Publicidade

Chegou o grande dia para os amantes do Enduro F.I.M. No proximo domingo dia 24 de outubro acontece em Rio do Sul, no Bairro Cobras, junto a Igreja São Paulo Apóstolo, a etapa final da 10ª Copa Alto Vale de Enduro. Com organização do Trail Clube Mão na Bomba a etapa promete ser a mais disputada do ano, já que alem de ser a etapa comemorativa dos 10 anos, é também aquela que vai definir os vencedores nas categorias que ainda não tem seus campeões definidos.

Na categoria PRO estao na disputa Rodrigo da Silva, o “baixinho” (Garopaba), Juarez Mess (Rio do Campo) e Rafael Gaertner (Pres. Getúlio) e a diferença entre o 1º e o 3º colocado é de 11 pontos. Na categoria SUPER OVER 42 Douglas Silva (Indaial), Claudio Lazarin (Bal. Camboriu) e Neves Schmitz (Blumenau) estão na disputa e a diferença entre o 1º e o 3º colocado é de 16 pontos. Na categoria NACIONAL LIGHT Cassio  Baucke, o “ponga” (Ibirama), Daniel Schulz (Rio do Sul) e Nilberto Machado (Ibirama) disputam o 1º lugar, a diferença entre o 1º e o 3º colocado é de 22 pontos, lembrado que o 1º colocado na etapa marca 25 pontos.

Algumas categorias já tem os seus campeões definidos antecipadamente. Na categoria A, Dalvino Loffi (Ituporanga); 230 LIGHT, Andre Bento (Lontras); OVER 35 ESPECIAL,  Flavio Wernke (Aurora); OVER 35 NACIONAL, Alvaro Froelich (Blumenau); e na FORÇA LIVRE NACIONAL, Eduardo Tummler – o “boca feia” (Ituporanga); na categoria 230 ELITE, Jaison Formentin, o “jararaca” (Dona Emma). Nesta etapa final serão 3 voltas de aproximadamente 33 km, em sua grande maioria composta de trilhas em  5 trechos considerados especiais (cronometrados) e mais o cross-test, este localizada aos fundos da igreja aonde o publico presente poderá ter um visão quase que total da especial.

A Copa Vale de Enduro iniciou no ano de 2004, a partir de uma conversa entre os trilheiros Vantuir Fischer, Johny Prado, Rodrigo de Barba, Alex Ohf, Luciano, Sandro Hering, e Edilson Schultz que faziam parte do Trail Clube de Rio do Sul, após uma trilha no pátio do posto R4, e teve como intuito de fazer com que o trilheiro de final de semana, passasse a andar num campeonato amador mais com muita organização, e que serviu e serve ate hoje como um treinamento para quem tem a intenção de disputar os campeonatos Catarinense e Brasileiro. A Copa Vale  teve sua 1º etapa na cidade de Rio do Sul, na serra taboão, teve como seu grande incentivador a Hparts moto pecas, nesta 1º etapa teve um  numero significativo de participantes para a época, bem diferente dos números de hoje que estão entre 120 a 150 participantes.

Publicidade

Muitos nomes passaram na história da copa, alguns nomes que iniciaram as disputas em 2004 foram: Mario Schurt (Ibirama), Eladio Rodhen (Rio do Sul),  Gerson Ledra (Lontras), Ricardo Butzke (Lontras), Zulmar Guimaraes (Lontras), David Hope (Ibirama), Neri Marian (Lontras), Celso Tomazoni “pé” (Pouso Redondo), Fernando Juppa (Rio do Sul), Fabio Brignoli (Rio do Sul), Joel krzyzanowski (Lontras), e destaque para Cassio baucke o “ponga” (Ibirama) o único que participou em todas as etapas nas 10 edições da copa, e um detalhe, com a mesma moto desde a penúltima etapa do ano de 2004. Nilberto machado (Ibirama), Rafael Gaertner (Pres. Getulio – Bi Campeão Brasileiro), Cleder Marchi (Laurentino), Ivo Cani (Rio do Sul), Sandro Cani (Rio do Sul) estes participando desde 2004 até os dias de hoje na copa, bem como Eliseu da Silva, o “cabeção” que desde a 1 etapa em Rio do Sul, faz até hoje as narrações do Enduro F.I.M.

As incrições podem ser feitas no site da competição, na loja Atacadão Motoparts e na secretaria da prova no domingo dia 24. A organização trabalha com expectativa de aproximadas de 150 inscrições.