Publicidade

Todos os anos, os representantes mais importantes do design de veículos de duas e quatro rodas – do passado e do presente – se encontram no Concorso d’Eleganza Villa d’Este para uma reunião às margens do Lago Como, na Itália. No encontro mais recente, a BMW Motorrad apresentou um estudo conceitual de uma moto que pode rapidamente virar realidade: Concept 101. “Este conceito é a interpretação da BMW para estradas intermináveis ​​e o sonho de liberdade e independência que caracteriza o motociclismo americano, mas com elegância, força e luxo sobre duas rodas”, diz Edgar Heinrich, chefe da área de novos projetos da BMW Motorrad.bmw_concept-101-11

O nome “Concept 101” indica a capacidade do motor em medidas norte-americanas, a exemplo do que faz a Harley-Davidson em seus projetos. No caso da Concept 101, indica a capacidade do motor de seis cilindros e 1649 cc – aproximadamente equivalente a 101 polegadas cúbicas. O número 101 também representa o lugar onde o veículo veio a existir. Não foi longe do Highway 101, nos estúdios de design da subsidiária BMW Group Designworks em Newbury Park, Califórnia, que os designers BMW Motorrad se reuniram com seus colegas Designworks para criar a Concept 101.

Segundo seus criadores, ela é uma motocicleta verdadeiramente especial que reflete uma nova filosofia para motos da categoria touring. “Nós tivemos uma visão clara quando nós estávamos projetando a moto: sob o lema ‘O Espírito do Caminho Livre’ pensamos em construir uma moto que pudesse tornar cada passeio uma experiência especial”, explica Ola Stenegard, chefe de design da BMW Motorrad. Esta visão é expressa na interpretação de uma BMW “bagger” – muito comum nos EUA. Sua silhueta é alongada e em forma de gota, típico de uma bagger, com uma grande roda dianteira que parece fundir-se com a traseira. As duas malas laterais integradas adicionam um toque simples e de utilidade que só as verdadeira touring possuem. A divisão horizontal em duas áreas de cor bem definidas – escuro na parte inferior e claro na parte superior – enfatiza o poderoso conjunto mecânico abaixo e a elegância e estilo acima.bmw_concept-101-1

A carenagem frontal é em alumínio escovado e tem o farol integrado que dá um “olhar” expressivo à moto. São duas saídas de escape, uma de cada lado, deixando claro o caráter multi cilindro da moto e que indica o torque do motor. Claro, o som adequado é parte integrante e fundamental do projeto Concept 101. Um destaque especial é o conjunto de luzes traseiras incomum, que emoldura a traseira escura da moto com duas linhas de LED. Em meio a superfícies pintadas de prata, alumínio escovado e carbono, há elementos em madeira escura que adicionam um contraponto ao estilo, dando um toque de requinte e luxo. No assento, dois tipos de couro refletem a característica exclusiva da moto: preto nas laterais, couro preto perfurado na área do assento e uma tira de couro marrom separando as duas seções.

Publicidade

A Concept 101 foi elaborada nas instalações de Roland Sands, especialista em motos custom especiais, em estreita colaboração com a equipe de design da BMW Motorrad. Sands criou peças exclusivas para a Concept 101, como a tampa da embreagem, tampa da corrente de comando e as rodas levam o seu logotipo de forma bem discreta, apenas para dar o testemunho de uma colaboração que tem sido bem sucedida por muitos anos. Sands resume a Concept 101: emoção com precisão. Confira a galeria.

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.