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Se vocĆŖ sempre sonhou em ter uma KTM aventureira e sair ‘brincando de Rally Dakar’ por aĆ­ (a marca Ć© campeĆ£ 16 vezes seguidas da competiĆ§Ć£o), talvez seus pedidos tenham sido atendidos pelo seu anjo da guarda. Ou pelos CEO’s da empresa austrĆ­aca.

HĆ” alguns dias, durante o lanƧamento das novas KTM RC 200 e RC 390 2017 na ƍndia, duas motos que ainda nĆ£o sĆ£o vendidas por aqui, assim como a nova versĆ£o das Duke’s que tambĆ©m existe na Ɓsia, mas nĆ£o no Brasil, a marca (representada no PaĆ­s pela empresa Bajaj) confirmou a produĆ§Ć£o da KTM 390 Adventure. Com a off-road que chegarĆ” ao mercado em breve, a famĆ­lia 390 estarĆ” completa na ƍndia, com a naked Duke, a sport RC e a Adventure. E a gente aqui sĆ³ com as versƵes defasadas (modelo 2015) da Duke’s 200 e 390… Que inveja, nĆ£o?

Brincar de 'Dakar'? SĆ³ se for com uma KTM 390 Adventure! Modelo terĆ” 'produĆ§Ć£o' mundial... o que pode incluir o Brasil

Brincar de ‘Dakar’? SĆ³ se for com uma KTM 390 Adventure! Modelo terĆ” ‘produĆ§Ć£o’ mundial… o que pode incluir o Brasil

SegundoĀ Rajiv Bajaj, representante da Bajaj Audo MD, o projeto de criaĆ§Ć£o do novo modelo jĆ” vem sendoĀ desenvolvido hĆ” algum tempo, e se torna viĆ”vel agora, pois a nova geraĆ§Ć£o da Duke conseguiu oferecer a flexibilidade necessĆ”ria para se construir as derivadas RC (sport) e Adventure (trail). “Depois muitas discussƵes, tem havido uma exigĆŖncia constante deste mercado em relaĆ§Ć£o ao modelo 390 Adventure, e por isso seu desenvolvimento estĆ” finalmente acontecendo”, disseĀ Amit Nandi, chefe de operaƧƵes da Bajaj. Ele tambĆ©m afirmou que o modelo serĆ” produzido na ƍndia e exportado para o mercado global.

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Sobre datas de inĆ­cio da produĆ§Ć£o e lanƧamento, atĆ© o momento, nĆ£o hĆ” dados oficiais. As especulaƧƵes sobre o lanƧamento da KTM 390 Adventure dĆ£o conta de que ele acontecerĆ”,Ā provavelmente, no SalĆ£o de MilĆ£o – EICMA 2017, que vai acontecer no mĆŖs de novembro. JĆ” seu lanƧamento na ƍndia deve acontecer no primeiro semestre de 2018, e depois em outros pontos do mercado global. ReforƧando: estas datas nĆ£o sĆ£o oficiais.

VocĆŖ nunca viu uma destas por aqui, nĆ£o Ć©? Infelizmente, a RC 390 Ć© realidade apenas em outros paĆ­ses

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Como serĆ” a trail KTM 390 Adventure

Segundo alguns sites especializados da Ɓsia e tambĆ©m nos Estados Unidos (Cycle World, por exemplo), alguns testes jĆ” foram realizados com um protĆ³tipo doĀ novo modelo, na Ɓustria, teoricamente em uma regiĆ£o prĆ³xima Ć Ā fĆ”brica. O teoricamente estĆ” na frase pois atĆ© agora tudo sĆ£o especulaƧƵes e, ainda que surjam dadosĀ praticamente incontestĆ”veis, nada pode ser afirmado com certeza atĆ© a marca se posicionar oficialmente. Os testes foram registradas por fotos da empresa MCN.

