Foto: A obra "Rio de Norte a Sul" foi pintada pela artista Ana Camelo, que tem como inspira‡Æo a arte na‹f

Cowparade Carioca conta com três obras temáticas patrocinadas pela Michelin

Foto: A obra "Rio de Norte a Sul" foi pintada pela artista Ana Camelo, que tem como inspira‡Æo a arte na‹f

Foto: A obra "Rio de Norte a Sul" foi pintada pela artista Ana Camelo, que tem como inspira‡Æo a arte na‹f

A partir de hoje at‚ o dia 26 de novembro, o Rio de Janeiro ‚ cen rio do maior evento de arte de rua do mundo, a CowParade – mostra de vacas em fibra de vidro pintadas por grandes artistas sobre temas diversos.

Nesta edi‡Æo, alinhada com o esp¡rito inovador e vanguardista da exposi‡Æo, a Michelin patrocina trˆs obras tem ticas: uma homenageia a cidade do Rio de Janeiro, onde a Michelin est  instalada; outra faz referˆncia Guia Vermelho Michelin, conhecido guia gastron“mico e hoteleiro editado pela empresa; e a terceira ‚ inspirada no pr¢prio s¡mbolo da marca, o boneco de pneus.

A obra “Rio de Norte a Sul”, pintada pela artista Ana Camelo, ‚ uma homenagem dos Guias Tur¡sticos Michelin … cidade, que j  contou com um Guia Verde alguns anos atr s cuja reedi‡Æo est  sendo estudada pela empresa. O Estado do Rio de Janeiro abriga a sede e todas as unidades industriais da Michelin no Brasil. Ana Camelo tem como inspira‡Æo a arte na‹f, que permite ao artista pintar sem regras, por nÆo ser ligada a nenhuma escola ou tendˆncia. Ela mostra as duas grandes  reas da cidade, Norte e Sul, e seus locais tradicionais, de forma ingˆnua e colorida. Esta vaca est  exposta na orla de Copacabana.

A segunda obra, chamada de “Guide Rouge” (Guia Vermelho, em portuguˆs), faz referˆncia … outra cole‡Æo da Michelin, os Guias Vermelhos, de hot‚is e restaurantes, conhecidos por destacar os melhores restaurantes do mundo com uma, duas ou trˆs estrelas. A obra, criada por Pablo Menezes, tem como objetivo valorizar a gastronomia carioca e seus grandes “chefs”, em exposi‡Æo na pra‡a Cazuza, no Leblon, regiÆo que abriga alguns dos melhores restaurantes da cidade.

J  a vaca “Boneco da Michelin” faz uma brincadeira com o pr¢prio s¡mbolo da empresa, o boneco branco formado de pneus – um dos mais conhecidos do mundo, segundo o jornal inglˆs Financial Times. O boneco da Michelin, que j  tem mais de cem anos, se popularizou nos anos 80, no Brasil, fixado nos retrovisores de caminhäes e “nibus. A “vaca de pneus”, pintada pela artista Thais Machado, fica exposta no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca.

Sobre a CowParade – Com nove anos de existˆncia, a CowParade j  foi vista por mais de 100 milhäes de pessoas, em pelo menos 37 cidades em todo o mundo, como Paris, Nova York e Londres. No Brasil, j  passou por Belo Horizonte e SÆo Paulo.

A CowParade ‚ considerada um fen“meno da responsabilidade social por j  ter arrecadado mais de US$ 11 milhäes para projetos sociais. As empresas ou institui‡äes pagam pela realiza‡Æo das obras de arte, que ficam expostas em espa‡os p£blicos de uma cidade. Em seguida, sÆo leiloadas, gerando uma renda que ‚ revertida para projetos sociais da cidade expositora.

O circuito das divertidas vacas tem in¡cio hoje, dia 3 de outubro, e termina em 26 de novembro. O leilÆo ser  no dia 11 de dezembro. O Rio de Janeiro j  ‚ considerado campeÆo no n£mero de esculturas no Brasil, com 100 pe‡as espalhadas pela cidade.