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No dia 6/fev, em Paris, o motor Diesotto ganhou aquele que ‚ provavelmente o prˆmio hoje mais desejado do mundo automotivo, o Grande Prˆmio Ambiental do Festival Autom¢vel Internacional.

Um motor V6 a gasolina com o torque e a economia de um diesel moderno, mais emissäes extremamente baixas, resultou no que os jurados do prˆmio disseram ser “Um conceito que provˆ uma base importante para o futuro do motor de combustÆo interna. Ele garante a futura mobilidade pessoal e demonstra a grande for‡a inovadora da ind£stria automotiva.”

O prˆmio foi entregue no hotel Les Invalides por Alain Prost, quatro vezes campeÆo mundial de F¢rmula 1 e Franz-Olivier Giesbert, ex-editor chefe da conhecida revista Le Point.

O ‘pacote’ tecnol¢gico do motor Diesotto inclui inje‡Æo direta de combust¡vel, turboalimenta‡Æo e taxa vari vel de compressÆo, tudo trabalhando ao redor de uma igni‡Æo por compressÆo de carga homogˆnea, um sistema altamente eficiente e semelhante ao empregado num motor diesel. O resultado ‚ um motor 1.8 de quatro cilindros que combina as vantagens de um motor de baixas emissäes e combustÆo por centelha, com a economia de um diesel. Apesar de pequeno, o Diesotto desenvolve 238 hp com refinamento t¡pico de uma unidade de alta classe. Um m¢dulo h¡brido de 20 hp ajuda o motor b sico a atingir 400 Nm de torque, a um consumo de gasolina de apenas 5,3 litros a cada 100 km, com emissäes de 127 gramas por quil“metro.

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Importante: esses n£meros sÆo v lidos para o motor num Mercedes-Benz Classe-S, topo de linha, grande e pesado.

Jos‚ Luis Vieira


Jos‚ Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de ve¡culos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania.  editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de reda‡Æo da revista Carga & Transporte. –