Publicidade

Começa o Rally Dakar 2009A 30ª edição do Rally Dakar 2009 tem início nesta sexta-feira, dia 02 de janeiro, com a largada promocional em Buenos Aires, capital Argentina.

Todos os 530 veículos (230 motos, 30 quadriciclos, 188 carros e 82 caminhões) passarão pela rampa localizada à frente do Obelisco no centro da cidade. Este é o momento em que é dada a largada simbólica do maior rali do mundo e também é a oportunidade do público presente conhecer os “heróis” e suas máquinas da competição. Ontem, durante as verificações técnicas e administrativas, mais de 60 mil pessoas visitaram o local onde estavam estacionados os veículos.

“Uma prova de longa duração como o Dakar é um aprendizado. São muitas situações que enfrentamos nos 15 dias de intensa competição. Terminar o rali já é uma grande vitória”, contou Jean Azevedo, piloto do carro da Equipe Petrobras Lubrax que já acumula nove participações na prova em duas rodas. Apesar de veterano, Jean também fará a sua estréia. Esta será a primeira vez que ele competirá com um carro. Ele e o navegador Youssef Haddad correrão o Dakar com um Mitsubishi Pajero Full. “Como é a minha primeira vez no Dakar já dá para sentir aquele frio na barriga já que passamos os últimos dias vivendo toda a preparação do carro, além dos detalhes administrativos aqui em Buenos Aires”, ressaltou Youssef.

Rodolpho Mattheis, piloto da moto da equipe brasileira, é mais um integrante que participa do Dakar pela primeira vez. “Minha estréia no Rally Dakar foi adiada devido o cancelamento da última edição. De certa maneira até foi bom, pois agora estou bem mais tranqüilo e menos ansioso”, avalia. A Equipe Petrobras Lubrax é a única no mundo a competir em três categorias simultaneamente: moto, carro e caminhão. O peso-pesado é representado pelo trio André Azevedo, Maykel Justo e o tcheco Mira Martinec.

Publicidade

No total, o Rally Dakar 2009 percorrerá cerca de 9.500 quilômetros, passando pela Argentina e Chile. Segundo a organização da prova, foram necessários mais de 100 dias de reconhecimento dos locais por onde passará o rali. Tudo isso para que a competição continue sendo a mais difícil do mundo, com variados tipos de terreno e “ingredientes”: dunas, montanhas, trechos de alta velocidade, entre outros.

Mas é amanhã, sábado, que os competidores de 49 nacionalidades irão acelerar de verdade. A primeira etapa do Dakar terá 733 quilômetros, sendo 371 de especial (trechos cronometrados) entre Buenos Aires e Santa Rosa, na Argentina. Nunca na história da competição a prova teve início com tanta quilometragem.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Mercedes-Benz Caminhões, CCR/Nova Dutra, Renov, BorgWarner, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Artfix, Motorola e TIM.