Publicidade

O uso de tecnologia embarcada como ferramenta de capacita‡Æo profissional de motoristas de ve¡culos comerciais, de Nelson Kayano e Paulo Roberto Gentil, respectivamente gerente e diretor da Netz Engenharia Automotiva, ‚ um dos 182 trabalhos t‚cnicos que serÆo apresentados durante o XV Congresso e Exposi‡Æo Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que acontece a partir de ter‡a-feira, dia 21, at‚ quinta-feira, dia 23, no Transam‚rica Expo Center, em SÆo Paulo.

Na pesquisa, que ser  apresentada no dia 21, …s 17h10, os autores apresentam os resultados da aplica‡Æo de uma nova metodologia de capacita‡Æo de motoristas, por meio da tecnologia embarcada, para obter redu‡Æo de consumo de combust¡vel e dos custos de manuten‡Æo.

Segundo Kayano e Gentil, a aplica‡Æo da metodologia por frotistas de ve¡culos comerciais pode atenuar o desequil¡brio entre o n¡vel de capacita‡Æo dos motoristas e a necessidade das empresas na redu‡Æo de custos de opera‡Æo. Dividida em quatro fases (diagn¢stico da situa‡Æo atual da opera‡Æo da frota, treinamento te¢rico, treinamento pr tico e diagn¢stico da opera‡Æo ap¢s o treinamento), a metodologia faz uso de computadores de bordo, que permitem a coleta dos dados de opera‡Æo da frota ao longo de todo o processo de treinamento. Depois, ‚ realizada a an lise cr¡tica dos principais problemas de opera‡Æo, permitindo aos instrutores orientarem e corrigirem individualmente os motoristas.

Divididos em 19 temas (Aeroespacial, Chassis/Cabine, Combust¡veis e Lubrificantes, Eletroeletr“nica, Emissäes, Ensaios, GestÆo, Manufatura, Materiais, Meio Ambiente, Motores, Projetos, Qualidade e Produtividade, Ru¡dos e Vibra‡äes, Seguran‡a e Ergonomia, SuspensÆo, Tecnologia da Informa‡Æo, Transmissäes e Ve¡culos), os trabalhos t‚cnicos do Congresso SAE BRASIL refletem as atuais preocupa‡äes da ind£stria da mobilidade e a busca por solu‡äes.

Publicidade

“Os `papers` sÆo, na sua maioria, novas tecnologias ainda em fase de pesquisa que, dependendo da aplica‡Æo e da rela‡Æo custo-benef¡cio, chegam ao mercado nos pr¢ximos anos”, afirma Ronaldo Salvagni, diretor do Comitˆ T‚cnico do Congresso SAE BRASIL 2006, respons vel pela sele‡Æo dos `papers`que serÆo apresentados. A lista completa dos `papers` encontra-se no link: www.saebrasil.org.br/eventos/congresso2006/
papers/resumo/trabalhos_aceitos.asp).

Este ano, o Congresso SAE BRASIL ‚ presidido por Besaliel Botelho, vice-presidente executivo para a Am‚rica Latina da Bosch, e tem como tema central `Sustentabilidade e a Matriz Energ‚tica Mundial. Contribui‡Æo da Engenharia Brasileira`. Assim, desde o in¡cio do ano, cerca de 150 volunt rios estÆo envolvidos na organiza‡Æo do evento, que contar  ainda com atividades voltadas aos setores Aeroespacial, Acadˆmico, Caminhäes e ânibus, Ferrovi rio, Manufatura, M quinas Agr¡colas e de Constru‡Æo, Tecnologia da Informa‡Æo e Ve¡culos de Passeio.

O Congresso SAE BRASIL re£ne os mais importantes `players` do desenvolvimento tecnol¢gico automotivo e aeroespacial do Brasil. “Nesta edi‡Æo temos a oportunidade de mostrar a excelˆncia da nossa engenharia em um dos assuntos mais importantes da atualidade, foco de debate no mundo inteiro, que sÆo os combust¡veis e as fontes de energia para o futuro”, afirma Botelho.

O presidente da SAE BRASIL, engenheiro G bor J nos De k, ressalta a importƒncia desta edi‡Æo como um marco na hist¢ria da associa‡Æo. “Nos £ltimos 15 anos temos realizado o Congresso SAE BRASIL sempre com o debate de temas importantes para o desenvolvimento tecnol¢gico da ind£stria nacional e, principalmente, sob o ponto de vista do aperfei‡oamento profissional dos engenheiros brasileiros”, afirma. “Neste curto per¡odo de tempo, transformamos o uma referˆncia para a troca de informa‡äes sobre as novas tecnologias e as tendˆncias de mercado”, afirma De k.

Publicidade

SERVI€O – Data: de 21 a 23 de novembro de 2006 – Hor rios: dia 21, das 9h …s 19h; e dias 22 e 23, das 12h …s 20h30
Local: Transam‚rica Expo Center (rua Dr. M rio Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro, SP)
Como chegar: acesso pela av. das Na‡äes Unidas (Marginal Pinheiros), 18.591 – Ponte Transam‚rica.