Publicidade

Conceito Proton, o híbrido da Lotus

A Lotus Engineering, divisão da Lotus Car Limited, anunciou dia 22 passado sua mais recente aplicação de tecnologia veicular híbrida,o carro de conceito urbano Proton, que será mostrado no 80º Salão Internacional de Genebra.

Seu trem de força inclui o motor 1.2 de 3 cilindros chamado Range Extender (extensor de alcance), o trem completo de transmissão incluindo a caixa de uma só velocidade e os dois motores de tração, tudo desenvolvido especialmente para uso em veículos híbridos. Para deslocamentos mais longos, quando o nível das baterias cai, o motor de combustão interna de três cilindros as recarrega e fornece energia para os motores de tração. As baterias podem também ser recarregadas numa rede elétrica doméstica de corrente alternada, para quando se quer operação apenas elétrica.

O Dr. Robert Hentschel, diretor da Lotus Engineering, diz que “O trem de força híbrido do Conceito Proton é outro exemplo da expertise da Lotus em sistemas elétricos e eletrônicos e em motores de desempenho eficiente. O Range Extender, que mostramos na Salão de Frankfurt do ano passado e foi aclamado pelo público e pela imprensa, é perfeitamente adequado à série de híbridos avançados que criamos para o conceito Proton.

Publicidade

O diretor gerente do grupo Berhad Proton Holdings, Dato Haji Syed Zainal Abidin Syed Mohr Tahir, diz que “Nossa colaboração com a Lotus e a Italdesign em tecnologia e projetos altamente progressivos levará ainda mais longe nossa capacidade de competição no mercado mundial. Através desta associação queremos adquirir e desenvolver conjuntamente novos conhecimentos, habilidades e tecnologias que virão beneficiar nossos clientes.”


José Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de veículos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania. É editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de redação da revista Carga & Transporte.