Publicidade
Sandro Cortese, da Red Bull KTM Ajo, conquistou hoje o primeiro ceptro da história da Moto3™ após emocionante vitória no Grande Prémio de Motociclismo da Malásia, em Sepang, à frente de Zulfahmi Khairuddin e Jonas Folger.

Sandro Cortese, da Red Bull KTM Ajo, conquistou hoje o primeiro ceptro da história da Moto3™ após emocionante vitória no Grande Prémio de Motociclismo da Malásia, em Sepang, à frente de Zulfahmi Khairuddin e Jonas Folger.

A corrida teve início sob calor intenso com Zulfahmi Khairuddin, da AirAsia-SIC-Ajo, a levar a melhor na partida e a passar pela traiçoeira Curva 1 em primeiro contudo, Jonas Folger (Mapfre Aspar Team Moto3) assumiu a liderança poucas curvas depois. Efrén Vázquez (JHK t-shirt Laglisse) entrava na luta em terceiro, com Cortese a lutar com ele por uma posição no pódio.

Ricardo Moretti (Mahindra Racing) caiu e desistiu ao cabo de poucas voltas, mas felizmente não sofreu qualquer lesão. Louis Rossi (Racing Team Germany) chegou ao quarto posto a 16 voltas do final, atacando Cortese que nessa altura era já terceiro. Atrás dele, Luis Salom (RW Racing GP) tinha chegado a quinto, enquanto o grupo dos cinco primeiros começava a isolar-se a 13 voltas do final.

Na mesma volta deu-se o drama para o gaulês Rossi, que sofreu queda e desistiu; por sorte sem levar consigo outros pilotos. Isto deu à dupla da Estrella Galicia 0,0, Miguel Oliveira e Alex Rins, assim como a Danny Kent (Red Bull) a possibilidade de se aproximarem do grupo. A dez voltas do final Salom passou por Cortese na recta da meta, com o espanhol a dar ares de que iria manter acesa a luta pelo título.

Publicidade

Uma volta volvida e Danny Kent (Mahindra) terminava a corrida mais cedo com problema mecânico, enquanto Cortese passava Salom, que apanhava um susto em pista. A oito voltas do final outra reviravolta com a chegada da chuva a chegar a algumas curvas da pista. E isto levou Khairuddin a atacar Folger para assumir a liderança para grande alegria do público da casa. Mas Folger respondeu com garra e com mais velocidade na recta da meta.

Mas os dois primeiros continuaram a tocar carenagens na luta pela liderança, enquanto Cortese seguia a dupla logo atrás. Salom, que tinha ficado para trás, lutava afincadamente com Oliveira pelo quarto posto. Contudo, Cortese não estava contente e passou Folger para segundo e para ir atrás de Khairuddin. E a verdade é que a corrida de Moto3 acabou com uma tradicional última volta de cortar a respiração, com Cortese a passar o malaio na última curva para lhe negar o triunfo em casa.

A vitória de Cortese fez dele o primeiro homem da história a conquistar o título de Moto3™, enquanto Khairuddin estreou-se no pódio num GP. Folger completou a lista dos três primeiros logo atrás. Cortese é agora o mais jovem germânico de sempre a vencer a categoria mais baixa e apenas o quarto a fazê-lo. É também a primeira vez que uma categoria do MotoGP é ganha por uma máquina KTM.

O quarto posto foi pra Salom, à frente de Oliveira, Kent, Rins, Vázquez, Niklas Ajo (TT Motion Events Racing) e o companheiro de equipa de Vázquez, Adrian Martín.

Publicidade