suzuki-gsx-r-125

Confira alguns lançamentos do Salão de Colonia

O mundo das motos se volta esta semana ao Salão de Colonia (Intermot 2016), na Alemanha, que acontece a cada dois anos. O evento é o segundo maior do mercado motociclístico internacional, atrás apenas do Salão de Milão – EICMA. Os organizadores do evento informam que são cerca de mil fabricantes expondo seus produtos para mais de 200 mil visitantes, amantes e profissionais do mercado que rodam sobre duas rodas.suzuki-gsx-r-125

Este ano o Intermot 2016 chama a atenção por seus lançamentos de motos de grande cilindrada, tanto em renovações de modelos conhecidos, como a Honda CBR 1000RR Fireblade, quanto em novas motos, caso da Ducati SuperSport. Para os entusiastas de esportivas, há para todos os gostos, inclusive das pequenas, como a Suzuki GSX-R 125. É bom vê-los por lá, porque provavelmente muitos destes lançamentos, infelizmente, não veremos rodando por aqui. Então, confira aqui as…

…Novidades do Salão de Colonia (Intermot 2016)

Quando se fala em superesportivas, uma nova lenda surgiu com nome e sobrenome: Kawasaki H2 (e a irmã ainda mais apimentada, H2R). A moto ganhou uma edição especial, batizada de Carbon, que adota o emblema river Mark, histórico da marca, na carenagem. As mudanças ficam no visual, com a moto mantendo seus 200 cv e 998 cc. Irmã de fábrica, a nova Ninja 650 está 19 kg mais leve e 6,8% mais econômica, segundo a marca. Isso se deve principalmente ao seu novo chassi do tipo treliça, e à balança feita de alumínio.

Badalada, Kawasaki H2 ganhou edição especial: Carbon

Badalada, Kawasaki H2 ganhou edição especial: Carbon

A Suzuki também arregaçou as mangas e entrou na briga das esportivas de alta cavalaria, lançando a nova GSX-R 1000, com 202 cavalos. Segundo a marca japonesa, as semelhanças com as motos que a moto emprega no Mundial de MotoGP™ vaõ muito além do visual, herdando tecnologia das pistas no desenvolvimento de seu motor. Uma destas heranças seria o sistema eletrônico, que conta com 10 modos de controle de tração.

Uma esportiva em miniatura, e também preservando o visual da equipe Suzuki Ecstar, a marca apresentou a nova GSX-R 125, porta de entrada ao mundo das esportivas, contando com painel digital de LCD e chave de presença. De outro segmento, a V-Storm 1000 teve seu sistema ABS aperfeiçoado, enquanto a V-Storm 650 ganhou em potência, agora com 70 cavalos, e perdeu peso.

Segundo a Suzuki, a nova GSX-R tem mais do que apenas o visual inspirado na MotoGP. Talvez isto explique seus 202cv...

Segundo a Suzuki, a nova GSX-R tem mais do que apenas o visual inspirado na MotoGP. Talvez isto explique seus 202cv…

Com “apenas” 190 cavalos, a CBR 1000RR é a aposta da Honda no mercado das superesportivas. As mudanças mecânicas incluíram o desenvolvimento de um novo motor e também redução de peso do conjunto total. Com 10cv a mais de potência de sua versão anterior e 15kg a menos, houve melhora de 14% na relação peso-potência, o melhor marco da história da Fireblade, produzida desde 2002. Estes são dados da própria Honda, claro. Além disto, agora a moto conta com sistema ativo de suspensões que controla os amortecedores conforme as condições do piso, e que se soma ao moderno sistema ABS, controle de tração, quickshifter e downshift assist. Junto da versão tradicional, a SP, será comercializada a SP2, com rodas Marchesini e uma calibragem diferente para o uso na pista.

O Salão de Colonia viu a Fireblade com melhor relação potência de sua história. CBR 1000RR ganhou potência e perdeu peso

O Salão de Colonia viu a Fireblade com melhor relação potência de sua história. CBR 1000RR ganhou potência e perdeu peso

Representando a Europa no segmento, a Ducati apresentou as novas SuperSport e SuperSport S, com motor de dois cilindros Testastretta 11º que geram 113 cavalos de potência e 9,86 kgfm de torque aproveitando ao máximo seu propulsor de 937 cm³. Apesar do nome, a moto não é voltada às pistas, mas sim uma sport-touring (pendendo mais para o primeiro nome), fato evidenciado por suas configurações eletrônicas de pilotagem, tanque de larga capacidade (16 litros), semi-guidões abaixo da mesa, banco integral em dois níveis e pedaleiras menos reclinadas. A moto conta com freios ABS, controle de tração, três modos de condução (Urban, Touring e Sport), luzes diurnas de LED. As vendas – na Europa -, iniciam em 2017.

Ducati aproveitou o Salão de Colonia para apresentar a SuperSport, com 900cc, 130cv e o motor clássico de dois cilindros

Ducati aproveitou o Salão de Colonia para apresentar a SuperSport, com 900cc, 130cv e o motor clássico de dois cilindros

Menos potência e mais estilo, as motos com visual e construção clássica também foram ponto alto do Salão de Colônia. A Triumph lançou a inédita Street Cup, uma versão esportiva da Street Twin, a moto de entrada da marca no segmento de clássicas. Cabe lembrar que no início do ano a empresa já havia divulgado novidades e iniciado a venda de novos modelos da família Bonneville. Agora, além da Cup, com visual café racer e 55cv de potência máxima, a Triumph ainda apresentou as novas Bonneville T100 e T100 Black, ambas seguindo o estilo clássico da marca, com rodas raiadas e assento reto.

Triumph mostrou no Intermot 2016 que continua apostando forte no segmento de clássicas

Triumph mostrou no Intermot 2016 que continua apostando forte no segmento de clássicas

Em casa, a BMW Motorrad também mostrou sua ‘arma clássica’, apresentando a R NineT Racer com visual puramente café racer, inclusive com semi carenagem e farol redondo. O culto sobre rodas aos anos 1960 adota motor boxer de 1.170 cc, arrefecido a ar, com 110 cavalos de potência. Paralelamente, fora apresentada a R Nine T Pure, versão naked da moto, com visual bem mais discreto – mas a mesma ficha técnica.

Em casa, a BMW Motorrad também aqueceu a imaginação dos saudosistas fãs de café-racers

Em casa, a BMW Motorrad também aqueceu a imaginação dos saudosistas fãs de café-racers

Separador_motos



Jornalista gaúcho convicto de que um passeio de moto em um dia de sol é a cura para praticamente todos os males da vida. Fã de motoaventurismo, competições de moto, café, praia e de rock n roll.