Publicidade
Foto: Bandit 650

Foto: Bandit 650

Tite, Eu tenho uma bandit 650 ano 2006, e, depois da revisÆo dos 6 mil km, ao aproximar dos 9 500/10 000 a moto simplesmente corta o funcionamento, sendo que antes nÆo havia tal corte, o que vc acha que pode ser?. O combust¡vel imagino que nÆo seja (s¢ ponho aditivada), pois a moto em baixa rota‡Æo nÆo tem engasgo ou qualquer falha na acelera‡Æo.
Jaime – C ceres-MT
Se o corte ocorre perto da faixa vermelha de potˆncia m xima pode ser o limitador de giro entrando em a‡Æo. Pode ser que antes nÆo estivesse funcionando. Mas se muito antes da faixa vermelha, entÆo volte na concession ria e exija a repara‡Æo definitiva.

CRF 230
li a reportagem sobre a crf 230 pq estou interessado em trocar de moto, gostei muito, mas estou em d£vida entre pegar uma tornado ja preparada para colocar no mato e na pista ou aguardar o lancamento da crf 230. Queria pedir a ajuda de vcs para realizar a melhor escolha a fazer entre a aquisi‡Æo da tornado ou da crf 230.
VINICIUS – NOVA FRIBURGO – RJ
SÆo motos completamente diferentes. NÆo d  pra comparar. S¢ depende do tipo de uso que pretende fazer e suas prioridades. Releia o teste da CRF 230 e preste aten‡Æo …s caracter¡sticas da moto.

Foto: Honda CBR 400 Super Four

Foto: Honda CBR 400 Super Four

Publicidade
CB 400SF
Tite! Vocˆ acha que h  alguma possibilidade da Honda trazer a CB 400 Super Four para o Brasil? Seria um sonho hein ! E o que ‚ aquele sistema dinƒmico de v lvulas que ela possui?
Rodrigo – Campinas-SP
Sinceramente, esta moto nunca vir  pro Brasil pois teria quase o mesmo pre‡o da Hornet 600. NÆo analisei os dados t‚cnicos dela, mas todo sistema de v lvulas ‚ dinƒmico!

Curso
Li esses dias aqui no site sobre o CETH (Centro Educacional T Honda). Cheguei a acessar o site da mesma buscando maiores informa‡äes, por‚m nÆo consegui achar nada a respeito de turmas para o curso. Esse curso ‚ aberto a qualquer pessoa ou somente ‚ oferecido a empresas? Se for, e vc puder falar, sabe qual o contato para se inscrever neste curso? Acho muito importante esse tipo de divulga‡Æo, visto melhorar a condu‡Æo das motocicletas, conscientizando o piloto sobre como agir em situa‡äes adversas. Lembro que a muitos anos meu pai fez um curso desse tipo na pr¢pria Honda, com CBs 400 cedidas por eles, segundo meu pai, o japonˆs que era instrutor na ‚poca manjava muito e transmitiu os ensinamentos com perfei‡Æo aos alunos, tanto que muito “piloto” nÆo acompanha meu pai e sua velha ZX-6 serras a fora. Ouvi boatos de que vc estaria promovendo um curso de pilotagem, tem maiores detalhes, do tipo, p£blico alvo, pois muitos dos cursos existentes hoje se limitam a grandes esportivas, esquecendo das pequenas streets.
Sergio – SÆo Paulo – SP
BÆo, se no site da Honda vc nÆo encontrar nada a respeito do CETH entÆo ‚ um problema l  deles de marketing. NÆo tenho informa‡äes sobre os cursos de l . Eu nÆo pretendo mais montar cursos de pilotagem porque perdi muito dinheiro acreditando na seriedade deste mercado.

Twister
Qual a velocidade maxima da twister. qual e melhor fazer ou twister
carlos – santos, SP
Ambas as questäes j  foram ampla e exaustivamente divulgadas aqui, use a ferramenta de busca pra encontrar as respostas.

