Publicidade

GENEBRA – O criador da World Wide Web (WWW), o inglˆs Tim Berners Lee, que participa hoje, da abertura da C£pula Mundial da Sociedade da Informa‡Æo, disse que o registro de nomes de dom¡nio na internet nÆo deveria depender unicamente dos Estados Unidos.

Em entrevista … Agˆncia EFE, Berners Lee disse que a Corpora‡Æo de Internet para o Registro de Nomes e N£meros de dom¡nio na internet (Icann, na sigal em inglˆs), uma organiza‡Æo privada com sede na Calif¢rnia, nÆo deveria ser controlada s¢ pelos EUA.

Berners Lee e o secret rio-geral da ONU, Kofi Annan, enviaram hoje um e-mail a todas as escolas conectadas … internet como parte dos atos pr‚vios … abertura da c£pula, nesta tarde. ”A Icann deveria estar mais vinculada …s organiza‡äes das Na‡äes Unidas”, disse Berners Lee, que, no entanto, reconheceu o grande trabalho dos EUA no desenvolvimento da grande rede.

Nesse sentido, o criador da WWW, que recebeu no ano passado o prˆmio Pr¡ncipe de Ast£rias na  rea de Pesquisa Cient¡fica e Tecnol¢gica, destacou que os EUA assumiram a internet e agora dificilmente poderiam abandon -la. Berners Lee destacou que o trabalho da Icann se limita, at‚ o momento, a registrar e administrar o sistema de nomes de dom¡nio de internet. Ele ressaltou ainda que, como ¢rgÆo, a entidade j  experimentou modifica‡äes em conseqˆncia dos v¡nculos com a Administra‡Æo dos EUA e das tentativas de extorsÆo por parte de algumas empresas privadas.

Publicidade

Berners Lee trabalha em diversos projetos na sede de Genebra do Laborat¢rio Europeu para a F¡sica de Part¡culas (Cern), onde h  mais de uma d‚cada elaborou o sistema de interconexÆo descentralizada. A populariza‡Æo do sistema contribuiu para o desenvolvimento da internet. Lee conjuga seu trabalho de pesquisa com o de conferencista sobre novas tecnologias em diversos pa¡ses.

O f¡sico, de 55 anos, ressaltou que a internet enfrenta agora novos desafios, entre os quais a regulamenta‡Æo dos direitos de propriedade intelectual e os problemas de v¡rus e spams (e-mails indesejados). Por‚m, ressaltou com um otimismo de eterno estudante que ”tudo tem jeito”.