Publicidade

Equipe Petrobras Lubrax comemora a inserção de mais um país no roteiro

Após janeiro de 2008, quando os organizadores do Rally Dakar tiveram que cancelar de última hora a edição da prova por conta de ameaças terroristas, novos rumos para a maior competição off road do mundo começaram a ser traçados. Locais que aliassem segurança e variados tipos de terrenos foram estudados e a América do Sul foi escolhida como cenário da famosa prova.

Dessa maneira, desde janeiro de 2009 o rali mais difícil do mundo desbrava territórios latinos. Mas a novidade para 2012 é a inserção do Peru ao lado da Argentina e Chile. “Cada vez mais os organizadores do Rally Dakar descobrem o potencial que nosso continente tem para o esporte a motor. Creio que um dia o Brasil também consiga fazer parte deste grande evento, até por conta da boa publicidade do Rally dos Sertões, a competição brasileira que também faz sucesso em outros países”, contou Jean Azevedo, da Equipe Petrobras Lubrax, o melhor brasileiro colocado em todas as categorias na última edição do Dakar com o sétimo lugar entre as motos.

Jean guarda boas lembranças do Peru, pois em 2006 participou do Rally Bolpebra, que largou em Rio Branco, no Acre, e terminou em Cuzco, no Peru. “Foi uma prova muito boa, percorremos trechos próximos a rios, florestas e precipícios. Seria bem interessante contarmos com etapas do Rally Dakar lá”, ressaltou o piloto, que se sagrou vitorioso na ocasião.

Publicidade

O Rally Dakar 2012 será especial para a Equipe Petrobras Lubrax que comemorará seu Jubileu de Prata, ou seja, sua 25ª participação no Rally Dakar. “Minha primeira participação foi em 1988, numa época em que pouco se falava sobre o Dakar. Mas ao chegar na Europa vi a grandiosidade da prova e como ela é um sonho para os pilotos que gostam de ralis fora de pista. Nunca imaginei que seria hoje referência para os que querem ingressar nessa carreira e fico muito orgulhoso de fazer parte de um grupo que ajudou a fomentar o esporte no Brasil”, comemorou o piloto André Azevedo, primeiro sulamericano a subir ao pódio do Rally Dakar e um dos responsáveis pela Equipe Petrobras Lubrax.

Roteiro – O Rally Dakar 2012 acontecerá entre os dias 01 e 15 de janeiro de 2012, com largada em Mar Del Plata, na Argentina, e chegada em Lima, capital do Peru, e terá aproximadamente 10 mil quilômetros de percurso. “Era o que eu esperava, após conversas com amigos da organização do Dakar que tive ao final da última edição. Eles estão querendo ampliar o número de países sul-americanos e ainda esperam um retorno das autoridades brasileiras contactadas, para avaliação do Rali Dakar passar pelo território brasileiro no futuro”, acrescentou An dré Azevedo.