Publicidade

A história da BMW Motorrad remonta ao início do Século XX, ao fim da Primeira Guerra Mundial, quando o grupo alemão passou a fazer motocicletas e deu vida a seu primeiro modelo, a icônica BMW R32, em 1923. No decorrer de praticamente um século de história, a marca germânica tornou-se referência em áreas como segurança, desenvolveu motocicletas que se tornaram líderes mundiais em seu segmento (como a BMW R 1200 GS) e flertou diversas vezes com o futuro, dando vida a motos conceito.

Como será a motocicleta do futuro? Frequentemente, os estúdios da BMW Motorrad apresentam tendências e inovações, revelando modelos que estão prestes serem lançados ou premissas de desenvolvimento para motos que ainda não teremos nas lojas. Ainda.

Como será a motocicleta do futuro? Frequentemente, os estúdios da BMW Motorrad apresentam tendências e inovações, revelando modelos que estão prestes serem lançados ou premissas de desenvolvimento para motos que ainda não teremos nas lojas. Ainda.

Para a marca, sua ‘interpretação própria da mobilidade do futuro’ é uma realidade ‘mais autônoma, conectada, eletrificada e compartilhada’. Por isso, a BMW tem apresentado diferentes motos conceito, especialmente nos últimos cinco anos, incorporando novas tecnologias e tendências às características que marcaram a trajetória de suas motos até aqui, como o motor boxer.

BMW Hover Ride Design Concept – 2017

Publicidade

A “BMW R 1200 GS Adventure voadora” não exigia exatamente o compromisso de virar realidade, mas é um conceito futurista que revela a energia criativa da marca; um exercício de design. Ela foi concebida por meio de uma parceria entre a BMW Motorrad e Lego (a fabricante de brinquedos). “O conceito não incorporou apenas o DNA do design da BMW Motorrad, com elementos típicos como o motor boxer e a característica silhueta GS, mas também se baseia na linguagem estilística da LEGO”, diz a alemã.

BMW Concept Link – 2017

Publicidade

Este conceito combina os desafios da mobilidade urbana futura com as oportunidades de um mundo digitalizado. Por isso, alia seu motor elétrico à conectividade total, fazendo do modelo, mais que uma alternativa de transporte, um meio de comunicação. ‘A BMW Motorrad Concept Link é a extensão lógica da conectividade entre as pessoas, o ambiente e as tecnologias’, afirma a marca.  No quesito tecnologia e conectividade, a motocicleta pode ser conectada à agenda, informando sobre os compromissos e sugerindo a rota mais rápida ou mais eficiente, e até também tocar músicas durante o trajeto. Além disso, a roupa do piloto é conectada com o veículo: um toque sobre a manga, por exemplo, é suficiente para fechar a tampa do porta-malas. Ainda, ela possui várias possibilidades de personalização, desde o assento até os painéis laterais coloridos e os diferentes tipos de para-brisas.

Publicidade

BMW Motorrad VISION NEXT 100 – 2016

O modelo foi um dos veículos-conceito concebidos em 2016 para celebrar o Centenário da marca primordial do BMW Group e, por isso, é considerada pela gigante como ‘a moto do futuro’. Óculos no lugar de capacete, roupas inteligentes, chassi triangular flexível, motor boxer elétrico (cujo bloco se projeta aos lados quando a moto sai da inércia, para otimizar a aerodinâmica), pneus que têm a função de amortecer os impactos e adaptar-se ativamente ao terreno. Além disso, o sistema de auto equilíbrio permite que a motocicleta permaneça estável tanto durante o percurso quanto parada, sem quaisquer riscos de queda. Ainda, elementos como o assento, a tampa superior do chassi e o protetor da roda dianteira são feitos de carbono.

BMW Concept Stunt G 310 – 2015

Este nós conhecemos bem. O conceito serviu de base para o desenvolvimento da primeira motocicleta compacta de baixa cilindrada da marca, a BMW G 310 R. Sua estreia aconteceu durante o Salão Duas Rodas, em São Paulo, e evidenciou o design com apelo esportivo, segundo a BMW, baseado no DNA do S 1000 R. Para a alemã, ‘a concepção inovadora do motor monocilíndrico permite proporções muito compactas e ágeis’, e também se faz ouvir pois, ‘como de costume nas motos acrobáticas, o escapamento curto produz um som agressivo’.

BMW Concept Roadster – 2014

Este conceito, por sua vez, serviu de inspiração para a BMW R 1200 R. Para a marca, o modelo combina desempenho extremo e tecnologia, resultando numa roadster capaz de revolucionar seu segmento. ‘Esta máquina é equipada com um potente motor boxer de 2 cilindros, de 1.170 cm³ e 125 cv, combinado a um câmbio de seis marchas. As proporções compactas, a frente rebaixada e a traseira alta formam uma silhueta que transmite a sensação de movimento mesmo com a moto estática’, afirma a BM.

BMW Concept Ninety – 2013

O objetivo aqui foi criar uma homenagem exclusiva a um dos modelos que mais marcou época na linha de tempo da BMW Motorrad, a BMW R 90 S. A moto distinguia-se por alcançar velocidade máxima na casa dos 200 km/h, equipada com um já tradicional motor boxer. Por isso, aproveitando a celebração do 40º aniversário do modelo, a marca alemã trabalhou em colaboração com o time Roland Sands Design para criar a Concept Ninety. O semelhança com o modelo de 1973 é proposital e inconfundível. Os acabamentos, o tanque de combustível, o assento, a seção traseira os detalhes na cor Daytona Orange, o motor arrefecido a ar e pintado de preto. A tecnologia se faz presente, por exemplo, na iluminação em LED.

separador_bmw

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza