Publicidade

Corpo da mensagem:
Olá, segue abaixo minha dúvida:
Tenho uma Bandit 650 e meu pneu furou. Estava esvaziando bem devagar, fui no borracheiro e coloquei o famoso “macarrão”. Esse produto é recomendado para moto ou é preciso trocar o pneu? Meu pneu esta com meia vida, da para rodar mais uns 10 mil.

Michelin aprova reparo com plug especial nos pneus de baixa e média velocidade apenas

Michelin aprova reparo com plug especial nos pneus de baixa e média velocidade apenas

R: Daniel,
Se você for levar em conta a recomendação dos fabricantes de pneus precisa trocar sim, mas repare:
O fato é que para as altas velocidades para que o pneu foi desenvolvido (veja o código correspondente na lateral do pneu) o conserto não suporta as forças provenientes da força centrífuga na banda de rodagem. O fabricante Michelin recomenda:
“Vale lembrar que pneus 2R com Índice de Performance “W”, não aceitam nenhum tipo de reparação em suas carcaças, seja na Banda de Rodagem ou nos flancos. Ou seja, qualquer perfuração atravessando a carcaça, inutilizará permanentemente o pneu”.

Porém, dependendo do uso que você der, esse conserto pode durar até o fim da vida útil do pneu. Se você mantiver as velocidades normais e o conserto estiver bem feito (deve haver uma massa maior na parte interna do pneu para formar um tipo de rebite, que não saia com o ar) ele deve suportar sem maiores problemas.
Outra possibilidade é colocar a chamada vacina de pneu, que pode ser encontrada nas boas lojas de moto peças. Ela forma uma rede de fibra de vidro dentro do furo agregada por uma resina verde. Não atrapalha o balanceamento da roda e veda os pequenos furos como esse seu. Para usar esse recurso você deve retirar o tal “macarrão”.
Atenção é importante, saiba que as características originais em que a fábrica garante não existem mais. Na verdade, a segurança é uma atitude e uma postura sua e tenha consciência de que o conserto lhe oferece a segurança necessária, nas suas condições de uso.  Abraços

Publicidade

Obs.: Para facilitar a discussão sobre esse assunto, criamos um tópico no fórum para os motonliners. Clique aqui para acessar o tópico.