Controle de emissão de motocicletas em vigor

Desde o dia 1§ de janeiro est  em vigor o Promot- Programa de Controle de Polui‡Æo por Motocicletas e Ve¡culos Similares que controla a emissÆo de poluentes por ve¡culos de duas rodas.

O programa se assemelha ao Proconve- Programa de Controle da Polui‡Æo do Ar por Ve¡culos Automotores que come‡ou em 1986 e se estender  pelo menos at‚ 2012, em v rias etapas e j  reduziu a emissÆo de poluentes como hidrocarbonetos e mon¢xido de carbono em mais de 90%.

De acordo com o gerente do Departamento de Tecnologia de Emissäes de Ve¡culos da Cetesb, Manoel Paulo de Toledo, o Promot foi amplamente discutido com representantes de todas as  reas inclusindo os fabricantes, valendo s¢ para motos novas em tem trˆs etapas.

A primeira estabeleceu a regulagem nos modelos novos de motocicletas com limites f ceis de serem atingidos para que todas as fabricantes tenham capacidade de se adequar. A segunda etapa come‡ar  em 1§ de janeiro de 2005, com limites mais rigorosos para modelos produzidos a partir dessa data, envolvendo mudan‡as nas configura‡Æo de motor e nos sistemas de alimenta‡Æo, transmissÆo e exaustÆo.

A Cetesb ‚ encarregada de fiscalizar se os fabricantes estÆo obedecendo aos limites de emissÆo, por meio de um ensaio com as motocicletas. Normalmente os t‚cnicos da Cetesb vÆo aos laborat¢rios dos fabricantes para os testes ou para checar se as avalia‡äes feitas pelas empresas estÆo de acordo com a legisla‡Æo. A Cetesb come‡ar  a constru‡Æo de um laborat¢rio para a realiza‡Æo dos testes.

Segundo a Yamaha, uma das principais novidades de sua linha 2003 ‚ o Air Induction System, um dispositivo formado por diafragmas e v lvulas interligados com o carburador, filtro de ar e cabe‡ote que contribui para a emissÆo de gases com baixos ¡ndices de poluentes. Conforme a empresa, os modelos YBR e XTZ 125, TDM e XT 225 e o nova Drag Star 650, j  estÆo dentro das normas. Para a Crypton 105 bastou recalibrar o carburador.

A Honda fez algumas altera‡äes nas v lvulas do modelos CBX 250 Twister, XR 250 Tornado, NX 400 Falcon e VT 600 C Shadow para melhorar a queima de combust¡vel. A Suzuki informou que todas as motocicletas … venda no Brasil j  estavam sendo produzidas em conformidade com o novo programa, antes mesmo que ele vigorasse, porque a matriz no JapÆo, trabalha tendo em vista o mercado global.

A Kasinski informou que todas as altera‡äes solicitadas pelo Conama j  foram aplicadas. E segundo a Agrale, as motos que importa da Europa j  estÆo de acordo com as especifica‡äes adotadas no Brasil.

A BMW introduziu nos modelos importados R1100 S, R1150 R, R1150 GS, R1150 RS e R1150 RT duas velas por cilindro nos modelos 2003/2003. Segundo a BMW, essa mudan‡a melhorar  a estabilidade e a queima em todas as rota‡äes, at‚ mesmo em condi‡äes desfavor veis. De qualquer forma, esses modelos BMW importados que virÆo com a altera‡Æo j  atendiam …s normas brasileiras.