Publicidade

Pense rápido num fabricante de velas de ignição: Lembrou de algum? Quase com certeza, se você conseguiu lembrar, podemos afirmar que você chegou a NGK. Pois é, praticamente hegemônica no Brasil (e no mundo) para este componente de todos os motores a combustão, a NGK é hoje referência na fabricação de velas de ignição e o faz de forma totalmente vertical, ou seja, tudo o que vai na vela é feito dentro da própria fábrica.

A cada quanto tempo você verifica (ou pede para o mecânico verificar) a(s) vela(s) do motor de sua moto?

Motonline realizou uma visita à fábrica da NGK em Mogi das Cruzes (SP), uma das 14 unidades fabris da NGK no mundo e a única fora do Japão que fabrica todos os itens que compõem um vela. E não são poucos e nem é assim tão simples quanto parece o processo de fabricação deste “bastão branco com fogo numa das pontas” ou simplesmente “vela”.

Claro, não vamos aqui descrever o longo e complexo processo de fabricação, mas oferecer algumas boas informações disponíveis e produzidas pela própria NGK para que você possa perceber por si mesmo a importância deste componente e os riscos que estão envolvidos para o motor de sua moto caso você simplesmente se esqueça de verificá-la e trocá-la a cada intervalo de tempo recomendado. Vamos começar por este vídeo que fala da função da vela de ignição. Veja outras informações sobre Velas de Ignição. Aproveite.

Publicidade
Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.