Publicidade
Foto: www.motogp.com

Foto: www.motogp.com

Ouvi dizer que a Honda colocou uma cruz igual aquela da CG 150 na RCV de competi‡Æo, pra ver se fatura o MotoGP esse ano. o Dani Pedrosa t  prometendo. a dele tem duas!!
Rogerio – Rio Branco, AC
Karaka, minha santa Benedita! Deu certo! Ele ganhou uma corrida! Vou colocar 3 cruzes na minha moto.

Qual
Oi, estou escrevendo novamente pois tenho outra d£vida. tenho apenas 1,54m e peso apenas 48K. sempre quis uma moto estradeira mas tenho muito receio pois minha altura exige um maior equil¡brio (coisa que acho que nÆo tenho). Seria poss¡vel adquiri uma moto usada e customiz -la para deixar o assento mais pr¢ximo ao chÆo? onde poderia fazer isso na minha cidade (Salvador)? Qual seria a moto ideal para mim? Sempre gostei de motos e agora pretendo adquirir uma. Para iniciar, pretendo come‡ar com uma Scooter ou a WEB EVO da Sundown ou a Burgman 125 da Suzuki. J  tentei obter esta informa‡Æo de v rias maneiras e resolvi apelar para vcs. Para pilotar a WEB EVO que tem 97 cilindradas ‚ necess rio a habilita‡Æo?
Inacilma – Salvador Ba
Òita, que magrinha, precisa comer mais acaraj‚! Vc tem o tamanho ideal pra ser garupeira de moto esportiva! Ina, qualquer coisa que tenha motor e rodas exige habilita‡Æo, independentemente de ter 97, 150, 500 ou 1.000 cc. Sim, ‚ poss¡vel rebaixar o banco, basta procurar um especialista que, infelizmente nÆo conhe‡o em Salvador. Ô dif¡cil dizer qual dessas duas ‚ melhor pra vc, porque a Burgman ‚ uma scooter e a Web ‚ uma Cub, sÆo bem diferentes em tudo. Se seu percurso for pequeno, as ruas bem pavimentadas o scooter ‚ uma boa op‡Æo. Mas se for rodar muito e por ruas esburacadas ‚ melhor a Web.

TDM
Grande TIO TITE, essa semana vc respondeu ao meu primo crust ceo CamarÆo que a fazer 600 nÆo vale os quase 10mil de diferen‡a para a hornet, mas disse que a TDM eh uma senhora motocicleta. Pergunto: a TDM 900 vale os quase 20k a mais porque? Oque a hornet tem de melhor que a Fazer 600? Vc j  andou an Kawa z1000? Esquecendo que ela ‚ Kawa, nÆo seria uma boa op‡Æo de naked poderosa ? O CamarÆo pagou a moqueca, eu pago o baiÆo de dois!
Lagosta – SÆo paulo – SP
Òita, o fundo do mar acordou? Caros crust ceos de exoesqueletos, a Hornet ‚ melhor que a Fazer 600 no quesito custo/benef¡cio. A TDM NÇO vale 20 paus a mais, mas aqui nesse pa¡s do avesso esse ‚ o pre‡o dela e nÆo podemos fazer nada. Eu adoro o motor 4 cilindros, mas a TDM ‚ mais vers til e tem uma suspensÆo deliciosa. NÆo pilotei a Kawa, mas meus manos que pilotaram babaram no tanque.

Publicidade

Cromados
Ol  Tio Tite, mˆs passado realizei mais um sonho, consegui comprar a tÆo sonhada Shadow750. Mas com a realiza‡Æo surgiram in£meras d£vidas j  que se trata da minha primeira moto custom (antes tinha uma CBX250): Qual seria a melhor forma de cuidar dos cromados? Quais o pontos fracos e os pontos fortes dessa moto?
Eric – Vila Velha – ES
A melhor forma de cuidar dos cromados ‚ manter as palhas de a‡o bem longe deles, limpar com flanela macia e polir com ceras especiais para prata. Os pontos altos e baixos dariam uma mat‚ria, mas pode ficar frio que vc est  bem montado.

Twister
Tite o meu colega pesa 96kg, e quanto ao consumo, a minha consumiu mais que a dele algo em torno de 20 km/l, andando no gas.
joseniton – barra do corda – ma
Karaka, pode levar sua moto pra uma revisÆo completa, mas de verdade, troca filtro, folga de v lvulas, n¡vel de b¢ia etc. Andar menos e gastar mais ‚ sinal de coisa muito errada.

