Publicidade

Cordura x couro, que moto comprar e crônicas

Sou novo na area do motociclismo, tem pouco tempo q comprei minha primeira moto, agora estou querendo comprar uma jaqueta e estou de olho em uma confeccionada de cordura. Eu li por ai na net q a cordura 500 tem a mesma resistˆncia do couro de 1mm. Como eu sempre achei a cordura mais fr gil, bateu a d£vida pois j  vi fotos de jaquetas feitas de cordura totalmente rasgadas ap¢s quedas a aproximadamente 120 km/h. EntÆo eu penso: Uma jaqueta de couro nÆo rasgaria a esse velocidade. Estou certo? A minha moto ‚ uma 125 Cm3 e gostaria de saber se uma jaqueta de cordura oferece prote‡Æo satisfat¢ria e se afinal de contas ele ‚ ou nÆo tÆo resistente quanto o couro. Ou ser  que vou ter que trocar minha futura jaqueta no caso de uma ralada no asfalto?
Henrique
Colatina, ES
Bela pergunta, Henrique. Na verdade o couro tamb‚m rasga. Em termos de prote‡Æo, ambos sÆo bem resistentes. A Cordura tem a vantagem de ser parcialmente imperme vel, menos sens¡vel … a‡Æo do tempo e mais ecol¢gico, pois ‚ sint‚tica. O couro requer cuidados para mantˆ-lo sempre novo e macio, fica pesado quando molha e tem origem animal. Seja qual for a op‡Æo, em caso de uma ralada a 120 km/h vc ter  de substituir o casaco e, provavelmente, todo resto do equipamento. Hoje em dia os casacos tˆm prote‡äes de pl stico no cotovelo e ombros, isso ‚ mais importante do que o material externo.

Que moto comprar
Estou pensando em comprar minha primeira moto, preciso de algumas sugestäes, me falaram de algumas como Shadow, Vulcan 500, Falcon e Kasinski 250, vcs poderiam me dar alguma sugestÆo. Sei que isso ‚ importanto tenho 1,70 de altura.
Eduardo Gomes de Oliveira
SÆo Paulo
Edu, vc citou motos muito diferentes. De todas estas s¢ nÆo conhe‡o a Kasinski 250, por isso nÆo posso recomend -la. Entre a Shadow e a Vulcan 500, sem d£vida a Shadow ‚ mais interessante. A Falcon ‚ bem diferente, pois ‚ moto de uso misto, vers til. NÆo sei se ajudei, mas s¢ a Shadow e a Vulcan sÆo da mesma categoria.

Hist¢rias
Amigos Tite e Harada. Tantas hist¢rias minhas e vocˆs, malucas, foram escolher justo uma hist¢ria de m… Literalmente. Apesar de algumas pequenas diferen‡as de data (o fot¢grafo que se borrou era o mesmo, mas a viagem foi outra, com duas trail no Litoral Norte de SÆo Paulo), o causo est  perfeito. O Tite como sempre, ‚ um ¢timo contador de causos, senÆo o melhor da nossa  rea de Duas Rodas. Eu tamb‚m gosto de uma roda de amigos, para falar ao vivo e tamb‚m curtir a rea‡Æo as pessoas. T  combinado: eu lembro os causos e o Tite escrevinha.Tem at‚ um bem mais recente, de uns dois meses atr s: este tio maluco, de Vespa velha pela Rodovia Castelo Branco. Emo‡Æo garantida ou sua cueca de volta. Lavada. Abra‡Æo. Em tempo: bel¡ssima ilustra‡Æo. S¢ falta ter cheiro.
Josias Silveira
SÆo Paulo
Karaka, Josias, ser  um prazer escrever as hist¢rias. Ainda hoje lembrei de uma que logo mais estar  no ar, para seu desespero…

Publicidade