Publicidade

Os elementos da Direcção de Corrida, Paul Butler, Claude Danis, Franco Uncini e Javier Alonso, em conjunto com o Director Médico Michele Macchiagodena, levaram a cabo conferência de imprensa para explicarem as circunstâncias que levaram à morte de Marco Simoncelli no circuito de Sepang neste domingo.Paul Butler iniciou a conferência de imprensa dizendo: “O propósito desta conferência de imprensa é dar-vos a conhecer as circunstâncias que resultaram na trágica morte do Marco Simoncelli.

 Sabem que somos todos nós, a Direcção de Corrida: Claude Danis, representante da FIM, Javier Alonso, representante da Dorna, Franco Uncini, representante dos pilotos, e eu sou o Paul Butler, representante da IRTA e Director de Corrida. O Michele Macchiagodena é o nosso Director Médico e vai explicar-vos as circunstâncias que levaram a esta morte.”

Michele Macchiagodena disse: “Estou muito triste por estar aqui para falar da morte do Marco Simoncelli, um amigo. Por causa do acidente durante a corrida, em que ele foi abalroado por outros pilotos, ele sofreu um traumatismo muito grave na cabeça, pescoço e peito. Quando o nosso pessoal médico chegou ao local ele estava inconsciente. Na ambulância, porque houve uma paragem cardíaca, iniciaram a tentativa de reanimação. Mal chegou ao Centro Médico, com a ajuda conjunto do médico do nosso pessoal da Clínica Móvel e dos médicos locais, o Marco foi entubado e foi possível retirar algum sangue do tórax. As tentativas de reanimação continuaram ao longo de 45 minutos porque tentámos ajudá-lo o máximo de tempo que achámos possível. Infelizmente não foi possível ajudá-lo mais e tivemos de declarar a morte às 16h56 (hora local).”

Paul Butler respondeu a uma questão sobre o facto de Marco Simoncelli ter ficado sem o capacete a meio do acidente, dizendo: “Creio que se responder será noutra ocasião. Que fique muito claro que as consequências e circunstâncias que envolvem o acidente vão ser investigadas de forma aprofundada.”

Publicidade

Em resposta a uma questão sobre o estado de Colin Edwards, que esteve envolvido no acidente, Michele Macchiagodena disse: “Ele deslocou o ombro e, após anestesia, o ombro está agora na posição correcta. Ele está bem.”

Paul Butler concluiu a conferência de imprensa acrescentado: “As nossas condolências para a família, queremos mostrar todo o respeito possível pelo Marco.”