Publicidade

O custo para andar e manter o carro acumula alta de 1,60% no trimestre e em mar‡o, a Infla‡Æo do Carro foi de 0,62%

J  est  1,60% mais caro andar de carro este ano. A Infla‡Æo do Carro – que mede o custo para o motorista andar e manter o carro – fechou marco com alta de 0,62%, chegando a 1,60% no trimestre.

Calculada pela Agˆncia AutoInforme, a pesquisa da Infla‡Æo do Carro apura mensalmente o pre‡o de todos os itens necess rios para o motorista manter o seu carro: combust¡veis, pe‡as, servi‡os, seguros e impostos. O primeiro trimestre teve trˆs altas seguidas (veja abaixo).

O aumento em mar‡o deveu-se principalmente …s altas nos pre‡os dos combust¡veis: a gasolina ficou 0,39% mais cara e o  lcool subiu 0,36% no mˆs. Embora nominalmente sejam percentuais baixos, ele tˆm muita influˆncia no ¡ndice geral da infla‡Æo, pois respondem por 32% do total das despesas que o motorista tem com o carro no mˆs.

Publicidade

Outro item que teve contribui‡Æo importante para o aumento da infla‡Æo em mar‡o foi o seguro, com alta de 0,44%. O seguro do carro ‚ respons vel por 22,99% de todos os gastos que o motorista tem com mo carro.

Alguns itens tiveram altas expressivas no mˆs, caso da lona de freio, que subiu 5,88%, da lavagem simples (+3,60) e do balanceamento, que ficou 3,54% mais caro. Mas todos eles tˆm pouco peso do c lculo final da infla‡Æo pois o pre‡o do produto ou do servi‡o ‚ insignificante em rela‡Æo ao total de gastos com o caro no dia a dia.

Alguns itens da cesta de produtos e servi‡os da Infla‡Æo do Carro ficaram mais baratos me mar‡o. A maiores quedas foram do filtro de ar (-1,46%), da lavagem completa (-1,10%) e do filtro de ¢leo (-1,02%).

Itens – Infla‡Æo do Carro
Itens Mar‡o (%)
Lona de freio 5,88
Balanceamento 3,54
Jogo de velas 1,18
Gasolina 0,39
Filtro de ar -1,46
Fonte: AutoInforme

Publicidade