Publicidade

Sertoes2014_logo

Faltam menos de dez dias para o início da 23ª edição do Rally dos Sertões. A principal prova de rali do país começa em 1º de agosto, no Autódromo Internacional de Goiânia (GO), e vai até o dia 8, com chegada inédita na Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). A competição passará por quatro estados e oito cidades, que incluem também Rio Verde (GO), Itumbiara (GO), São Simão (GO), Três Lagoas (MS), Euclides da Cunha Paulista (SP) e Umuarama (PR). Toda a caravana do evento (organização, pilotos, equipes e imprensa) deve reunir neste ano cerca de 1.500 pessoas.

Divididos em quatro categorias – Motos, Carros, Quadriciclos e UTVs, 183 participantes vão encarar a disputa de 2.875,79 quilômetros de percurso total, sendo 1.508,60 de trechos cronometrados (especiais). A prova, que é válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country, terá um percurso rápido, disputado em piso predominante de cascalho e piçarra, com passagens por serras e canaviais.

O Autódromo Internacional de Goiânia será a base do evento nos dias que antecedem a largada. Esta será a 13ª vez que a competição tem início na capital goiana. As atividades começam a partir de 29 de julho, quarta-feira, com a abertura da área de box. No sábado (1), será realizado o Prólogo, disputa que define a ordem de largada da prova, em 1.600 metros da pista do próprio circuito.

Publicidade
Rally dos Sertões: vai começar a maior festa off road do Brasil - foto: Jonne Roriz

Rally dos Sertões: vai começar a maior festa off road do Brasil – foto: Jonne Roriz

Detalhes do percurso do Rally dos Sertões 2015:

1ª etapa – 02/08
Percurso: Goiânia (GO) – Rio Verde (GO)
Deslocamento inicial: 50,84 km
Trecho cronometrado: 205,74 km
Deslocamento final: 104,56 km
Total do dia: 361,14 km

A especial começa em estradas de fazendas com muitas lombas e mata-burros. O trecho é bem sinuoso numa região montanhosa com travessias de pequenos riachos. O piso predominante é o cascalho e a piçarra. Será uma prova de média velocidade com poucas retas longas.

Publicidade

2ª etapa – 03/08
Percurso: Rio Verde (GO) – Itumbiara (GO)
Deslocamento inicial: 28,22 km
Trecho cronometrado: 156,73 km
Deslocamento final: 150,02 km
Total: 334,97 km

A prova entra em uma zona agrícola, cruzando fazendas e plantações de milho. O percurso conta com muitas lombas e lombadas em um trecho bem travado e sinuoso. Após a subida de uma pequena serra, a prova fica bem rápida com longas retas e curvas de alta. Na parte final, os competidores voltam para estradas menores com lombadas grandes. Nos últimos três quilômetros, haverá descida de uma serra muito estreita e sinuosa. O piso predominante continua sendo de cascalho, piçarra e poucas pedras.

3ª etapa – 04/08
Percurso: Itumbiara (GO) – São Simão (GO)
Deslocamento inicial: 143 km
Trecho cronometrado: 295,05 km
Deslocamento final: 65,32 km
Total do dia: 503,37 km

Esta etapa começa subindo uma serra muito estreita e sinuosa, seguindo por estradas com lombas e lombadas de todos os tamanhos. A prova fica travada e sinuosa com pequenos trechos de Trial e volta para uma área agrícola onde a velocidade aumenta relativamente. Serão contornadas grandes lavouras de cana-de-açúcar com um piso misto de piçarra e areia. A especial segue em estradas menores de cascalho até o final.

Publicidade

4ª etapa – 05/08
Percurso: São Simão (GO) – Três Lagoas (MS)
Deslocamento inicial: 147,13 km
Trecho cronometrado: 240,06 km
Deslocamento final: 39,59 km
Total do dia: 426,78 km

O Rally dos Sertões deixa o estado de Goiás e entra no Mato Grosso do Sul, que pela primeira vez faz parte do roteiro. A etapa começa em estradas de piçarra e cascalho em uma região com muitos mata-burros, lombas e lombadas. A prova atravessa uma região canavieira e segue por estradas de fazenda com pequenos trechos de trial. Os competidores entram em uma região de reflorestamento com um piso arenoso e assim segue até o final da especial. Nesta etapa, haverá todos os tipos de piso: cascalho, piçarra e areia.

