Publicidade

Se você é uma daquelas pessoas que adora motocicletas, mas morre de medo de cair ou sofrer um acidente violento, o designer canadense, Rejean Neron, criou um conceito de macacão para motociclistas, que em caso de colisão ou acidente ele se transforma em um seguro airbag, o Safety Sphere. O Safety Sphere é um macacão de proteção comum, mas que quando o motociclista se encontra em situações de risco, ele infla se tornando uma esfera do tamanho do usuário e o encobrindo todo, como se o motorista estivesse dentro de uma grande bola laranja.

De acordo com o Technabob, a roupa infla a cinco centésimos de um segundo e enche de ar comprimido para amortecer a queda do motociclista, permitindo que ele saia ileso de qualquer acidente. A esfera é composta por duas camadas de tecido, incluindo uma camada interna composta por um material elástico muito fino e por uma camada externa feita com material de paraquedas. A bateria se conecta a uma ignição elétrica que aciona uma caixinha de nitrocelulose, fazendo com que a roupa infle em caso de impacto.

“Em um caso de colisão, os pilotos são arremessados para fora das motos, o cabo que os conecta ao acento da moto se solta, a voltagem cai e o processador de circuitos eletrônicos dentro da caixa, localizada no cinto de cada usuário, conecta a bateria de nove volts a um dispositivo na ignição elétrica armazenado na parte de trás dos macacões. Isto provoca o disparo de uma caixinha de propelente explosivo chamad o nitrocelulose, fazendo com que a roupa infle”, afirmou Neron ao Motorcycle News.

Publicidade

O designer acredita que as motos possam desempenhar um papel muito importante na redução do trânsito nas grandes cidades, mas que para isso os motociclistas precisam ter mais condições de segurança. Infelizmente, o Safety Sphere é apenas um conceito, mas Rejean Neron já está trabalhando para que sua criação comece a ser produzida e comercializada em um futuro próximo.