Publicidade

O estado de Minas Gerais pode até não ter praia, mas esconde um paraíso chamado Capitólio. Distante cerca de 300 quilômetros da capital Belo Horizonte, o município – de menos de dez mil habitantes – guarda a Lagoa de Capitólio, um afluente do imponente Rio Grande e um verdadeiro pedaço do Céu, com águas claras envoltas por rochas. Para dar um tempero à viagem, uma HD Deluxe.

 

A jornalista Eliana Malizia nos guia por mais uma viagem. Desta vez, com uma HD Deluxe para Capitólio, em Minas Gerais

A jornalista Eliana Malizia nos guia por mais uma viagem. Desta vez, com uma HD Deluxe para Capitólio, em Minas Gerais

Quem nos guia nesta viagem de moto, a bordo de uma Harley-Davidson Deluxe, é a motociclista Eliana Malizia, piloto de testes de motos, repórter de mototurismo e lifestyle. Hoje seu escritório é tanto na pista quanto na estrada, desde que em cima de uma moto. Ela cursou fotojornalismo e Educação Física, fez MBA em Marketing e cursos extensivos em Los Angeles e também já passou por revistas especializadas, sites, e jornais. Hoje, relata suas histórias de viagens e reconhecimento profissional no seu site pessoal, o Acelerada.

Publicidade

Desbravando o paraíso Capitólio com uma HD Deluxe – Por Eliana Malizia

Domingo de sol, bem cedo, mala pronta. Subi na Harley-Davidson Deluxe e parti para mais uma aventura ‘daquelas’. O destino da vez? Conhecer o “mar de Minas”, em Capitólio, Minas Gerais. Saindo da capital de São Paulo, segui para a Rodovia dos Bandeirantes, no sentido das cidades de Jundiaí, Jaguariúna, Mococa, Passos e, por fim, Capitólio. As estradas estavam bem tranquilas durante toda a viagem, e em ótimas condições. Foram 450 km, percorridos em 7 horas – mesmo com algumas paradas para abastecer, tirar fotos e almoçar.

capitolio-deluxe-6

As melhores paradas

Aliás, a minha melhor parada foi em uma estradinha vicinal que arrisquei explorar. Assim que passei por São Sebastião do Paraíso, um caminho de terra me apareceu! Ah, eu não pensei duas vezes e entrei nele, mesmo sabendo que estaria saindo um pouco da rota. Estradinha deserta e perfeita para descansar um pouco da tensão e da atenção tão exigentes da rodovia, pude curtir o som dos pássaros, os perfumes da natureza. Fiquei ali, parada, por uns 30 minutos.

Dica da Eliana: nunca tenha pressa de chegar ao destino final! O caminho e a viagem fazem parte da aventura. É sempre incrível conhecer novos lugares que não estavam no roteiro original

Publicidade
Ás vezes, uma pequena estradinha de terra pode render as melhores fotos de uma viagem de moto

Ás vezes, uma pequena estradinha de terra pode render as melhores fotos de uma viagem de moto

Outro ponto alto da viagem foi o momento em que atravessei a divisa de São Paulo com Minas Gerais. Naquele momento, voou em minha direção uma “chuva” de borboletas amarelas. Para mim, foi uma ótima maneira da Natureza me dizer “bem-vinda à Minas Gerais”; e ficou claro que presenciaria muita vida e muita cor por todo canto que eu percorresse dali para frente.

Quase chegando em Capitólio, avistei um verde de cor intensa, bem no fim do horizonte. Fui me aproximando e, quando consegui avistar mais de perto, a grande surpresa: era a cor do “mar de Minas”, a represa artificial maior e mais limpa do mundo! O contraste da estrada com a cor da água forma um desenho lindo, que mais parece a pintura de um quadro, ou até mesmo um grande cenário. Impressionante!

Hora do almoço

Muita gente me deu a dica e eu não pude deixar de parar, ali na estrada mesmo, a poucos quilômetros de Capitólio, no Restaurante do Rio Turvo, de frente para o “mar”. O que me assustou um pouco foi a fila e o movimento. Mas como estava sozinha, logo consegui sentar. Pedi um peixe delicioso, uma tilápia enrolada no bacon, com brócolis, purê de batata e molho de abacaxi com pimenta. Ma-ra-vi-lho-sa! O prato servia duas ou até três pessoas e, por isso, não dei conta dele inteiro. Pedi para embrulhar e dei para um hippie que vendia bijuterias na frente do restaurante.

