Publicidade

Pilotando no frio, na viagem a Ushuaia relatada aqui no Motonline, em certa parte do texto quando contavam sobre a travessia da Cordilheira dos Andes, em pleno verão (dezembro), os viajantes escreveram sobre o frio: “Foi nesse dia que o frio começou a pegar e tivemos que usar camadas de roupas e luvas umas sobre as outras para aguentar a baixa temperatura – foi nesse momento que as luvas compradas com a finalidade de manutenção (de malha) tiveram outra utilidade, aquecer nossas mãos dentro de outra luva. A partir desse ponto só voltamos a sentir calor quando retornávamos ao Brasil”. Quanto mais longe da Linha do Equador e mais próximo das calotas polares, mais frio vai ficando.

Frio_congelado

Pilotar no frio exige coragem e disposição – foto pública

Mas você não precisa ir até Ushuaia para sentir frio, basta ir até as Serras Catarinenses e Gaúchas no inverno que você vai ter a exata sensação de como é pilotar em condições de muito frio. Pois se esse é seu desejo, essa é a hora; o inverno chegou para valer e já registra temperaturas negativas há vários dias. Enquanto escrevia esse texto um amigo me enviou uma foto de um termômetro em Urupema (SC) marcando -8ºC.

Mas não é por causa do frio que você vai deixar a moto na garagem. Basta se proteger de forma suficiente que mesmo nessas condições o passeio será prazeroso. Seguindo as recomendações abaixo, você estará protegido e poderá pilotar com o corpo bem quentinho, além se proteger  de riscos à sua saúde e segurança. As regiões mais sensíveis ao frio são: a cabeça, o tronco, região genital, mãos e pés, é com elas que você tem que se preocupar, cobrindo-as para evitar a perda de calor. Então vamos falar particularmente de cada uma delas:

Publicidade

Cabeça

Uma boa balaclava protege rosto e pescoço

Uma boa balaclava protege rosto e pescoço

Um capacete fechado e uma balaclava de lã, daquelas que só deixam os olhos e a boca de fora, são suficientes para manter a cabeça aquecida. Preocupe-se com as orelhas e a testa que são regiões da cabeça que provocam mais desconforto e risco.

Pescoço

O pescoço pode ser facilmente protegido por um agasalho de gola alta, uma balaclava ou um cachecol, desde que as pontas deste último fiquem firmemente presas dentro da jaqueta, evitando assim o risco dele se enroscar na roda e colocar a sua vida em risco. Os ponchos são terminantemente proibidos pelo mesmo motivo.

Tórax, braços

Usar uma segunda pele faz toda a diferença no frio

Usar uma segunda pele faz toda a diferença no frio

Publicidade

Para manter o tórax e braços aquecidos, coloque por baixo da jaqueta principal quantos agasalhos forem necessários, mas tendo o cuidado de não exagerar e ficar com os movimentos comprometidos. Procure comprar blusas específicas para motociclistas, que são feitas de tecidos especiais de peso e espessura reduzidos (mantém você aquecido sem fazer volume). Uma carenagem de boa altura, que desvie o vento do peito, é muito útil e gera conforto quando se pilota em baixas temperaturas.

Região genital e pernas

Talvez a parte do nosso corpo mais sensível ao frio seja a região genital. Ela funciona como um termômetro que avisa o resto do nosso organismo se a temperatura corporal está abaixo do nível de segurança. Portanto, dê atenção especial a ela, protegendo-a com roupas íntimas de tecido que mantenham o calor corporal – colocar mais de uma cueca (ou calcinha, no caso das mulheres) é uma providência necessária. Usar uma ceroula de lã ou uma “segunda pele” são boas soluções pois protegem os genitais e também as pernas, principalmente as coxas que também são sensíveis ao frio.

Mãos

As mãos têm que ser mantidas aquecidas a todo custo para que você possa ter domínio dos controles no guidão da moto. Mãos frias em excesso provocam perda de sensibilidade e mobilidade, podendo comprometer seriamente a sua segurança, principalmente ao manusear o freio. Neste caso diminua a velocidade e aumente a distância para os outros veículos, pois você precisará de mais espaço para parar a sua moto em uma situação de emergência.

Luvas de cano longo oferecem mais proteção térmica

Luvas de punho longo oferecem mais proteção térmica

Publicidade

São várias as formas de manter as mãos aquecidas, começando pelo uso de luvas de qualidade, de punho longo e grande capacidade de manter a temperatura. Evite colocar luvas sobrepostas pois isso fará com que você perca a sensibilidade (tato) e a capacidade de movimentos. Se o frio for grande, pare e as aqueça no calor do motor.

Um protetor de punho ajudará muito desviando o vento das mãos – o vento reduz consideravelmente a temperatura do corpo. Aquelas luvas de guidão, comumente vistas nas motos de motofretistas, podem ser feias, mas você será muito mais feliz se tiver o acessório instalado na sua moto quando pilotar no frio. Manoplas aquecidas também são ótimas mas é um acessório relativamente caro para instalar, e poucas motos o oferecem como equipamento original de fábrica.

