Publicidade

Corrida de carros solares

A tradicional corrida australiana de carros movidos a energia solar terá lugar este ano de 25 a 31 de outubro, e um dos concorrentes mais bem cotados é o Endeavour, do grupo Eco Racing dos estudantes da Universidade de Cambridge, Inglaterra, chamado CUER. Duas semanas atrás, o carro foi colocado a funcionar no centro técnico da Ford em Dunton.

O Endeavour anda exclusivamente com energia solar, capturada de uma cobertura de 6 m² de células de silicone de alta eficiência, abaixo da qual o carro é um veículo elétrico ultra-moderno. Seus designers dizem que pode ser um ótimo modelo para outras formas de transporte.

O veículo é um de muitos projetos comemorando os 800 anos da universidade, e já recebeu elogios do piloto de Fórmula 1 Jenson Button, que o ‘lançou’ no festival de velocidade da pista de Goodwood no começo do ano.

Publicidade

Quatro estudantes o pilotarão em turnos de quatro horas, o máximo previsto visto a altíssima temperatura ambiente do interior australiano. Durante a prova, porém, os pilotos só terão de esterçar o carro, já que o carro conta com controle automático de velocidade que ajustará automaticamente a velocidade de acordo com as condições da estrada e as previsões meteorológicas.

O Endeavour tem velocidade de cruzeiro de 96 km/h e está sendo visto como a maior esperança britânica neste desafio verde global. O nome Endeavour é uma saudação ao navio em que o heróico Capitão Cook pela primeira vez navegou da Inglaterra à Austrália.


José Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de veículos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania. É editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de redação da revista Carga & Transporte.