Cƒmara
Li no seu site a d£vida de um leitor sobre levar uma cƒmara de ar sobressalente quando for viajar p/ troca r pida no caso de um furo. Instalei no meu aro trazeiro uma cƒmara de ar refor‡ada, dessas utilizadas em motos de Enduro e nÆo tive mais problemas. Tenho uma Sahara, sou pesado e acabei de rodar 1500kms intercalando asfalto com trechos de terra(com muitas pedras) sem furos ou vazamentos.
Marcello – Rio De Janeiro RJ
Para o Daniel de SÆo Paulo, acho q vc nÆo entendeu o que o Tite quis dizer, no caso da cƒmara reserva, vc tem que tirar o bico apenas se o pneu for sem cƒmara (se estiver escapando ar devido a roda estar torta), tira o bico da roda para passar o da cƒmara pelo buraco. Mas isso apenas em caso de emergˆncia.
Nereu – Cascavel PR

Publicidade

Qual
tite, eu tenho uma cg 125 2002, super conservada; e tem um amigo que tem um cbx strada 99, bem conservada, e quer vende-la. compenssa a compra-la, k disfazer da minha cg por ela? dizem que a strada da muita oficina e as vezes ‚ complicada para pegar, at‚ onde e verdade? eu uso mais na cidade, mais de vez e quando gosto de uma viajar. sua opiniÆo, compenssa comprar a strada? por favor, ficaria muito grato, se puder me ajudar.
oduvaldo – corumbaiba – go
Depende dos valores envolvidos. Talvez uma Cg 150 Sport seja mais interessante, mas se a oferta for boa, manda bala, a Stradinha ‚ boa e esse papo de oficina ‚ conversa.

CDI
Prezado Tite, ‚ poss¡vel aumentar a potˆncia da Royal Star s¢ trocando o CDI pelo da V-MAX, uma vez que se trata do mesmo motor ? Na Royal Star, o CDI corta em mais ou menos 5500rpm, e a potˆncia m xima ‚ de 74cv a 4750rpm, enquanto que na V-MAX, ‚ de 119cv a 7000rpm.
Edson – Limeira/SP
Sim, sÆo os mesmos motores, mas com muitas diferen‡as entre eles al‚m do CDI. Em todo caso a consulta deve ser feita a um especialista em Yamaha ou em igni‡Æo eletr“nica.

Pneu
Grande tio, ae to com essa duvida, estou pra trocar o pneu trazeiro da minha twister so que nao quero colocar esse modelo que vem original na moto pirelli MT75, quero um modelo mais esportivo qual vc me recomenda pirrelli SPORT DEMON, ou michelin PILOT SPORTY, lembrando que nao vou alterar a medida do pneu, vou deixar a original 130/70-17. ou seria legal deixar pra colocar outro modelo de pneu na proxima troca que teria que trocar o da frente tb ? oque vc me diz?
William – Piracicaba SP
Bob, nÆo conhe‡o esse Michelin, s¢ o Pirelli. Entre no f¢rum e pergunte pros manos que j  usaram Michelin.

Mania
Cara, moro em P. Alegre e tenho notado uma nova mania entre os motoqueiros daqui, os caras trocam as marchas das motos com o calcanhar, aqui tamb‚m chamado de garrÆo. Isso mesmo sobem as marchas com a parte de tras do p‚. Achei uma baita burrice, mas ai notei que muitos fazian isso e resolvi experimentar e tive certeza que era uma baita burrice mesmo,o risco de tombo ‚ grande e o de lesÆo ainda maior pois o p‚ do experto fica muito mais exposto. Queria atrav‚s do site avisar estes malabaristas que a melhor maneira de nÆo se incomodar ‚ fazer a coisa certa. Mas como eu sei que ningu‚m d  bola para conselhos, ainda vai ter muitos caras perdendo o tˆnis no trƒnsito como eu vi ainda estes dias acontecer, foi engra‡ado mas podia ter acontecido algo mais s‚rio. Fica o registro.
Cl udio – porto alegre
De tempos em tempos surgem estas manias, sempre imbecis e inexplic veis. Eu j  desisti de lutar contra isso.

Publicidade

Filtro
Cara tenho uma rara CB 350 da Honda e ‚ claro. nÆo acho mais os filtros de ar dela como posso fazer? Um esportivo resolveria? Como se dimensiona esse tipo de filtro?
Helder – campinas
Cara, entre no nosso f¢rum no t¢pico de cl ssicas e pergunte aos especialistas por l .