Nuda 900R: freios e suspensões mais sofisticados, além do detalhe da cor vermelha na lateral

Conheça a nova moto Husqvarna Nuda 900R

Nuda 900 e 900R: integração com a BMW fez a marca enxergar o asfalto

Nuda 900 e 900R: integração com a BMW fez a marca enxergar o asfalto

A Husqvarna tem sua história com início na Suécia em 1.903. Desde 2007 a empresa faz parte do Grupo BMW e esta integração garantiu grande evolução para as motos da marca sueca. Muitos triunfos esportivos fazem parte da história da marca sueca, que tem 82 títulos mundiais em diferentes modalidade do fora da estrada.

Nuda 900R: freios e suspensões mais sofisticados, além do detalhe da cor vermelha na lateral

Nuda 900R: freios e suspensões mais sofisticados, além do detalhe da cor vermelha na lateral

Mas nas pistas asfaltadas a Husqvarna nunca conseguiu vencer, apesar de várias tentativas lá nos anos 30 e 40. A integração ao grupo BMW permitiu que a marca aprimorasse seus produtos e criasse novos, com boas características para vencer tanto nos mercados onde disputa espaço quanto nas pistas. Em 2011, com o lançamento da Husqvarna Nuda 900 e 900R, desenvolvidas em colaboração com a BMW Motorrad, a Husqvarna voltou ao segmento de motos chamadas “street”.

Com um design bem típico, esta moto mistura conceitos de supermoto e naked, sendo eqüidistante de qualquer classificação em um segmento específico. Suas características ciclísticas proporcionam uma pilotagem rápida, com muita agilidade e esportividade, reforçada pelo motor de dois cilíndros que desenvolve 105 cv e 10 kgfm de torque. A Nuda 900 e 900R recebeu no seu lançamento em 2011 o prêmio com a maior certificação de qualidade do “Red Dot Award”, atribuído desde 1955 e é um dos prêmios mais famosos no campo de design de produto.

Nuda 900: 105 cv de 10 kgfm; potência com torque à vontade

Nuda 900: 105 cv de 10 kgfm; potência com torque à vontade

A nova versão 2012 vem agora com o opcional ABS. A Nuda 900 e Nuda 900R pesam 195 kg e isso reforça suas agilidade e as qualidades esportivas da moto. O motor é de dois cilindros desenvolvido a partir do motor da BMW F 800R, com potência de 105 hp a 8500 rpm e torque de 10 kgfm a 7000 rpm. O chassis é feito de tubos de aço em treliça, com motor integrado e fazendo parte da estrutura. A suspensão traseira tem um amortecedor Sachs / Öhlins ajustável (900R), e na dianteira tem garfo telescópico invertido também com ajustes. Os freios nas duas versões são à disco com pinças de freio Brembo radiais, com quatro pistões radiais com duplo disco de 320 milímetros. Na traseira há um disco de 265 milímetros com dois pistões Brembo.

O sistema ABS utilizado na nova Nuda 900 e 900R é o mais moderno oferecido no mercado, o novo 9MP Bosch. A nova geração de ABS é mais leve e compacta, com cerca de um kg apenas.

Novo ABS 9MP Bosch: última geração e peso mínimo

Novo ABS 9MP Bosch: última geração e peso mínimo

Este novo ABS está equipado com válvulas ajustáveis, sensores de última geração combinado com um disco de 48 dentes, que monitora automaticamente a distância entre o sensor e a roda. Além disso, um sensor detecta a pressão de travagem para a roda dianteira, de modo a identificar um eventual levantamento da roda traseira. O sistema ABS pode ser dasativado se o condutor assim o desejar.