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Conheça o fluido de freio

Muito se ouve sobre os fluidos de freio, norma DOT, mas pouca gente sabe que al‚m de ter um padrÆo determinado pela temperatura, o fluido de freio precisa ser trocado periodicamente.

A importƒncia da troca do fluido de freio, deve-se ao fato do fluido de freio ser higrosc¢pico, ou seja, possuir a caracter¡stica de absorver a umidade existente no ar, ocasionando a diminui‡Æo do ponto de ebuli‡Æo do fluido e portanto, ficando ainda mais sujeito ao fen“meno conhecido como tamponamento. O fluido de freio ‚ um produto perec¡vel e sua composi‡Æo (estrutura) qu¡mica ‚ alterada com o passar do tempo devido ao excesso de calor e a mudan‡a brusca de temperatura

TAMPONAMENTO – Ocorre quando o calor gerado pelo atrito entre a pastilha e o disco do freio no momento da frenagem ‚ transferido para o fluido, o qual sofre aquecimento at‚ atingir o estado de ebuli‡Æo e em fun‡Æo da alta temperatura do circuito surgem bolhas de ar no sistema de freio resultando em falha no sistema e a motocicleta nÆo para.

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DOT: Department of Transportation (Departamento de transportes – EUA). Grau determinado para o ponto de ebuli‡Æo:

DOT 3 Acima de 205 §C
DOT 4 Acima de 230 §C
DOT 5 Acima de 260 §C

Como ‚ poss¡vel observar, o ponto de ebuli‡Æo do fluido de freio DOT 3 ‚ bem abaixo do ponto de ebuli‡Æo do fluido de freio DOT 4, e chegamos a conclusÆo que quando recomendado pelo Manual do Propriet rio o uso de fluido DOT 4, nunca devemos substituir por um DOT 3, o que ocasionar  uma deficiˆncia no sistema de freio, colocando em risco a vida do condutor e passageiro se for o caso.

IMPORTANTE

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Nunca reaproveite o fluido de freio;

Nunca misture o fluido de freio com caracter¡sticas diferentes – Ex: DOT, fabricante ;

A entrada de contaminantes no reservat¢rio do fluido prejudica a capacidade de frenagem;

Pe‡as pintadas, pe‡as pl sticas ou borrachas podem sofrer danos irrepar veis se houver o contato com o fluido

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MANUTEN€ÇO – Quando o fluido atingir o n¡vel m¡nimo indicado em seu reservat¢rio recomendo que seja feita as seguintes inspe‡äes: espessura da pastilha, espessura do disco de freio, e poss¡veis vazamentos no circuito. (tubula‡Æo, cilindro mestre e pin‡a).

Nota: A empresa TRW recomenda a troca do fluido de freio a cada 12 meses, ou toda vez que for fazer algum tipo de reparo, ou o que ocorrer primeiro.