Crise
Tite, seria interessante alertar seus leitores sobre os cuidados que todos devemos ter ao pilotarmos motos nesses dias de violˆncia que estamos vivendo. Ao ser abordado pela pol¡cia nÆo fa‡a nenhum movimento brusco, pq eles estÆo com mais medo do que n¢s. se for andar de garupa, ore a Deus quando ver um comando, isso sem falar no “tratamento” digno de um cidadÆo que vai receber (arma na cara engatilhada e aquelas perguntas e revista “delicadas “). Fazer o que? To pensando em deixar a moto na garagem at‚ esta doidera passar.
S‚rgio – SÆo Paulo
Eu j  deixei de sair de moto … noite faz muito tempo!

MagrÆo
Caro Tite tenho 1,73m e peso apenas 54 kg, sou bem magro mas pretendo ter uma Hornet 600, meu peso vai influir muito no modo de pilotagem? posso ter motos como uma honda CBR1000RR?
Bruno – Presidente Venceslau – SP
O piloto espanhol Daniel Pedrosa tem 1,55m e pesa 48 kg. Ele pilota uma moto GP de 300 cv a 350 km/h. Acho que vc nÆo ter  problemas, pode ir fundo!

Publicidade

Rapidinha
Po Tite, falae sobre a Garini. Obrigado
Jos‚ – rio de janeiro
“Sobre a Garini”, pronto, falei! Por nada!

Mecƒnico
To afim de comprar uma moto velha, para desmontar inteira e restaurar, ou pelo menos montar de novo e fazer ela andar, para aprender mais sobre mecƒnica de motos. Tava pensando em um modelo, qual vc indicaria? Queria uma CB400, mas talvez seja melhor uma CG, pra come‡ar, ou at‚ uma 2 tempos? Diz a¡! A embragem multidisco banhada … ¢leo, utiliza o mesmo ¢leo do motor? E Cƒmbio, tamb‚m, ou ‚ um ¢leo diferente, como em carros? Para trocar os discos da embreagem, precisa drenar o carter antes?
Saulo – Mar¡lia-Sp
Caramba, ainda bem que vc nÆo quer aprender mais sobre aviäes! Acho que qualquer moto serve se for pra fazer li‡Æo de casa. Sim, precisar drenar o ¢leo pra trocar a embreagem. O ¢leo ‚ o mesmo que lubrifica motor e cƒmbio.

Boato
Tite, estava vendo alguns coment rios dos leitores, e ‚ verdade que as suzukis 125 (tenho a Yes) nÆo duram muito? ou ‚ coment rio de oposi‡Æo?
jeferson – joinville,SC
T“ sabendo disso nÆo! Mas acho que ‚ intriga.

Pneus
fala tite tranquilo, os pneus michelin e bom? qual e o melhor , michelin ou pirelli , em sua opniao qual e o melhor em tudo ybr ou a fan, minha ybr nao passa de 110 km do meu amigo da 125km tem alguma coisa errada com minha moto, ela t  com 29.400km ja deve ta com motor aberto ne? de 3000 em 3000 troco oleo e s¢ boto yamalube creio que o motozinho ainda t  bombando , nao faz nenhum barulho no motor.
jorge – nilopolis rj
NÆo posso saber qual melhor porque nunca testei o Michelin. Se vc nuca fez uma regulagem na sua motoca, t  na hora de dar uma geral pq 30.000 km ‚ muito tempo sem dar um verdadeiro talento.

Publicidade

Raios
solicito informar o nome de um fabricante de raios de a‡o inox ou cromados para YAMAHA DRAG STAR 650
DILSON – SERRA – ESP SANTO
[email protected]
NÆo sei, mas se algu‚m tiver a dica, envie direto ao D¡lson.

XT 250
E a¡ Tite, como foi a semana, um pouco apreenssiva? Fiquei sabendo que ainda nÆo saiu a XT250 por que deu problema na suspensÆo dianteira “nÆo aguentou o teste de alguns mil Km”, foram v rias motos e nenhuma aprovou, e por isso refizeram todo o projeto da suspensÆo. Vocˆ tem alguma informa‡Æo sobre este fato?
Tarciso – SÆo Miguel do Oeste, SC
, acabei de ouvir algo semelhante. Parece um boato quente!