Foto: Farol da Lander: nÆo mexa!

Consultor Técnico

Foto: Farol da Lander: nÆo mexa!

Foto: Farol da Lander: nÆo mexa!

Os leitores mais atentos j  perceberam que conquistamos mais um importante colaborador, especializado em questäes t‚cnicas. Trata-se do instrutor, professor de mecƒnica e profissional altamente capacitado, Biagio Ferrari, que tem nome de carro, mas ‚ fan tico mesmo por motos! As cartas com d£vidas t‚cnicas serÆo respondidas pelo Biagio que tamb‚m conhece tudo sobre as motos nacionais! Al‚m de ajudar a desafogar a quantidade imensa de cartas que recebo diariamente, Biagio tem uma cole‡Æo de manuais t‚cnicos e vocˆs podem encher a paciˆncia dele com as perguntas mais cabeludas! Vcs sabem que tudo que se refere … cabelo eu nÆo sou muito especializado. Boa leitura!

Luz
Minha d£vida ‚ se posso colocar uma lampada crystal vision 55/60w da Philips na minha Lander sem precisar fazer nenhuma altera‡Æo. Ela precisa de uma alimenta‡Æo maior ou serviria assim mesmo?
Diego – SÆo Luis – MA
Ol  Diego, em hip¢tese alguma modifique as caracter¡sticas do sistema el‚trico da motocicleta, principalmente em se tratando de uma motocicleta com inje‡Æo eletr“nica onde certamente prejudicar  o seu sistema .

Na mÆo
Tenho uma Bros 125 2004 comprada 0km, e essa semana ela me deixou na mÆo pela primeira vez. Seguinte: de dia tava um calor infernal aqui, coisa de 41 graus com sensa‡Æo t‚rmica de uns 46, a¡ de noite deixei a bixinha (moto) no estacionamento do meu trabalho, s¢ que o estacionamento ‚ aberto. EntÆo caiu aquele p‚-d gua, aquela super-chuva que nÆo te deixa nem ver o pr‚dio da frente, com direito a relƒmpagos de mais de 3 segundos cont¡nuos. Minha moto ficou mais de 3h nessas condi‡äes, quando fui tentar sair com ela, a moto ligava mas quando eu acelerava ela “morria”. Mesmo eu acelerando de levinho, com afogador ligado, sem afogador, ela morria … m¡nima acelera‡Æo. Ela ligava normal, s¢ nÆo podia acelerar. EntÆo, liguei ela, e fui na rota‡ao de marcha lenta (sem acelerar nada) em primeira marcha at‚ o posto mais pr¢ximo. Coloquei gasolina ADITIVADA, e nada. Retirei o filtro de ar, chequei os respiros que j  estavam cortados em diagonal e nada, continuava a morrer quando acelerava. Limpei a vela, e nada. Como ela estava com 15026km, resolvi deix -la no posto e no dia seguinte mandei-a pra revisÆo. Como na revisÆo os caras mexem em tudo mesmo, ela voltou boazinha. Agora, gostaria de saber: O QUE HOUVE COM MINHA MOTO?
Guilherme – JoÆo Pessoa, PB
Ol  Guilherme, um detalhe que observei, embora tenha verificado a vela, vocˆ nÆo inspecionou o terminal supressivo (cachimbo) da vela. O terminal supressivo faz a perfeita conexÆo entre o cabo de alta tensÆo e a vela de Igni‡Æo. Embora a vela estivesse em bom estado, deveria ter verificado a existˆncia de  gua no terminal supressivo tamb‚m. Os modelos mais atuais usam resistores de 5 a 10 KΩ de resistˆncia.

Grande
oi tenho 1,84 m de altura e quero saber se eu aumentar a suspensao traseira de minha cg150 titan influencia na pilotagem ou na durabilidade do amortecedor,peso 75 kg.
Marcello – juazeiro,bahia
Na suspensÆo traseira vocˆ poder  ajustar a pr‚-carga da mola, ‚ necess rio uma ferramenta adequada e basta girar o ajustador (localizado na suspensÆo) at‚ obter a regulagem desejada, este ajuste dever  ser feito por igual nas duas suspensäes. Vale lembrar que este ajuste ‚ feito de acordo com o seu gosto e sua utiliza‡Æo e nÆo prejudicar  a vida £til do amortecedor, pois estamos apenas modificando a pr‚-carga da mola, ou seja, a sua atua‡Æo.

