Publicidade

As grandes empresas (e as pequenas tamb‚m) devem tomar todas as medidas poss¡veis no sentido de proteger os sistemas de suas redes de computadores.

Isto porque, segundo estudo feito pela Symantec, fabricante de antiv¡rus, os ataques de hackers e a cria‡Æo de novos v¡rus cresceram 20% nos primeiros seis meses do ano e tendem a se multiplicar em 2004.

“Detectamos um significativo aumento no n£mero de vulnerabilidades. Verificamos ainda que os ataques de hackers mal-intencionados estÆo se tornando mais r pidos e devastadores e que as companhias nÆo respondem a eles em tempo h bil”, diz Jeff Ogden, analista da Symantec, no site da BBC de Londres.

Ogden acha que proximamente devem surgir novas e mais sofisticadas formas de invasäes. A prop¢sito, Marcos Fl vio Assun‡Æo, diretor de tecnologia da Defnet, revelou que um hacker habilidoso pode capturar as senhas digitadas em teclados virtuais dos sites de bancos, atrav‚s de uma t‚cnica conhecida por “homem-do-meio”, que aproveita brechas nos computadores dos clientes para interceptar dados de conta corrente. Marcos, que se intitula um hacker ‚tico, ‚ autor de um software que, ele garante, evita esse tipo de a‡Æo maliciosa. Marcos ministra tamb‚m um curso anti-hacker, destinado ao leigos no assunto.

Publicidade

O art¡ficio do “homem-do-meio”, combinado com a a‡Æo de v¡rus cada vez mais poderosos, sÆo vistos pelos experts como as grandes amea‡as digitais do futuro.