Yamaha_XV950_5

Conheça a Yamaha XV 950 “Speed Iron”

A mais recente criação dentro do projeto Yard Built da Yamaha é uma verdadeira fera italiana: uma construção estilo Tracker com um design discreto que revela uma autêntica obra artesanal metalúrgica: Yard Built XV 950 “Speed Iron” by Moto di Ferro, uma criação do construtor italiano Marco Lugato, de Veneza.

Marco é um construtor que começou a andar de moto muito cedo, fazendo fora-de-estrada e depois começou a competir nas pistas. Após uma carreira nas competições seguida de alguns anos de aperfeiçoamento no trabalho artesanal, Marco fundou a Moto di Ferro em 2009, uma oficina de personalização para a construção das motos idealizadas por Marco.

XV 950 personalizada de série

A ideia desta moto para o Yard Built da Yamaha surgiu após um encontro na Wheels & Waves entre Marco, Shun Miyazawa (coordenador do projeto Yard Built) e Cristian Barelli, coordenador de marketing da Yamaha Motor Europe. Foi escolhida uma XV 950, que foi entregue para Marco. “Um dos aspectos mais importantes para nós ao ponderarmos um trabalho conjunto com a Moto di Ferro, foi o fato de Marco considerar que este projeto poderia não se limitar a apenas um exemplar, mas se transformar num conceito que poderia se desenvolver para muitos clientes com base na XV 950″, explica Barelli.

A XV950 “Speed Iron” procurou manter a simplicidade e a performance da XV 950, preservando suas características de pilotagem divertida e gratificante que agrada a uma gama enorme de motociclistas. O conceito da “Speed Iron” nasceu da paixão do Marco pela velocidade e ele buscou criar uma moto que mantenha os aspetos fortes no design, mas ao mesmo tempo com linhas suaves. Ele utilizou pneus largos, mas sem comprometer a facilidade de condução. As rodas são Borrani e a suspensão dianteira foi substituída pelo garfo da VMAX.

Peças feitas à mão

Foi usado um tanque de combustível em alumínio trabalhado à mão e um banco traseiro para fazer com que o peso diminuísse como complemento aos painéis laterais em alumínio feitos à mão. Os discos de freio dianteiro foram aumentados para 320mm e usufruem das pinças vindas da VMAX. O velocímetro – único instrumento – é Acewell e fornece a quantidade necessária de informações ao condutor. Marco utilizou escape Arrow e várias outras peças contribuem para complementar o visual, incluindo pedaleiras Tarozzi e transmissão LSL.2016_YAM_XV950MOTODIFERRO_EU_CUSTOM_STAT_004

Uma estrutura traseira feita à mão define a linha simples visível em toda a moto e os conjuntos ópticos diantero e traseiro são personalizados, com a lanterna integrando luz de freio e piscas, sugerindo o aspecto simples da moto. A boa notícia para os proprietários da XV 950 são os planos de Marco em tornar várias peças da construção “Speed Iron” disponíveis, para que possa criar a sua própria moto personalizada italiana ou, ainda melhor, entregar-lhe a sua XV 950 para que ele próprio realize o trabalho.

E você, gostou desta Yamaha XV 950 “Speed Iron? Veja outras reportagens de motos tunadas no Motonline clicando aqui!Separador_motos



Sidney Levy

Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.