CDi
Fale-nos por favor um pouco sobre o cdi, tenho uma falcon 2001, e percebo que at‚ os 7 mil rpm ela sobe que nem um aviÆo, depois nÆo sobe + alem dos 8 mil rpm (faixa vermelha) ser  pelo cdi, e porque motos menores como a tw tem uma faixa de rota‡Æo + longa.. quando passar perto de marilia nÆo se esque‡a de curtir os buracos da br 153.
LUCAS – OCAU€U, SP
Para preservar o motor o fabricante limita a sua rota‡Æo atrav‚s do C.D.I. Al‚m disto, a fun‡Æo de todo o conjunto do CDI ‚ gerar a fa¡sca no momento apropriado. NÆo necessariamente motos menores tˆm a rota‡Æo mais longa. Acontece que a caracter¡stica de motos com motores monocil¡ndricos ‚ de terem torque em baixa para m‚dia rota‡Æo fazendo com que cheguem, no caso de sua Falcon, at‚ os 7.000 rpm como um aviÆo e depois cessam !

Parada
Minha moto ficou parada por mais de 2 meses e agora nÆo consigo lig -la. Tirei o carburador e fiz uma limpeza completa, mas sem resultados, o que devo fazer agora ? Percebi que a vela nÆo d  centelha, pode ser vela queimada ou o chicote do cachimbo nÆo est  dando centelha?
Murilo – Cataguases, MG
Existem alguns cuidados que devemos ter ao armazenar a motocicleta por um longo per¡odo. Provavelmente vocˆ nÆo drenou o carburador e o tanque de combust¡vel e tamb‚m nÆo pulverizou ¢leo no interior destes e nem desativou a bateria. Um problema cl ssico que ocorre neste tipo de caso, ‚ que o registro de combust¡vel (torneira) fica aberto (posi‡Æo “ON”) permitindo a passagem da gasolina para o carburador. Dentro do carburador, a v lvula, respons vel por permitir a passagem de gasolina para o carburador fica travada devido a “borra” formada pela gasolina parada por um longo per¡odo. Consequentemente, a gasolina do tanque passa indevidamente para o carburador e do carburador vai para o cilindro se transformando numa borra, podendo at‚ travar o pistÆo. Vocˆ dever  limpar todo o sistema de combust¡vel da sua motocicleta al‚m de trocar o combust¡vel, o sistema de igni‡Æo deve ser inspecionado, principalmente a bateria que dever  ter 12,8 V ou mais (utilizar ferramenta especial para medir – mult¡metro).

Gasolina
Estou com uma duvida sobre gasolina olha s¢ quando o sol est  muito quente o tanque fica fervendo como a gasolina evapora eu queria saber se tem como ela evaporar dentro do tanque fechado.
Alexsandro – Nova Friburgo
Al‚m de vedar a entrada do tanque, a tampa de combust¡vel admite ar, permitindo uma varia‡Æo volum‚trica no interior do tanque (respiro) por isto a gasolina desce, por‚m, este mesmo sistema de respiro evita o vazamento de gasolina, ele atua, portanto, como uma v lvula.

Pneus
Estou pensando na compra duma CB 450 que est  com os pneus um tanto quanto carecas. tenho uma Fazer 250, gosto muito dos pneus Sport damon da pirelli. Seria uma boa escolha para a CB? Existe a medida? se nÆo, qual v. exa. recomendaria?
Thiago – Belo Horizonte
SÆo medidas diferentes, por‚m, no site do fabricante ‚ poss¡vel verificar todas as dimensäes dispon¡veis para o modelo Sport Demon.

Kit
Comprei uma xtz 125 , muito boa moto, leve e economica , gostaria de saber se aqueles kits que aumentÆo a potencia da moto estragam o motor ou alguma coisa parecida, pois estoui querendo colocar um desses kits que aumentam de 125 para 176. Por favor me responda.
Eduardo – Guarulhos, SP
Ol  Eduardo, eu nÆo recomendo este tipo de altera‡Æo, pois o motor nÆo foi projetado para este novo tipo de esfor‡o. Uma coisa ‚ certa, embora seu motor ganhe um pouco de torque e potˆncia sua motocicleta consumir  mais.

Cartas T‚cnicas respondidas por Biagio Ferrari, instrutor t‚cnico de motocicletas.