Cuidado para não comprar uma moto clonada

Cuidado para não comprar gato por lebre

Por Eugênio Campos

Toda manhã, logo cedinho, abro várias paginas de grupos diferentes do Facebook para dar um olhada e conferir as novidades. Hoje entrei na do Clube XT e me deparei com o depoimento do Lobo (nickname), sobre ter encontrado duas XT 660 em locais diferentes, com preços diferentes mas bem baixos, porém com anúncios idênticos. E mais…, o dono da moto se dispondo a levá-la até o local para a transação.

Cuidado para não comprar uma moto clonada

Cuidado para não comprar uma moto clonada

Uma das tretas é a seguinte: o sujeito anuncia a moto por 15 mil. Você liga e ele vai na sua casa, já sabendo que você tem R$ 15 mil disponíveis para a transação. Normalmente ele avisa que por esse valor a venda tem que ser em espécie. Quando chega, normalmente com a moto roubada, verifica se você tem a grana na mão e anuncia o assalto.

A outra treta é a clonagem: o sujeito clona a placa de uma moto legal e coloca em uma roubada ou cujo financiamento não foi pago (aqui chamamos de Pokemon). Aí o bandido coloca um preço baixo na moto para vender rápido e com poucas perguntas. O Comprador só percebe que foi lesado quando observa melhor a numeração do chassi. Já vi um caso em que a numeração original do chassi recebeu uma camada de massa epoxi e outros números foram marcados sobre a massa epoxi. Muita cara de pau!

Para fugir dessas armações, 5 regrinhas básicas:

1- Nunca vá sozinho ver um veículo e nunca leve dinheiro em espécie. Suspeite quando o cara se propõe a levar a moto até você de qualquer forma;

2- Confira e sempre passe algo metálico sobre os números do chassi. A chave da moto mesmo serve para fazer isso. Você deve sentir que esta atritando ferro com ferro;

3- Observe o lacre da placa. Puxe com o dedo. Ele deve estar preso ao chassis da moto;

4- Suspeite quando o preço da moto estiver muito abaixo da tabela ou de mercado;

5- Leve sempre a moto a um despachante ou ao departamento de trânsito antes de fechar a transação.

Fique sempre ligado pois todo cuidado é pouco!