Publicidade

A Copa EFX Honda ASW de Enduro chegou ao fim neste domingo (20) ensolarado, com a sexta etapa, realizada em Poços de Caldas (MG). Depois de uma temporada agitada, foram conhecidos os campeões 2013. Na categoria Elite, a principal em disputa, o título ficou com o mineiro Rômulo Bottrel, o Oncinha, por apenas um ponto de vantagem sobre Nielsen Bueno – já descartando o pior resultado de cada piloto como previsto no regulamento.

Nielsen Bueno e Rômulo Bottrel antes da largada da etapa decisiva

Nielsen Bueno e Rômulo Bottrel antes da largada da etapa decisiva

A etapa final contou com a participação de 137 competidores, de mais de quatro estados, que percorreram 135 quilômetros. O estádio Dr. Ronaldo Junqueira sediou a largada da prova e também um extreme teste, no asfalto, com cerca de 500 metros. Além da disputa tradicional, houve também uma demonstração de trial e estreia do primeiro Desafio Pró Moto.

Publicidade

Nielsen Bueno para conquistar o título da Elite precisava concluir a trilha alcançando até a terceira colocação. Entretanto o mineiro não esteve em um de seus melhores dias neste domingo e completou a prova na quarta colocação. Com isso, a vantagem foi de Oncinha, que chegou em primeiro para garantir o título da categoria. Cauê Aguiar foi o segundo mais rápido, à frente de Rigor Rico. A trilha impôs grande dificuldade aos pilotos, que precisaram ficar atentos às pedras presentes no caminho.

“Para mim foi a prova mais dura do ano”, ressaltou Nielsen. “Não andei bem hoje. Cometi alguns erros que prejudicaram meu desempenho. Muita coisa deu errado. Mas, na minha avaliação geral, foi um ano bacana. Tivemos um campeonato muito disputado, com várias equipes prestigiando a competição”, completou o piloto que recebeu o troféu final das mãos do amigo e multicampeão Felipe Zanol. No próximo ano, Nielsen irá utilizar o número 1 por ter computado mais pontos na classificação geral, que engloba todas as categorias. Para Rômulo Bottrel a vitória na última etapa foi um grande feito. “O Nielsen estava sob pressão por estar na liderança. Eu cometi alguns erros durante a temporada e cheguei aqui mais relaxado. O nível do campeonato está cada vez mais forte e isso é muito bom”, analisou o mineiro.

A categoria Feminina, que ao longo do ano foi ganhando destaque e mais participantes, teve como campeã a piloto Janaína Souza. A paulista conquistou o público durante a temporada, encerrando as provas da terceira colocação para cima e vencendo a maior parte das etapas da reta final da competição. No sábado foi a vez dos pequenos pilotos entrarem na trilha com a categoria de incentivo XC-CRF 110F.

Resultado da 6ª etapa:

Publicidade

Confira os campeões por categoria:

 

Publicidade