Publicidade

Traseira

Cilindro de nitro

Escape

Filtro

Publicidade

Suspensão invertida

A peça de grande destaque é o pneu importado Avon, com largura absurda e jamais vista pela nossa equipe aqui no Brasil. A “pata” tem medida de 300/35-18, tá bom ou querem mais? A moto, quase fica em pé sozinha de tão largo. Este pneu é raro até lá fora e Betão demorou muito para conseguir um exemplar com o fabricante. Foram aproximados 130 e-mails escritos em vários idiomas diferentes: “eles só me venderam de tanto que enchi e só assim, conseguiram se ver livres de mim”, diz Betão.

O pneuzão estava na mão, só faltando fazer a moto ficar proporcional ao mesmo e o primeiro passo ficou por conta da roda traseira. O especialista André, da 360º, pegou uma roda esportiva de liga leve e em cima construiu um modelo totalmente novo, aumentando o diâmetro de 17 para 18 polegadas e principalmente a largura de 6 para 13.5 polegadas, tudo testado em prensa.

Depois de pronto, era hora da parte mais trabalhosa, alterar toda a estrutura da moto, principalmente por causa da largura do pneu e roda. O quadro foi alongado no comprimento e bem alargado para a entrada da nova balança, fritando o cérebro da equipe. Toda feita à mão, a peça tinha que estar totalmente alinhada para não prejudicar a ciclística e após muitos ajustes, ficou perfeita. Nesta brincadeira, somando as alterações do quadro mais balança, o entre-eixos aumentou 40 cm.

Publicidade

Outra louca engenhoca foi a transmissão final por corrente, que não tinha como sair do pinhão e ir até a coroa, pois a largura em relação a moto, era totalmente diferente. Assim a corrente sai do pinhão e vai para a ponta de um eixo próximo à roda e no lado de fora deste eixo, tem outra corrente ligada até a coroa.

Finalmente a parte estrutural estava quase pronta e tudo funcionando perfeitamente, mas mesmo assim sobrou espaço e tempo para colocar um sistema de freio potente na traseira, com pinça de seis pistões e disco simples, garantindo boa frenagem.

Na frente, o ângulo de cáster foi aumentado em 25 cm e as bengalas também originárias de modelos esportivos, são invertidas permitindo total ajustes na carga de mola, retorno e compressão. Também das esportivas, vieram os duplos discos que foram cortados estilo margarida, com pinças de quatro pistões cada.

A tampa do combustível não é aparente, ficando na mesma altura do motor, bastando apenas apertar para destravar. Um dos responsáveis pela montagem foi o mecânico Nelson Severino que ficou louco com tanta peça, pois da montagem, a moto teve que ser toda ajustada.

Publicidade

A intenção não era de ser apenas uma “Show Bike”, ela tinha que dar prazer na pilotagem também. Fora a maquiagem o motor além dos 30 cv a mais, pelos dois cilindros NOS adaptados no tanque, tem também preparação no cabeçote, comando, carburação e a cilindrada elevada para 1.700 cm3.

Andando na “lasanha”, é lógico que não podemos esperar uma moto ágil e boa para o uso urbano, pois o entre-eixos bem maior e o enorme pneu traseiro deixaram as reações bem mais lerdas. Para dobrar a esquina ou fazer manobras, tem que se acostumar, mas se a intenção for comer asfalto em estradas a moto é uma curtição. Bem alinhada, permite ao piloto desfrutar bastante do passeio, ainda mais, por se sentir em um disco voador de tanto que chama atenção. O motor fala alto e o nitro empurra gostoso quando apertamos o botão.

Por ser totalmente refeita, surge a pergunta: a moto está confiável? Bom, no dia do teste fomos até a pista da Pirelli em Sumaré/SP, e além do Motonline, a moto foi exigida bastante também para matéria de um programa de televisão, ou seja, rodamos o dia inteiro, acelerando forte e nenhum problema aconteceu.

O melhor, é que a maior curtição de andar na moto, começa antes de sentar no banco, quando olhamos para a máquina e sabemos que vamos ter a oportunidade de acelerar.

FICHA TECNICA

Freio – duplo disco dianteiro estilo margarida com pinças de quatro pistões e traseiro com disco simples e pinça de seis pistões. Spoiler – feito em fibra de vidro sob medida Escape – duplo cano livre em aço inox Suspensão Dianteira – bengalas invertidas com total regulagem Pneus – traseiro Avon 300/35-18 e dianteiro 120/70-17 Kit de Perfomance – dois cilinros NOS, escapamento esportivo, filtro de ar espotivo e kit de carburação Personalização – Easy Raiders (47) 366 6631 Pilotando a fera