ProtĆ³tipo da KTM 390 Adventure

ProtĆ³tipo da KTM 390 Adventure

Moto foi flagrada em testes na Ɓustria, paƭs sede da KTM - Foto MCN

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Receita Duke 390

Receita Duke 390

Plataforma da Duke 390 possibilitou uma sport e uma trail. Motor Ć© o mesmo 373cc de 44cv, e suspensĆ£o WP - Foto MCN

 

Pelas imagens da nova 390 Adventure, fica claro o uso de suspensƵes altas (WP, claro), voltadas ao uso fora de estrada, e de elementos visuais que remetem Ć s motos e equipes oficiais da marca, como a dianteira bem alta. AlĆ©m de rodas 19 polegadas, a marca aproveitarĆ” a mesma plataforma que jĆ” conhecemos na Duke (e que Ć© utilizada na carenada RC 390) na KTM 390 Adventure, incluindo seu chassi em treliƧa e motor monocilĆ­ndrico de 373 cc que gera 44 cv de potĆŖncia mĆ”xima. O propulsor, entretanto, provavelmente serĆ” retrabalhado, para gerar mais torque em baixas rotaƧƵes.

Mercado global e a nova KTM no Brasil

Segundo as informaƧƵes oficiais da marca, a produĆ§Ć£o e comercializaĆ§Ć£o do novo modelo terĆ£o inĆ­cio pela ƍndia. LĆ”, a Adventure brigarĆ” diretamente com aĀ Royal Enfield Himalaya – moto trail de visual clĆ”ssico, com motor de 411 cc e 24,5 cv de potĆŖncia mĆ”xima. Em breve, ela tambĆ©m terĆ” pela frente a BMW G 310 GS e a Kawasaki Versys 300.

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KTM Duke 390 2017 tambĆ©m nĆ£o veio para o Brasil. Aqui, ao menos por enquanto, sĆ³ o modelo antigo

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No Brasil, o modeloĀ entrarĆ” (serĆ”?) no segmento das trail, onde reinam absolutas as conhecidĆ­ssimas Honda XRE 300 e Yamaha XTZ 250 TĆ©nĆ©rĆ©, em produĆ§Ć£o desde 2009 e 2010, respectivamente. De padrĆ£o superior, claramenteĀ “derivada” das irmĆ£s maiores G 800 GS e G 1200 GS, a BMW G 310 GS deve comeƧar a ser vendida aqui em breve, segundo adiantamos em novembro do ano passado, mas ainda sem um posicionamento – e data – oficial da fabricante. Cabe lembrar que a BMW Motorrad jĆ” inaugurou sua fĆ”brica no Brasil.

Obviamente Ć© cedo demais para fazer qualquer previsĆ£o de como a KTM 390 Adventure se sairĆ” no mercado nacional, atĆ© mesmo porque talvez ela nem venha para cĆ”, o que seria uma lĆ”stima para nĆ³s amantes de motos. Mas isso pode acontecer, a exemplo do que ocorreu com as pequenas esportivas RC 200 e RC 390 que nunca desembarcaram no Brasil.

Mas considerandoĀ a hipĆ³tese de que elaĀ venha, provavelmente haverĆ” a criaĆ§Ć£o de uma classe de motos trail ‘premium’ de 300cc (assim como aconteceu com as naked Kawasaki Z300, KTM Duke 390 e Yamaha MT-03, que se posicionaram acima de motos de cilindrada prĆ³xima, mas de projetos mais simples, como a Honda CB Twister e Yamaha YS 250 Fazer. Essa nova moto brigarĆ” mais com a G 310 GS do que com as Honda e Yamaha que jĆ” conhecemos por aqui.

Tanto a KTM quanto a BMW prometem ser grandes produtos e agradar pela sua tecnologia, potĆŖncia e versatilidade. A dĆŗvida que fica Ć©: e o preƧo, serĆ” competitivo? Bom, vamos dar um passo de cada vez. Por enquanto o que nos interessa Ć© a produĆ§Ć£o da moto e sua venda no mercado global. Queremos a KTM 390 Adventure no Brasil!

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Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em RelaƧƵes PĆŗblicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza