Publicidade

Por Eugênio Campos

Toda manhã, logo cedinho, abro várias paginas de grupos diferentes do Facebook para dar um olhada e conferir as novidades. Hoje entrei na do Clube XT e me deparei com o depoimento do Lobo (nickname), sobre ter encontrado duas XT 660 em locais diferentes, com preços diferentes mas bem baixos, porém com anúncios idênticos. E mais…, o dono da moto se dispondo a levá-la até o local para a transação.

Cuidado para não comprar uma moto clonada

Cuidado para não comprar uma moto clonada

Uma das tretas é a seguinte: o sujeito anuncia a moto por 15 mil. Você liga e ele vai na sua casa, já sabendo que você tem R$ 15 mil disponíveis para a transação. Normalmente ele avisa que por esse valor a venda tem que ser em espécie. Quando chega, normalmente com a moto roubada, verifica se você tem a grana na mão e anuncia o assalto.

Publicidade

A outra treta é a clonagem: o sujeito clona a placa de uma moto legal e coloca em uma roubada ou cujo financiamento não foi pago (aqui chamamos de Pokemon). Aí o bandido coloca um preço baixo na moto para vender rápido e com poucas perguntas. O Comprador só percebe que foi lesado quando observa melhor a numeração do chassi. Já vi um caso em que a numeração original do chassi recebeu uma camada de massa epoxi e outros números foram marcados sobre a massa epoxi. Muita cara de pau!

Para fugir dessas armações, 5 regrinhas básicas:

1- Nunca vá sozinho ver um veículo e nunca leve dinheiro em espécie. Suspeite quando o cara se propõe a levar a moto até você de qualquer forma;

2- Confira e sempre passe algo metálico sobre os números do chassi. A chave da moto mesmo serve para fazer isso. Você deve sentir que esta atritando ferro com ferro;

Publicidade

3- Observe o lacre da placa. Puxe com o dedo. Ele deve estar preso ao chassis da moto;

4- Suspeite quando o preço da moto estiver muito abaixo da tabela ou de mercado;

5- Leve sempre a moto a um despachante ou ao departamento de trânsito antes de fechar a transação.

Fique sempre ligado pois todo cuidado é pouco!

Publicidade