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A Honda é, de longe, a marca que mais investe em competições no Brasil – e ela está levando essa participação cada vez mais a sério. Agora, lançou sua nova família CRF 2019 no País, realizando a apresentação das motos durante o 26º Rally dos Sertões. Composta por cinco modelos (CRF 450X, CRF 450R, CRF 450RX, CRF 250R e CRF 250RX), todos importados do Japão, a linha busca atender praticantes de todos os níveis de off-road, de trilhas ao motocross.

Para se fazer ainda mais forte em competições no Brasil, a Honda está trazendo a nova família CRF importada do Japão para cá. Preços sugeridos variam de R$ 40.590 a R$ 44.990

Para se fazer ainda mais forte em competições no Brasil, a Honda está trazendo a nova família CRF importada do Japão para cá. Preços sugeridos variam de R$ 40.590 a R$ 44.990

A linha 450 representa ‘a mais poderosa off-road de competição da Honda’, como a própria marca diz, e chega totalmente renovada em sua versão 2019. A versão CRF 450X merece destaque especial pois é o modelo destinado ao rali, por isso tem câmbio de seis marchas, melhoras no sistema de arrefecimento e painel de instrumentos. Já as CRF 250 se destacam pela agilidade, fruto da ciclística apurada e baixo peso. “Com esses cinco novos modelos, a Honda reafirma o seu compromissocom a evolução e com o reforço contínuos de sua família CRF, com um modelo off-road dedicado para cada tipo de piloto e entusiasta”, afirma a marca.

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Honda CRF 250R – R$ 40.590

Projetada para o motocross, onde qualquer detalhe pode ser a diferença entre a vitória e o segundo lugar, a CRF 250R é equipada recursos eletrônicos que auxiliam o piloto a obter o melhor desempenho. Dentre eles, o HRC Launch Control (sistema eletrônico de auxílio à largada selecionável) em três níveis: 1º Muddy (lama)/Beginner (iniciante), 2º Dry (seco)/Basic ou 3º Dry/Expert. O modelo conta, também, com o EMSB (Engine Mode Select Button) que possibilita a escolha entre três níveis diferentes de emissão de potência: Standard, Smooth (suave) ou Agressive.

Desenvolvida para o motocross, a CRF 250R é a arma da marca na categoria MX2 da modalidade

Desenvolvida para o motocross, a CRF 250R é a arma da marca na categoria MX2 da modalidade

O motor que equipa o modelo é um monocilindro DOHC (quatro válvulas no cabeçote), com arrefecimento líquido, 249,4 cm³, taxa de compressão 13,9:1 e relação diâmetro x curso de 79 mm x 50,9 mm – os números de potência ou torque não foram oficialmente revelados pela marca.As suspensões Showa são ajustáveis e atuam em conjunto com as rodas de 21″ e 19″ polegadas. O pequeno tanque tem capacidade para 6,3 litros e é construído em titânio, mais uma ação para contribuir ao baixo peso do modelo. São 108 kg em ordem de marcha.

CRF 250R conta com sistema eletrônico de auxílio à largada selecionável e também seleção de níveis de potência do motor

CRF 250R conta com sistema eletrônico de auxílio à largada selecionável e também seleção de níveis de potência do motor

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Honda CRF 250RX – R$41.990

Derivada da CRF 250R de motocross, a CRF 250RX é destinada ao enduro e utiliza o mesmo chassi e motor, que têm acerto diferente, resultando em respostas menos agressivas ao acelerador. O motor tem as mesmas especificações, e também as mesmas quatro válvulas em titânio e alimentação pelo sistema PGM-FI. Segundo a Honda, o modelo é ‘uma 250 é caracterizada por ser uma máquina ágil e fácil de ser levada em trilhas técnicas, o que torna a pilotagem menos estressante e eficaz’.

Destinada ao enduro, a CRF 250RX tem tanque maior, cavalete forjado e alguns outros itens diferentes da R

Para atender melhor a proposta, o tanque de plástico tem capacidade de 8,5 litros e possibilita autonomia de aproximadamente 65 km. O cavalete lateral é de alumínio forjado e a partida, elétrica. Em ordem de marcha, o modelo pela apenas 111 kg. O HRC Launch Control e o sistema EMSB também estão presentes no modelo.

Modelo se destaca pela agilidade e baixo peso: 111 kg

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CRF 450R – R$43.590

Chassi da Honda CRF450R 2019

Chassi da Honda CRF450R 2019

Desenvolvida para o MX, a 450R estreia novo chassi e balança da suspensão traseira, uma dieta que lhe rendeu 1kg a menos que a versão 2018 (agora são 112 kg). O motor SOHC Unicam, de um cilindro, tem 449,7 cm³, 13,5:1 de taxa de compressão e sua relação diâmetro x curso é de 96 mm x 62.1 mm – mas os números de potência não foram especificados pela marca.

A Honda CRF450R estreia o novo chassi - mais leve. Modelo apresenta uma série de aperfeiçoamentos em relação a moto 2018

Obviamente, o modelo também conta com os recursos HRC Launch Control e o sistema EMSB, nas mesmas configurações da versão 250. Além disso, as principais novidades da CRF 450R 2019 ficam a cargo do novo guidão Renthal Fat Bar ajustável em quatro posições, do par de ponteiras de escape
mais longas e do tanque de combustível em titânio (capacidade para 6,3 litros), que auxilia na redução da massa.

Claro que o HRC Launch Control e o sistema EMSB estão presentes na Honda 450R 2019

CRF 450X – R$44.590

Painel exclusivo da versão X

Painel exclusivo da versão X

Basicamente, o que difere a CRF 450X das ‘irmãs’ é o fato dela ser destinada àqueles que vão passar horas ao seu guidão – como nos ralis, por exemplo. Por isso, há diferenças pontuais: o câmbio é de 6 marchas, há painel de instrumentos (com velocímetro, dois hodômetros, indicador de consumo instantâneo, médio e autonomia), o tanque é um pouco maior (com capacidade de 7,6 litros) e há presença de um conjunto de carenagem/number plate com farol.

A 'X' é destinada ao uso por longos períodos de tempo. Por isso, tem itens exclusivos, como painel de instrumentos, farol e câmbio de seis marchas

CRF 450RX – R$44.990

A 450RX é ‘a mais elaborada Honda para a prática enduro, a CRF 450RX deriva diretamente da CRF 450R de motocross’, segundo a marca. O motor é o mesmo monociclíndrico SOHC Unicam, dotado do HRC Launch Control e do Engine Mode-EMSB em três níveis.Outro ponto em comum é o guidão Renthal, os aros pretos em alumínio e a partida elétrica. As diferenças estão no tanque (em plástico e de 8,5 litros na RX), na roda aro 18″ e na existência do cavalete lateral em alumínio forjado. O peso em ordem de marcha é de 116 kg.

É a 450 ideal para a prática de enduro e suas divisões

Equipamentos comuns à todas as CRF:

Motor da CRF 250R 2019

Motor da CRF 250R 2019

  • suspensão dianteira upside-down Showa SPG 49mm,
  • suspensão traseira Pro-Link Showa
  • injeção eletrônica PGM-FI
  • partida elétrica
  • bateria 12V de Li-ion
  • discos de freio de 260mm (dianteiro) e 240mm (traseiro)
  • rodas de alumínio DID pretas

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Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza