Publicidade

Da necessidade de oferecer competi‡äes de alto n¡vel t‚cnico e organizacional aos praticantes de enduro com moto do Estado de SÆo Paulo, organizadores de eventos do Estado se uniram, e lan‡aram a CESPE FIM.

As provas da CESPE FIM serÆo realizadas em 5 regiäes distintas do Estado. Cada uma das etapas contar  com a participa‡Æo de pilotos de SP, RJ, PR, e MG. As 2 primeiras serÆo disputadas em 2 dias, e as demais, em apenas 1.

O Enduro FIM ‚ a modalidade mais disputada no mundo, e principalmente na Europa, sendo que o campeonato mundial tem mais de 20 anos de existˆncia e aperfei‡oamento em suas regras. Regras essas que inclusive incluem normas para a conserva‡Æo das trilhas e meio ambiente em suas competi‡äes.

SÆo 2 pontos os grandes diferenciais entre o Enduro FIM do Enduro de Regularidade, modalidade essa praticada apenas no Brasil: a maneira como o piloto se orienta para cumprir o percurso; e a intera‡Æo entre a competi‡Æo e os espectadores.

Publicidade

Para se deslocar no percurso definido pela organiza‡Æo, os pilotos se orientam por sinaliza‡äes previamente colocadas em todo o trajeto (placas de dire‡Æo a seguir), e nÆo por planilhas (mapas). Dessa maneira nÆo existe o risco do piloto se perder, e ainda, o risco de acidentes ‚ diminu¡do drasticamente, j  que o piloto precisar  prestar aten‡Æo apenas no percurso.

Mas o grande diferencial ‚ a intera‡Æo entre os espectadores e a competi‡Æo em si, j  que os principais pontos do trajeto sÆo divulgados antecipadamente para a popula‡Æo e imprensa, e sÆo de f cil acesso; al‚m dos testes especiais cronometrados (trilhas artificiais) montados dentro dos per¡metros urbanos, possibilitando ao morador local / regional, e imprensa, a visualiza‡Æo de toda t‚cnica e per¡cia dos competidores.

Ressaltando que, no Enduro FIM, os participantes, dependendo da extensÆo do trajeto, terÆo de completar o mesmo de 3 a at‚ 7 vezes na mesma etapa, incluindo a¡ o teste especial. Ali s, esse diferencial tamb‚m ‚ interessante para os patrocinadores e empresas parceiras dos eventos, j  que suas marcas estarÆo sempre vis¡veis.

Na CESPE FIM, em cada etapa, os melhores pilotos serÆo premiados com trof‚us e equipamentos oferecidos pelas empresas parceiras, e ao final das 5 etapas programadas, ser  realizada uma grande festa de premia‡Æo, que contar  com a presen‡a dos campeäes, demais pilotos, equipes, familiares, autoridades, e imprensa.

Publicidade

A 1a etapa da CESPE FIM ser  realizada nos dias 4 e 5/6, e ser  organizada pelo InfoZaca. No total serÆo 5 etapas, realizadas por 5 organizadores de eventos do Estado. Em todas as etapas, ser  obrigat¢ria a entrega de alimentos nÆo perec¡veis pelos participantes … Secretaria de A‡Æo Social de cada munic¡pio sede, que posteriormente far  a distribui‡Æo aos mais carentes, principalmente aqueles que residem na zona rural.

Realiza‡Æo:
InfoZaca; Adrenatrilha; Vit¢ria Moto Clube; Asfalto Zero; Rally Point