Publicidade
Capacitação de professores amplia o alcance do tema Educação de Trânsito

Capacitação de professores amplia o alcance do tema Educação de Trânsito

Aconteceu hoje a continuará no sábado, 12, a 1ª Oficina de Capacitação do ano letivo de 2012 em Educação para o Trânsito e Meio Ambiente, realizada pela CCR ViaLagos para o uso do conteúdo pedagógico do Programa Estrada Para a Cidadania. Mais de 570 professores dos municípios de Rio Bonito, Araruama, Iguaba Grande,  São Pedro da Aldeia e Cabo Frio participam do curso, oferecido pela Concessionária, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação para orientar e conscientizar 15.550 mil alunos do 4ª e 5ª anos do ensino fundamental de escolas públicas, para a importância da Educação Para o Trânsito e Educação Ambiental.

Equipes da CCR aplicam treinamentos ao longo do ano, de modo que os professores estejam sempre em dia com o conteúdo do Programa. Os educadores recebem ainda sugestões de exercícios, trabalhos e atividades do Estrada para Cidadania em sala de aula e extracurriculares. O programa chega pronto às secretarias de educação dos municípios parceiros e inclui os livros dos alunos, as oficinas de capacitação e os livros dos professores, além das ações públicas de cidadania com os estudantes. Com isso, as crianças do 4º ano passam a ter em sua grade curricular, a matéria Educação Para o Trânsito e os alunos do 5º ano recebem orientações sobre Educação Ambiental. Visando a inclusão de professores e alunos com deficiência visual, também são realizadas oficinas de capacitação em Braille e todo o material é produzido nesse sistema.A Oficina de Capacitação acontece hoje em São Pedro da Aldeia, na Casa do Educador e, no sábado em Araruama, na Escola Politécnica.

Estrada para a Cidadania é um dos maiores investimentos sociais do Grupo CCR e contribui efetivamente para a redução de acidentes e vítimas do trânsito, por meio de orientação para a formação de pedestres e novos motoristas mais conscientes. Já beneficiou mais de 1,6 milhão de alunos e 49 mil professores das redes públicas de ensino de comunidades próximas às rodovias administradas pela CCR no Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

Publicidade

Jovens recebem treinamento básico para capacitação profissional: cidadania

Jovens recebem treinamento básico para capacitação profissional: cidadania

Qualificação profissional

Publicidade

O Programa de Qualificação Profissional, iniciativa social da Concessionária CCR ViaLagos para jovens, iniciou hoje, quinta-feira (10/5) a 19ª turma de sua “Escola de Vida no Trabalho”. Ao longo de oito meses, serão 400 horas de aulas multidisciplinares preparatórias para o mercado de trabalho.

Sessenta alunos, entre 17 e 24 anos, vão adquirir conhecimentos de informática, atendimento ao cliente, além de orientações para o autoconhecimento, planejamento pessoal, ética e cidadania, e sustentabilidade. Eles ainda participarão de palestras sobre empregabilidade, onde temas como a vocação profissional e o mercado de trabalho são abordados, e ao final do curso receberão certificado.

Desde sua fundação, em 2000, a “Escola de Vida no Trabalho” já qualificou para o mercado de trabalho mais de 950 jovens. Com o Programa de Qualificação Profissional, a CCR ViaLagos contribui para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento profissional de jovens moradores da região de influência da rodovia, que já começam a ser absorvidos pelo mercado de trabalho, alguns deles na própria Concessionária.