5ª etapa – 06/08
Percurso: Maratona – Três Lagoas (MS) – Euclides da Cunha Paulista (SP)
Deslocamento inicial: 142,06 km
Trecho cronometrado: 291,16 km
Deslocamento final: 154,04 km
Total do dia: 587,26 km

Logo no início dessa especial, muitas lombas e lombadas seguindo por estradas estreitas com longas retas. O piso predominante continua sendo de piçarra com pequenos trechos de areia. Nos últimos 40 quilômetros, a prova fica sinuosa e rápida e segue em um piso arenoso até o final da especial.

6ª etapa – 07/08
Percurso: Euclides da Cunha Paulista (SP) – Umuarama (PR)
Deslocamento inicial: 26,96 km
Trecho cronometrado: 199,32 km
Deslocamento final: 89,84 km
Total do dia: 316,12 km

Após uma travessia de balsa, o rali entra pela primeira vez no estado do Paraná. A especial começa em uma região canavieira bem travada e sinuosa, exigindo muita concentração e navegação. Piso de terra vermelha e trechos arenosos alternados predominam nessa etapa. A prova segue por estradas menores com muitas retas e lombas. Na última parte, o trecho volta a ficar travado e sinuoso, entrando novamente em canaviais. Daí, os competidores seguem por longas retas até o final da especial.

7ª etapa – 08/08
Percurso: Umuarama (PR) – Foz do Iguaçu (PR)
Deslocamento inicial: 200,56 km
Trecho cronometrado: 120,54 km
Deslocamento final: 25,05 km
Total do dia: 346,15 km

Após um longo deslocamento por rodovias, cruzando belas cidades do Paraná, o Rally dos Sertões chega à última especial da prova. Começa em estilo de WRC (Campeonato Mundial de Rally). Rápida com trechos sinuosos, em um piso de cascalho bem escorregadio e traiçoeiro, alternando com trechos de terra vermelha. Os competidores entram em uma zona agrícola, cruzando pequenas propriedades e passando por trechos calçados com pedras. É sem dúvida a especial mais rápida do rali. Na última parte, a prova volta a ficar sinuosa em estradas de terra vermelha, seguindo assim até o final em Foz do Iguaçu.

RallySertoes_roteiro_09_04

Separador_motos

ITAIPU RECEBE INÉDITA CHEGADA DO RALLY DOS SERTÕES 2015

A Itaipu Binacional, localizada em Foz do Iguaçu (PR), recebe no dia 8 de agosto a chegada da 23ª edição do Rally dos Sertões. A principal prova de rali do Brasil. Situada no Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai, a hidrelétrica, um dos pontos turísticos mais visitados na Terra das Cataratas, fará parte do cenário de encerramento da competição. Nos últimos 37 anos, Itaipu contou com mais de 19 milhões de visitantes de 197 países.

Usina Hidoelétrica de Itaipu - divulgação

Usina Hidrelétrica de Itaipu, ponto de chegada do Rally dos Sertões 2015 – divulgação

A rampa por onde pilotos e navegadores passarão após os sete dias de disputa será montada no Mirante do Vertedouro, próximo do sistema de comportas que escoa a água em excesso do reservatório. “Itaipu tem sido palco de grandes eventos esportivos nacionais e internacionais. Recebemos a abertura dos X-Games, os mundiais de canoagem slalom e rafting, o Ironman 70.3, a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu e, agora, o Rally dos Sertões. É uma honra receber esse evento aqui na usina. Esperamos que chova muito na bacia do Rio Paraná, para que o vertedouro esteja aberto e abrilhante ainda mais o dia do evento”, diz Gilmar Piolla, superintendente de comunicação social da Itaipu Binacional.

“Será um visual incrível, totalmente diferente das outras edições do Rally dos Sertões. Para quem já conhece o local será uma oportunidade de rever as belezas da usina. Para quem nunca esteve em Itaipu, a chegada do evento será um grande passeio”, ressalta Sabrina Proença, responsável pelo departamento de competições da Dunas Race, organizadora da prova.

A previsão é que os primeiros competidores cheguem a Itaipu a partir das 12h. O evento vai até às 18h. Haverá transporte para público do Centro de Recepção de Visitantes (CRV) de Itaipu até o Mirante do Vertedouro, local da rampa. A cerimônia de premiação e a festa de encerramento serão realizadas na Ono Music Hall, a partir das 20h30. A entrada é gratuita para todos os integrantes da caravana do rali. Mulheres também não pagam. Para os demais, o convite custa R$ 20,00.

Sobre a Usina de Itaipu: Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável. A hidrelétrica produziu, desde 1984, mais de 2,2 bilhões de MWh e é responsável pelo abastecimento de cerca de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai.

Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai. Em sua visão de futuro, a empresa pretende chegar a 2020 como a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional.

Separador_motos