Publicidade
Um cartão postal para a Harley-Davidson Deluxe

Um cartão postal para a Harley-Davidson Deluxe

O role clichê no centrinho

Dei um rolê no centro da cidade, bem pequenino e com uma charmosa igreja matriz, chamada Igreja de São Sebastião. Também aproveitei para clicar a arquitetura da região e ainda fiz amizade com alguns cachorrinhos de rua. Aqueles típicos de porta de igreja, sabe? Segui do centro até o início da “estrada do Dique” para chegar na pousada. Esta é uma estrada de cascalho…. É, meu amigo, eu gosto destas aventuras. Foram apenas 13 km, sem problema algum. Talvez por fazer muito isso com moto custom, hoje já tenho certa facilidade. E, sim, é possível pilotar motos custom na terra. O único problema é o risco de pegar chuva! Se isso acontecer, a lama dificulta muito a pilotagem! Então, eu sempre alerto: dá para ir, sim. Mas na chuva não me atrevo.

Passeios imperdíveis

Escolhi me hospedar no Solar Dona Dora, por ter ótimo custo e por ser a pousada mais bem localizada: de frente para a represa. Foi possível reservar a lancha que me pegou na pousada mesmo. E nem pense em ir a Capitólio e não fazer os passeios de lancha, hein?

Distante centenas de quilômetros do mar, Capitólio é um oásis no coração de Minas

Distante centenas de quilômetros do mar, Capitólio é um oásis no coração de Minas

O pôr do sol da pousada é algo indescritível! Fiquei na piscina com vista para represa, onde o sol se despede. Por tudo isso, não tem como indicar outra pousada. A minha escolha foi um palpite certeiro. Da pousada também é fácil ir até o Morro do Chapéu. Trata-se de um mirante natural, a 1.293 metros de altitude, e de onde se pode avistar boa parte do Lago de Furnas e também algumas cidades. O morro é formado por uma chapada e tem uma capelinha charmosa com a imagem de Nossa Senhora dos Desamparados. Mas o mais curioso foi encontrar muros de pedras construídos no início do século passado.

Os três dias na pousada se passaram sem que eu nem ligasse a Harley. Deixei a moto estacionada e fiz todos passeios a pé ou de lancha. É bem bacana para descansar e curtir a aventura um pouco livre dos equipamentos de motos (jaqueta, capacete, luvas, mochila etc.), já que fazia muito calor.

O Faber foi o meu barqueiro. Foi ele que me levou em um passeio pelo lago de Furnas, com direito a paradas em Cachoerinha, Lagoa Azul e na Cachoeira do Canyon. Fiquei impressionada com a cor da água e pensei, “por que não vim antes para este lugar? Tão lindo e tão perto de Sampa”. Até a volta do passeio foi mágica: já estava escuro, a lua iluminando a represa, o vento da lancha, a música boa… Um dia de lancha é suficiente para conhecer todas as atrações. Aproveite o restante dos dias para conhecer o Morro do Chapéu e curtir a Pousada, rede, praticar stand-up paddle.

Hora de voltar e conhecer mais atrações

Quarta-feira cedinho, arrumei a minha mala e subi na moto novamente, com destino a São Paulo. Porém, na volta, fiz mais algumas paradas que são obrigatórias!

Mirante do Canyon de Furnas

Sem dúvida, o role mais procurado e o lugar mais exuberante que eu conheci durante o passeio de lancha. Vale também conhecer lá de cima do cânion, que são aqueles enormes paredões, com mais de 20 metros de altura. É uma imensidão de paisagem, daquelas que não cabem no ângulo da lente fotográfica, saca?

Como chegar: pegue a estrada que sai de Capitólio em direção à MG-050. São cerca de 30 km de estrada sentido São Paulo. Na estrada, você encontra umas tendas, barracas e um movimento de carro. Ali existe uma trilhinha de poucos metros e, logo em seguida, você terá uma das vistas mais lindas que já viu no mundo.

Paraíso Perdido

Mais uns 10 km á frente do mirante, você verá a placa apontando o Paraíso Perdido. São 18 piscinas naturais e oito quedas d’água em pedras de quartzito branco. Outro lugar que vale a pena ir fica ao lado destas últimas paradas que fiz. É a Trilha do Sol. Mas esta, infelizmente, não consegui ir.

deluxe-capitolio-6

Fechando a conta

O que falar de Capitólio? Gostei tanto que, dias depois, ainda acordava pensando em todos detalhes da minha viagem. A delícia de pilotar a Harley-Davidson Deluxe, as pessoas que conheci, os lugares por onde passei, a comida que provei, a cor da água em que mergulhei, o pôr do sol de frente para a pousada, os gigantes cânions… É muita coisa boa em um lugar só… E você? Está esperando o que para ir para o Mar de Minas também?

Onde Ficar?

Pousada Solar Dona Dora

Onde comer?

Rio do Turvo

Kanto da Ilha: Super charmoso, é outro lugar que é possível apreciar um lindo pôr do sol, a comida é requintada, e acompanhada de cerveja Scarpas (artesanal feita no local), fica melhor ainda. PS: fui de barco, para poder provar a cerveja.

Separador_motos