Foto: Bitenca

Coroa – Aço ou alumínio, DOHC regula válvulas, Mercado complicado,

Foto: Bitenca

Foto: Bitenca

Amigos do motonline gostaria de informações sobre as diferenças entre coroa de ferro e aluminio qual a melhor em termos de durabilidade e desempenho?..obs:queria colocar em uma xtz 250x obrigado. Glayvison, 26, Belém, PA

R: Gleyvison, A coroa e pinhão desgastam como conseqüência do estiramento da corrente. A distância entre os pinos e roletes dela se aumentam e assim a pressão sobre as laterais dos dentes da coroa faz com que eles se desgastem também. Claro que a dureza do aço vai resistir mais a essa pressão e ao atrito mas nessa fase, quando a corrente já pressiona os dentes e então o tempo de vida da coroa já está comprometido. Nessas condições a de alumínio perece mais rápido. Porém, durante a vida normal da corrente, ou seja enquanto a distância das suas buchas estiverem dentro da tolerância permitida o desgaste da coroa é igual. A maior vantagem da de alumínio é quanto ao peso, que vai diminuir e favorecer a suspensão (menor peso não suspenso). A não ser que procure resultados extremos para competição a diferença pode ser desprezível e a durabilidade e preço da de aço vantajosos. Abraços.

Foto: Bitenca

Foto: Bitenca

Bom dia, lendo uma apostila de mecanica de motos ha um tempo, lembro que falava que precisava regular as valvulas depois de um certo tempo. Recentemente tive uma tornado pra trilha e um mecanimo me falou que ela não precisa regular as valvulas, pq se tiver problema ela pára de uma vez, ai que vai mexer nas valvulas. Gostaria de saber se as motos mais novas nao precisa mais de regulagem e, especificamente, se a xlx 350r precisa. Obrigado. Pedro, 20, Curitiba, PR

R: Pedro, tem que se verificar as folgas das válvulas periodicamente sim. Se for esperar parar de uma vez o conserto vai ficar muito mais caro. Algumas motos, especialmente as DOHC têm um sistema de ajuste por meio de pastilhas, como no caso da Tornado. Nessas motos a regulagem é mais esporádica mas nem por isso deve se deixar de fazer as medições e ajustar se necessário. O sintoma é aquela famosa batidinha de válvula, audível na marcha lenta. Se verificar isso mande fazer a medição e ajuste se necessário.
No caso da XLX350 a regulagem deve ser mais freqüente.

Grande Bitenca, olhando os lançamentos da Honda (300cc) me lembrei do tempo de escola quando chegava o final de ano e a jente fazia amigo secreto e ficava na espectativa de saber o que iria ganhar. Quando abria o presente era lápis régua ou uma cueca daquelas que vinha em um copinho (machão) rsrs credo A grande honda quem diria hein ? deixaram nós consumidores na espectativa achando que viria algo bom , que decepção, uma twister maquiada de cb300 inclusive com aquele barulho de relação que parece que está arrastando ferro de construção e uma xre que deveria chamar (nem) nem falcom nem tornado ou nem pato. Como disse ao grande Tite a uns anos atrás: vai acontecer com a honda o mesmo que aconteceu com a volkswagem , líder líder vários anos e hoje perde feio para fiat. Um grande abraço a vocês aí e parabéns por este grande site que acompanho a anos. Edwylson, 40, Goiânia GO

R: Pois é Edwylson. Mas o que acontece é uma situação complicada para os fabricantes. O Promot 3, se você verificar, inviabilizou a maioria dos modelos de motos presentes em 2008. E a Honda, já que tinha que investir para se manter no mercado, resolveu se antecipar e trazer o que ela tinha de melhor no mundo e aproveitar a onda “verde” flex. Mas por conta dessa dificuldade essa fábrica se preocupou em estar presente com um produto de vanguarda, e mesmo abandonando pequenos nichos, acho que aposta na sua permanência como líder e assim, num momento futuro, pode voltar a ocupar esses nichos. Não acho que há muitas outras empresas com competência suficiente para isso. Yamaha e Kawasaki é quem acho que podem tentar. Suzuki ainda tem outros problemas a resolver, mas como J.Toledo pode tentar continuar a atuar da forma antiga, nas motos pequenas e médias se conseguir preço competitivo, coisa que acho difícil pois já está demorando a aparecer. A Honda está pagando para ver. Quem tem a melhor cartada, você aposta? Abraços.