Roupas adequadas são essenciais para se pilotar no frio

Roupas adequadas são essenciais para se pilotar no frio

Pés

Frio_Bota

Compre botas um número maior, para poder usar meias grossas

Se o seu pé gelar, a sensação de frio vai tomar conta do seu corpo e você vai ter que parar, então proteja-os como puder. Usar uma bota específica para motociclistas, daquelas que o cano vá até acima da canela é indispensável. Assim você ficará protegido do frio e terá proteção contra lesões em caso de acidente.

Dica 1: nas feiras livres (aquelas na rua, onde se compra frutas e verduras), normalmente têm barracas que vendem roupas xing ling. Nestas barracas é fácil encontrar o que eu chamo de “meião”, que consiste em uma ceroula cujas pernas terminam em meias. A meia unida à ceroula mantém o acessório esticado na perna. Se comprar uma ceroula sem a meia, é importante costurar uma cinta que passe sob a planta dos pés para mantê-la esticada, pois sem isso as pernas da ceroula tendem a subir pela canela e  perna, deixando de proteger, além de embolar gerando desconforto.

Dica 2: ao comprar a sua bota, compre um número maior, assim você poderá usar meias grossas ou várias meias sobrepostas – no inverno use de lã grossas e no verão use meias tipo as de jogadores de futebol. Além de proteger contra o frio, as meias grossas vão te proteger do roçar do topo do cano da bota com a pele da sua perna, que dependendo do tempo da viagem chega a provocar lesões incômodas na pele.

Alimentação

Uma alimentação rica em gordura e com muitas calorias também ajuda a manter o corpo aquecido. Chocolate quente ou em barras é uma boa opção. Se estiver viajando, evite almoçar, deixe para apenas jantar. Um almoço pesado além de provocar sonolência, aumenta o risco de problemas gástricos e intestinais. Sanduíches tradicionais consistem em uma ótima opção salgada para prover o corpo com as calorias necessárias.

Outras providências

O corpo sem proteção térmica, além do desconforto pode provocar hipotermia, cujo primeiro sintoma é uma forte sonolência – que é a proteção natural do organismo para poupar energia. Neste caso, pare e procure abrigo até conseguir mais agasalho ou a temperatura ambiente subir. Acredite, você corre o risco de dormir pilotando.

Teste constantemente os freios e pneus pois o frio demasiado faz com que eles demorem mais para aquecer, portanto redobre a atenção e cuidado.

Como dizia Murphy, "Nada nunca está tão ruim que não possa piorar". Agora a combinação é piso molhado, noite e neblina, o terror de muitos motociclistas

A neblina molha como a chuva – arquivo

Tenha em mente que os motoristas também estarão dirigindo em condições adversas e sofrendo as consequências do frio, como embaçamento dos vidros. Por isso crie meios de ser visto por eles; evite os pontos cegos dos carros, mantenha o farol aceso, buzine, enfim, procure ter certeza que os carros à sua volta estão cientes da sua presença no trânsito.

Temperaturas negativas com chuva, garoa e neve provocam a formação de gelo sobre a pista. Fique de olho na pista à sua frente, e se notar algo estranho na coloração do asfalto, pare imediatamente e verifique se não é gelo. Andar de moto em uma pista congelada é tombo na certa, com consequências imprevisíveis.

Se você for pego de surpresa pelo frio no meio de uma viagem, folhas de jornal podem ser utilizadas na proteção do tronco, genitais e pés. O papel utilizado no jornal tem uma surpreendente capacidade de reter a temperatura do corpo. Outra solução emergencial requer deixar o pudor de lado e comprar uma meia-calça feminina grossa, que oferece alto grau de proteção contra o frio.

Mantenha-se seco. Se sua roupa não for impermeável, recorra a uma boa capa de chuva específica para motociclistas. A capa de chuva pode também servir de proteção contra o frio.

Frio_viseiraGelo

Gelo na viseira, em pleno verão de Ushuaia – foto; Carlos Kelm

Se for viajar acampando, um saco de dormir de qualidade é indispensável

Pilotando no frio você certamente irá pegar garoa e neblina, que molham como chuva mas não escorrem na viseira. Portanto, leve um pequeno pano atoalhado em algum lugar de fácil acesso no painel e o use quando sua visão estiver prejudicada pelas gotículas que grudam na viseira.

Pegar o dinheiro de luvas e as mãos geladas é uma tarefa complicada, então deixe sempre os trocados do pedágio separados em um bolso de fácil acesso. Se estiver com a garupatroa, encarregue-a dessa tarefa.

Tomando os cuidados necessários dá para pilotar e se divertir com sua moto em qualquer condição de tempo, sempre de olho na sua saúde e segurança.

Pilotar no frio requer roupas e cuidados especiais - foto: Carlos Kelm

Pilotar no frio requer roupas e cuidados especiais – foto: Carlos Kelm

Separador_motos

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.