO) – AruanÆ (GO)
20/06 – 3¦ etapa – AruanÆ (GO) – Niquelƒndia (GO)
21/06 – 4¦ etapa – Niquelƒndia (GO) – ParanÆ (TO) – Etapa Maratona
22/06 – 5¦ etapa – ParanÆ (TO) – Palmas (TO)
23/06 – 6¦ eta pa – Palmas (TO) – Balsas (MA)
24/06 – 7¦ etapa – Balsas (MA) – Floriano (PI) – Etapa Maratona
25/06 – 8¦ etapa – Floriano (PI) – Crate£s (CE)
26/06 – 9¦ etapa – Crate£s (CE) – Mossor¢ (RN)
27/06 – 10¦ etapa – Mossor¢ (RN) – Natal (RN)
28/06 – Festa de premia‡Æo