Publicidade

A cidade de SÆo Tom‚, distante 118 Km de Natal/RN, completa 75 anos de emancipa‡Æo no pr¢ximo dia 29 de outubro.

E para dar in¡cio …s festividades, nada melhor do que as emo‡äes do Enduro das Serras de SÆo Tom‚, que ser  v lido pela quarta e £ltima etapa da Copa Cirne Motos de Enduro FIM, no pr¢ximo domingo (26/10), com a presen‡a dos melhores pilotos do Nordeste. A prova que come‡a …s 11h tamb‚m ser  v lida pelo campeonato norte-rio-grandense da modalidade.

O munic¡pio est  localizado na regiÆo central do Rio Grande do Norte e ‚ rico em trilhas, gra‡as ao grande n£mero de garimpos existentes d‚cadas atr s. “Os caminhos percorridos pelos garimpeiros estÆo … nossa disposi‡Æo”, comemorou S‚rgio Vieira, diretor de prova e organizador da Copa Cirne de Enduro FIM. “A prova vai agradar a todos e ser  muito t‚cnica, como deve ser um enduro. Vamos fechar o campeonato com chave de ouro”, garantiu Vieira.

A etapa ter  um total de trˆs voltas de 47 Km cada, com um PEC (Prova Especial em Circuito) de 2 Km e PELïs (Prova Especial em Linha) de 2 e 3,5 Km. SÆo aguardados cerca de 60 competidores nas categorias A (motos importadas 2t at‚ 220cc, 4t at‚ 390cc e Tornado), B (motos importadas 2t acima de 220cc e 4t acima de 390cc), C (pilotos com 35 anos ou mais com qualquer moto), D (motos trail nacional) e Tornado (para participantes das categorias A, C e D).

Publicidade

As inscri‡äes para a quarta e £ltima etapa da Copa Cirne Motos de Enduro FIM 2003 podem ser feitas na Cirne Motos Honda (Av. Bernardo Vieira, 215-4800) at‚ s bado (25/10). S‚rgio Vieira adiantou em partes como ser  a prova. “Os testes especiais serÆo em trilhas t¡picas de serra, com subidas, descidas e pedras. J  o Cross Test (PEC) ser  num terreno praticamente plano, onde vamos explorar a t‚cnica de curva dos pilotos”.

FIM – O enduro FIM ‚ disputado num percurso sinalizado por setas e fitas demarcat¢rias, que indicam aos participantes o caminho correto a ser seguido (nÆo tem planilha – ao contr rio de uma prova de rally). Dentro do trajeto, existem provas especiais de velocidade, postos de controle e postos de passagens, pelos quais os participantes passam durante a prova e que registram os tempos de cada um. O vencedor ‚ aquele que perder menos pontos.

Existem dois tipos de testes de velocidade no Enduro FIM. A Prova Especial em Linha (PEL) ‚ uma especial de velocidade na trilha. Mas a velocidade m‚dia do percurso nÆo pode ultrapassar 50 Km/h. Portanto tem que ser travado. “ como andar r pido numa trilha de fim semana”, explicou o diretor de prova, S‚rgio Vieira.

O outro tipo de teste de velocidade ‚ a Prova Especial em Circuito (PEC) ‚ um teste de velocidade em circuito fechado. Pode ser uma pista de motocross, um circuito feito em um terreno com obst culos naturais, misto de pista de motocross com trilha. O importante ‚ que a largada e chegada sejam no mesmo local.

Publicidade