Publicidade

As mulheres tamb‚m participarÆo da II Copa da Rep£blica de Ciclismo, que ser  disputada neste domingo, em plena Esplanada dos Minist‚rios, em Bras¡lia.

Num circuito r pido, a largada da categoria feminina est  prevista para as 8h15 e a prova ter  dura‡Æo de 25 minutos. Logo depois ser  disputada a prova masculina, reunindo 200 atletas, com transmissÆo ao vivo pela TV Globo dentro do programa Esporte Espetacular.

A goiana Clemilda Fernandes da Silva, campeÆ do ano passado, ‚ um dos destaques novamente da competi‡Æo. Aos 24 anos, ela est  entre as favoritas para a vit¢ria, assim como a paranaense Rosane Kirch, de 27 anos, representante brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em agosto.

“Apesar de ser uma prova que foge das minhas caracter¡sticas, vou tentar fazer o melhor poss¡vel e obter um bom resultado em Bras¡lia”, comentou Rosane, que terminou em oitavo lugar na prova por pontos e em 21.§ na estrada na Rep£blica Dominicana. “Gosto mais de corridas mais duras, de longa dura‡Æo.”

Publicidade

Para a atleta da equipe Dataro Computadores, ganhadora da medalha de bronze na prova contra-rel¢gio dos Jogos Sul-Americanos de 2002, Clemilda Fernandes ‚ teoricamente a favorita. “Ela ‚ sprintista e tem maior facilidade em provas r pidas como essa”, analisou a ciclista, que tirar  f‚rias ap¢s a competi‡Æo de Bras¡lia. “Prometo apenas tentar fazer uma boa prova.”

Uˆnia Fernandes da Silva, prima de Clemilda, nÆo participar  da prova deste ano, apesar de convidada pelos organizadores. A atleta foi atropelada em setembro durante um treinamento em Goiƒnia e ainda se recupera de uma fratura exposta na perna. De uma fam¡lia de ciclistas, Clemilda ‚ irmÆ de Janildes Fernandes, vice-campeÆ da prova do ano passado, vencedora da Copa Am‚rica, disputada em janeiro, em SÆo Paulo, e medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo. Janildes est  na It lia e nÆo confirmou participa‡Æo da prova de Bras¡lia.
A II Copa da Rep£blica ‚ uma realiza‡Æo e tem organiza‡Æo da Yescom e apoio da Federa‡Æo Metropolitana de Ciclismo. A supervisÆo ‚ da Confedera‡Æo Brasileira de Ciclismo (CBC), com patroc¡nio de Oi e Correios.

Mais informa‡äes no link abaixo.