Publicidade

Consumidor, preste atenção: os plugues e tomadas vão mudar

Os plugues e tomadas que os consumidores estÆo acostumados a ver em casa vÆo mudar.

Os plugues e tomadas serÆo padronizados em um £nico tipo, diferentemente da variedade existente hoje (redondos, chatos, tomadas de dois ou trˆs orif¡cios…). Com isso espera-se que os consumidores tenham mais seguran‡a em rela‡Æo …s suas instala‡äes el‚tricas.

A Resolu‡Æo n§ 11, de 20/12/2006 do Conselho Nacional de Metrologia, Normaliza‡Æo e Qualidade Industrial (CONMETRO) estabeleceu os prazos para a mudan‡a do padrÆo brasileiro de plugues e tomadas, tornando a NBR 14136/2002 obrigat¢ria sobre esses produtos.

Publicidade

A certifica‡Æo e o padrÆo dos plugues e tomadas come‡aram no in¡cio dos anos 1980, com a certifica‡Æo volunt ria dos produtos. Desde 2000 a certifica‡Æo passou a ser compuls¢ria, ou seja, todos os produtos deveriam seguir as normas t‚cnicas vigentes1 a partir de determinado prazo e j  se previa a atual padroniza‡Æo.

Mas o consumidor nÆo precisa se preocupar, o processo de mudan‡a ser  longo e ter  v rias etapas, de forma que as pessoas possam ir se adaptando sem maiores problemas, leiam mais detalhes no link.