Publicidade

Chegou ao fim neste domingo (3) a 2ª edição do Rally Baja Jalapão 500. A prova que começou no sábado (2) em Palmas (TO), teve 509 km e foi vencida por Tunico Maciel, piloto da Equipe Honda. Válida como 7ª e 8ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, o desfecho ficou reservado para o domingo quando foram percorridos 386 km desde São Félix do Tocantins até Palmas, a capital do Estado do Tocantins.

Gregório Caselani foi o grande vencedor da 2ª edição do Rally Baja Jalapão 500 - divulgação/VipComm

Gregório Caselani foi o grande vencedor da 2ª edição do Rally Baja Jalapão 500 – divulgação/VipComm

Na chegada foram conhecidos os campeões da 2ª edição da prova, que superaram os concorrentes e os próprios limites para conquistar o título da competição: Tunico Maciel (motos), Geison Pinheiro Belmont (quadris), Cristiano Batista/ Robledo Nicoletti (UTV) pelo Campeonato Brasileiro de Rally Baja e Gregório Caselani (motos), pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.

Foram 78 veículos entre motos, quadriciclos e UTVs que desbravaram o Parque Nacional do Jalapão, além de passar por Aparecida do Rio Negro, Lizarda e Ponte Alta; pernoitaram na cidade de São Félix do Tocantins, depois da chegada na Praia do Alecrim e, no retorno a Palmas, completaram o trajeto de aproximadamente 900 quilômetros percorridos em dois dias de disputas, sendo 608,26 quilômetros de percurso cronometrado e 288,66 quilômetros de deslocamentos.

Publicidade

LogoRallyJalapaoNas motos, Gregório Caselani cravou o melhor tempo em 7h13min39. O segundo lugar ficou com o piloto catarinense, Ricardo Martins (Yamaha), mesmo tendo vencido a etapa deste domingo. O paulista Jean Azevedo (Honda) completou o Baja Jalapão 500 na terceira posição, seguido José Hélio Rodrigues (Husqvarna) e do Ramon Sacilotti (Kawasaki).

“A prova foi bem puxada, a maior que já tinha feito com especial de 388 quilômetros no primeiro dia, com muita areia. Estava ansioso para usar a prova para um treino pro Sertões, pois este ano será o principal ponto do percurso. Consegui atravessar ileso do Jalapão e de quebra sair campeão. Estou muito feliz!”, festejou o piloto de Caxias do Sul (RS).

Já nos UTVs, Henrique Werneck Gutierrez/ André Lucas Munhoz #117, Belo Horinzonte (MG), dominaram o segundo dia de provas e foram os grandes vencedores do rali. Eles superaram Cristiano Batista/ Robledo Nicoletti, Patos de Minas/MG #127 que haviam conquistado a vitória na especial do sábado e Enrico Amarante Almeida/ Alvaro Amarante Almeida #129, Luziânia, Bike Box/Can-Am/Turbo, que completaram em segundo e terceiro, respectivamente.

UTV #117 de Henrique Werneck Gutierrez/ André Lucas Munhoz, BH/MG - foto: Doni Castilho/DFotos

UTV #117 de Henrique Werneck Gutierrez/ André Lucas Munhoz, BH/MG – foto: Doni Castilho/DFotos

Publicidade

Nos quadris, Geison Pinheiro Belmont, de Niterói/RJ, foi o piloto que melhor se comportou e manteve a regularidade ao longo do trajeto. Ele venceu o primeiro dia de disputas válido para o Baja e comemorou o título inédito, com o público palmense. A prova mais longa da modalidade Baja em um dia (sábado), com mais de 500 quilômetros de percurso, surpreendeu a todos e se fixa no calendário do off-road nacional.

Nos quadriciclos o campeão foi Geison Pinheiro Belmont - foto: Gustavo Epifanio/DFotos

Nos quadriciclos o campeão foi Geison Pinheiro Belmont – foto: Gustavo Epifanio/DFotos

Resultado Acumulado (soma dos dois dias da competição)

MOTOS
1º) #5 Gregório Caselani, Caxias do Sul/RS, Honda Mobil de Rally, SProduction, 7h13min39
2º) #2 Ricardo Martins, Palhoça/SC, Yamaha/Rinaldi Rally Team, Prod. Aberta, 7h14min31
3º) #1 Jean Azevedo, São José dos Campos/SP, Honda Mobil, SProduction, 7h25min47
4º) #8 José Hélio Rodrigues Filho, São Paulo/SP, Husqvarna, SProduction, 7h38min38
5º) #3 Ramon Sacilotti, São José dos Campos/SP, Kawasaki Rinaldi,SProduction, 7h46min06

Publicidade

UTV
1º) #117 Henrique Werneck Gutierrez/ André Lucas Munhoz, BH/MG, Ioda, Yamanha, SProduction, 08h08min06
2º) #127 Cristiano Batista/ Robledo Nicoletti, Patos de Minas/MG, Transmáquinas Racing, SProduction, 08h10min38
3º) #129 Enrico Amarante Almeida/ Alvaro Amarante Almeida, Luziânia, Bike Box – Can-Am, Turbo, 08h37min40
4º) #106 Leandro Torres/ Idali Bosse, São Paulo/SP, Torres Racing / Brasil Off Road, Pró, 8h55min34
5º) #109 Daniel Costa, Conceição do Mato Dentro/MG, Yoda Racing, SProduction, 9h10min15

QUADRICICLO (Baja)
1º) #51 Geison Pinheiro Belmont, Niterói/RJ, Meikon Rally Team, 5h37min32
2º) #50 Jérémy Dubois, Taubaté/SP, SAT Racing, 10h30min00

Separador_motos

Fonte: Sig Comunicação

 

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.